Filha Amada
...
Mulheres de lua
Mulheres de marte
Para chamar de sua
Que valorizam a arte
Mãe, filha, beldade
Causa, efeito, paixão
Mulheres com ansiedade
Mulheres com depressão
Saudosas, presas na nostalgia
Ansiosas, sequestradas pelo destino
Frustração como filosofia
Esperança com ar clandestino
Guerreiras da resiliência
Esteios da própria família
Autodidatas da contingência
Doutoras em logosofia
Mulheres, maravilhas, verdade
Pausa, peito, menstruação
Divas com propriedade
Mulheres com a, o, til, ão
Eu sou filha de um Deus que me livra, que me protege, que me ama, que me guarda e que me levanta todos os dias.
Mãe Juliana seus braços sempre se abre quando as suas filhas precisam do seu abraço.
Sara filha pequena menina, grande mulher de um coração maravilhoso de tão pura generosidade e bondade.
Jordana Filha Princesa rebelde, de ideias fixas. Menina que gosta de ter que lutar sempre, é sim guerreira de um bom coração.
Mãe Juliana seu coração sabe compreender quando as suas filhas precisam de uma amiga.
Mãe Juliana seus olhos sensíveis se endurecem quando é preciso dar uma lição!
Mãe Juliana mulher de força e superação. Orgulho das suas filhas. Mulher incrível, com o coração gigante. Com uma beleza exterior única, e uma beleza interior que brilha como uma estrela.
Juliana com dois MM enormes:
Mulher e Mãe
Filha: Pai, existe vida inteligente fora da Terra?
- Sim! Só existe fora da Terra.
Filha: Mas como você sabe?
- É justamente por isso. Tudo que é inteligente é tudo aquilo que não está no nosso alcance.
Detalhes
O que você aprendeu na escola?
Acabo de levar a minha filha na aula, Maria Eduarda estuda em uma escola do município, é uma ótima escola e eu a adoro. Quando o Luiz passou por lá foi muito bem acolhido, gostava dos professores e aprendeu muito. A proposta pedagógica na infância assim como a integração social foram um dos motivos, além de poder trabalhar, que me convenceram a colocar meus filhos cedo em um ambiente escolar.
Desço do carro conversando com ela sobre se comportar, colaborar, se alimentar, obedecer o que a professora falar e brincar bastante. Olho para o lado e vejo um casal com seu filho, dando praticamente a mesma orientação. Não sei de qual a é origem, mas sei que são imigrantes e isso me tocou, eles estavam muito felizes, a criança um pouco apreensiva. Pedi para a Duda dar a mão para o Andy, trocaram olhares se reconhecendo e entraram felizes, fiquei observando os dois assim como os pais do coleguinha. No retorno para casa, não me contive, chorei emocionada, me sensibilizei com aquelas pessoas e com aquele momento, com um misto de sentimentos em meu peito agradeci ao universo por ter a vida que tenho, com todas as alegrias e dificuldades. Não conheço a história deles e não nego que fiquei curiosa, vieram de longe por condições melhores de vida, acredito eu, e ali, naquele momento o suspiro aliviado dos pais ao verem seu pequeno entrando na escola e tendo uma oportunidade que talvez em seu país de origem a criança não viria a ter, mostrou-me o quanto eles estavam satisfeitos.
Estudei em muitos lugares ao longo da minha vida que até parei para contar, se não me engano são dez o número de escolas, municipais, estaduais, particulares, faculdade, curso técnico, cursinho preparatório (meu pai queria que eu fizesse parte do colégio militar quando eu tinha 10 anos), fora cursos rápidos e atividades extra classe. Percebi, e os meus amigos-leitores no qual compartilhei este espaço também irão perceber que o que mais aproveitei com certeza não foram os ensinamentos de português (e a medida que eu escrevo me sinto mais ignorante quanto a gramatica), também não foi de nem perto qualquer outra matéria da grade curricular. As vivências com inúmeras pessoas e essas trocas de escolas no decorrer da minha trajetória me levaram a ter a visão e sensibilidade voltada para o detalhe, e com este olhar aprendi mesmo foi a andar como um camaleão, me adaptando facilmente a diversas situações e lugares, e mesmo passando por experiências boas ou ruins, aprendi a viver com muita alegria.
Um amigo me perguntou certa vez se eu era feliz, e sem pensar exclamei: - Óbvio! Ele sempre respondia que ficava feliz em me ver feliz, mas não conseguia se sentir assim por mais que quisesse. Nós tínhamos uma troca enriquecedora e verdadeira, ele era um questionador nato assim como eu, e juntos questionávamos tudo e todos, porém me dói muito o fato dele não ter conseguido nesta vida enxergar os detalhes que poderiam ter dado outro rumo a sua história.
Por ter conhecido tantas pessoas cada qual com a sua realidade, aprendi a ser feliz com pouco e ver a dadiva da vida nos detalhes, vejam bem, não estou romantizando pobreza, e nem estou dizendo que não devemos ter ambição, sonhos e vontades, muito pelo contrário, mas é preciso estar atento aos detalhes e olhar com carinho para os lados, para nossa jornada, para o que somos e para onde estamos caminhando. Ao observar as infinitas possibilidades não só daquela criança na entrada da escola como as que a minha filha também irá encontrar no seu caminho, pude mais uma vez reafirmar este sentimento de felicidade. Aprendi a ser grata não só pelo pouco, mas pelo muito que consigo enxergar.
Olga Lago
Apenas o Senhor reconhece o seu valor. Deus tem uma história linda para cada filho, filha que ELE escolhe; porque ele quer quem confie e acredite. Para viver d'Ele .
Ser pai...
Em teoria, é registrar um filho ou filha em seu nome, e em alguns casos até "criá-lo", por obrigação ou até orgulho.
Na prática, é dedicar a vida a outro ser e daquele momento em diante considerá-lo a sua joia mais preciosa, mesmo que isso custe perder a sua própria essência ou afastar quem não acredite nos seus novos objetivos de vida.
É ficar bravo/irritado diariamente e ser desarmado com o amor (muitas das vezes em forma de um simples sorriso, um beijo ou um "desculpe papai, te amo").
É parar no tempo por alguns instantes, observando a felicidade de sua "criação" e então sentir orgulho de si, por ter feito algo tão maravilhoso.
É dividir/abrir mão de tudo que é seu, mesmo que seja algo que tenha muito apreço, e aprender que existem coisas muito mais importantes que os bens materiais.
É preparar-se para despedaçar seu coração e desejar absorver toda a dor de outro ser nos momentos de aflição, e tudo isso sem desabar de tristeza ou cansaço.
É perceber o quanto seu corpo e mente são resilientes quando se tem um objetivo.
É ser duro, na tentativa de educar, mesmo que, por diversas vezes, lhe doa por dentro e até se sinta culpado por isso.
É aprender que na vida, ser adulto é chato demais, e que se divertir com coisas simples e usar a criatividade para fantasiar algo é a melhor coisa do mundo.
E como "bônus", é estar disposto a passar vergonha quando seu filho é sincero e ao mesmo tempo ingênuo/inocente em público.
Enfim, ser pai nunca foi e nunca será fácil, e duvido muito que alguém esteja preparado (mesmo não sendo a sua primeira vez), também independe de raça, crença, posição social, opção sexual ou qualquer outro "rótulo" que a sociedade tenta impor, é simplesmente estar disposto a abrir a sua mente e coração para um turbilhão de emoções das mais variadas intensidades e tipos, é praticamente sentir-se um "Semideus" por ter criado algo tão glorioso, como um filho(a).
Filha de mainha ❣️
Neta de Zefinha❣️
Rodeada por mulheres ❣️
Base feminina ❣️
Mulher livre e feminista eu sou❣️
Minha filha querida, estamos na contagem regressiva para o seu aniversário! Mais um ano cheio de novas oportunidades na sua vida! Que Deus continue te dando muita saúde e sabedoria para ir atrás dos seus sonhos. Saiba que, onde eu estiver, estarei sempre torcendo por você. Sempre!
Vive a mãe que você é, esquece a filha que você foi o momento passou por uma transformação de filha para mãe, permita seu passado ser apenas passado, o hoje é tudo que o ontem não foi.
O que é Ser Mulher?
Ser “terra” fértil da vida
Ser um dos lados da origem da vida
Ser filha, mãe, avó, bisavó …
Ser educadora da família
Ser “eixo” do equilíbrio social
Ser forte já no parto da vida
Ser “rainha” mesmo quando não tem um rei
Ser profissional dentro e/ou fora do lar
Ser corajosa nos desafios de ser mulher
Ser emocional no olhar
Ser bela do jeito que for
Ser até o “Ser ou Não Ser, eis a questão”
Ser mulher deve ser “tão bom” que tem outros querendo ser
Ser mulher, é tudo o que Deus e ela quiser.
Francisco Pontes
O Brasil é arte que não se detém em Ilhas.
Se tem raíz a mãe, frutifica a filha.
Pode estar distante, quilômetros ou milhas.
O amor lá ainda reflete, em outra fronteira brilha.
Há exatamente 1 ano, nascia a minha princesa. Filha, você chegou para dar sentido à minha vida. O papai aprende tanto com você todos os dias. Farei tudo que estiver ao meu alcance para te fazer feliz sempre. O papai te ama muito!
“A culinária é filha da panela”
(Gladston Mamede. Fragmentos de um Discurso Manducatório. Instituto Pandectas, 2022)
DIÁLOGO
(Pai) __O que você vai ser quando crescer?
(filha) __Eu vou ser cantora!
__Não! Vc vai ser médica.
__Não! Eu disse que vou ser cantora.
E assim saiu pela vida e cantou
as canções nas guaridas
e chorou as dores do mundo.
E de tudo foi um pouco.
Nesse mundo quase louco.
Só não esqueceu o seu velho
que quando se olha no espelho,
vê o reflexo passado
nos tempos de encantamento
de um diálogo inacabado.
Filha, logo que soube da tua existência, senti um misto de emoções, alegria, preocupação, medo, mas em nenhum momento pensei q não iria conseguir ser um bom pai, terás diuturnamente todo meu esforço, já és a minha vida, a razão pela qual n devo deixar o desistimulo me vencer, este mundo é cruel, mas sei que vieste para ser o antídoto de todos os obstáculos que ainda virão. Hoje, dia 31/10/2021 renovaste minhas forças, ao mesmo tempo que, recebo está missão, tão importante e gratificante.
O pai te ama e não vê a hora de abraçar você e olhar nos seus olhos e dizer:r, MINHA FILHA, O PAI ESTA AQUI PRA TE SEGURAR, no que e onde for. ❤️ Te amo minha pequena!