Fantasma da Opera
O desemprego é algo que realmente preocupa,
porque os compromissos ficam batendo à porta
querendo entrar...
Chega a hora de mostrar o que viemos aqui fazer...
Não podemos simplesmente "entregar os pontos e chorar..."
Ósculos e amplexos
Marcial
COMO EXORCIZAR O FANTASMA DO DESEMPREGO
Marcial Salaverry
Com toda certeza, o desemprego é um fantasma que sempre ronda os lares de todos aqueles que vivem de seu trabalho. Já aconteceu comigo, há muitos anos atrás, e quando me vi nessa situação, pensei que o mundo vinha abaixo, pois tinha uma família para sustentar. Meus dois filhos eram pequenos. E a menina tinha problemas de saúde. Como tinha me mudado há pouco de São Paulo para Santos, não tinha referencial algum para encontrar colocação na minha profissão, já que eu era chefe do Depto. de Crédito e Cobranças de um laboratório farmacêutico em Sampa, e precisei mudar por motivo de saúde de minha fiha. Devido a falta de opções, tive que procurar um caminho alternativo, e a única possibilidade imediata que encontrei, foi começar a trabalhar como vendedor, uma profissão da qual nada sabia, e sequer gostava. Acontece que acabei tendo sucesso nessa "profissão alternativa", que abracei em desespero de causa, e trabalhei mais de 40 anos como vendedor, com muito sucesso, e consegui sobreviver e igualmente dar condições de sobrevivencia para a família. Isso serve somente para mostrar que, em caso de se ver desempregado, e estar encontrando dificuldades em sua profissão "normal", o que se deve fazer é procurar caminhos alternativos que possibilitem manter a subsistência.
Pode acontecer de, com mais calma, encontrar condições de procurar e encontrar algo dentro de sua especialidade, ou então, acabar adotando uma nova profissão, que foi o que aconteceu comigo. Veja bem, que disparidade de profissões, de chefe de Crédito e Cobrança, para vendedor. Antagonismo total e completo. Versatilidade, força de vontade e disposição para o trabalho. Eis o grande segredo para se enfrentar o fantasma do desemprego, que fica mais sério, principalmente quando temos a responsabilidade de manter uma família, e mais ainda, uma pequena menina com problemas de saúde, mas com a ajuda de Deus, com muita Fé, sempre se pode encontrar o caminho para a realização daquilo que é preciso fazer, e ao invés de apenas reclamar de contratempos sofridos, vamos nos reinventar, para justificar nossa passagem por esta vida.
E isso é algo que tem acontecido muito atualmente, quando vemos quantas criaturas que de repente perdem seus empregos, não se entregam ao desespero e vão à luta, procurando caminhos alternativos e descobrem que são capazes de muitas coisas que jamais tinham imaginado fazer, mas movidos pela necessidade, e imbuidos de uma força de vontade merecedora de aplausos, não desistem, e mostram serem merecedoras da ajuda de Deus, pois, como Ele nos disse, "faça por donde, que Eu te ajudarei..."
E para todas essas criaturas valentes, que servem de exemplo para quem apenas pensa em reclamar dos azares da vida, e fica esperando pela ajuda alheia, meus sinceros desejos de mais UM LINDO DIA em sua vida, e vamos em frente, pois "atrás vem gente pedindo passagem..."
A casa de agora,
É mortiça, a lucidez faz dela inabitável,
Cada canto moribundo está sombreado,
Todo móvel tem lembranças fantasmas,
O silêncio não é inocente,
O sentimento é uma densa fumaça,
Que impregnou a estrutura da alma desta casa,
Que não é mais lar, mas pedras sem graça,
Na janela do banheiro eu via um horrível lugar;
Uma casa tão vazia, uma cadeira e uma mulher, tudo que havia lá.
Enquanto eu banhava ela me chamava querendo me ajudar;
No dia que eles fecharam a janela, ela ainda estava lá.
Eu agora só não consigo mais a escutar.
Tradução de Antigonish de William Hughes Mearns.
Ontem quando subia a escada;
conheci um homem, que lá não estava.
Hoje de novo, ele lá não permanecia,
eu quero e como eu quero, que ele seja só uma fantasia.
Quando voltei para casa de uma noite bem ruim
lá havia um homem esperando por mim.
Mas, quando eu olhei para o corredor;
eu não pude ver nenhum senhor.
Ontem quando eu subia a escada;
havia um homem que lá não estava.
Hoje de novo, ele lá não permanecia,
eu quero e como queria, que ele fosse só uma fantasia.
A comunicação entre seres de diferentes dimensões só é possível quando a parte física tem abertura e sensibilidade que possibilite o contato.
Cuidado com os fantasmas do passado, eles não querem lhe ver sorrindo, muito pelo contrário, eles querem arrancar isso de você...
Eu me sinto tão preso,
Com tanta coisa que eu me arrependo de não ter feito
Tanta coisa que queria ter tirado do meu peito
Mas já passou, agora são só sombras em minhas memórias.
Não sei você, mas eu acredito em depressão sazonal.
Aquela data vai chegando e seu corpo todo vai sentindo a dor e o peso vindo junto.
Uma sensação tão devastadora, tão pesada, que nem sei descrever.
Parece que o mundo inteiro vai caindo, se desmontando ao seu redor e você fica sozinho com todo aquele sentimento esmagando seu peito.
Já faz onze anos, eu ainda não superei, você ainda vem me assombrar, mas não como um fantasma de um filme, você na verdade está instalado aqui na minha cabeça, junto com toda a dor que foi te perder. Desde aquele dia, tudo o que eu queria é que tudo fosse um sonho, que eu acordasse e você estivesse lá me chamando, como se nada tivesse acontecido.
As vezes ainda sonho com você me acordando, com o carinho na minha cabeça, com as músicas altas no som de casa, com seu humor que sempre quebrava meu orgulho. Eu te amava tanto, mas não sabia como expressar, nunca foi nosso forte. Nós tínhamos tantos defeitos um pro outro, mas, mesmo assim, mesmo com seu jeitão de dar bronca, eu te amava tanto, não importava. Nada disso importava. Eu só te amava e você foi a única pessoa que realmente me amou. Desde sempre.
Eu sinto tanta saudade de você Pai… Toda vez que sonho com você de volta em casa é como um soco no meu estômago, como uma facada em meu coração, dói tanto. Desculpa por tudo, por ter sido esse filho orgulhoso, de cara fechada, ferido, que nos últimos meses juntos não tornou as coisas nada fáceis para nós dois. Eu espero que um dia o arrependimento, a culpa e a dor passem, mas por enquanto está doendo muito, doendo demais. Esse luto parece nunca passar. As vezes eu fico pensando em ir te ver, as vezes fico pensando que eu devia ter ido em vez de você, porque todo mundo precisava de você, ninguém precisa de mim. Seria mais fácil. Seria o mais justo. Mas a vida não é nenhum dos dois.
Eu sinto muito por tudo, eu queria tanto que tivesse sido diferente, que não tivéssemos brigado, que eu tivesse sido chato e te obrigado a usar capacete. Eu queria tanto ter ido te ver no hospital, ter te dito o quanto eu te amava, mas eu estava em negação, achava que você logo voltaria pra casa. Mas saiba que eu te amo, te amo mais que minha própria vida.
Já são onze anos de sofrimento que não passa. Nunca. Eu tô cansado. Exausto. Preciso descansar.
HERÓIS
Com 2 pais ausentes,
Tive 10 pais adotivos;
Extraterrestres,
O Falcão Negro,
O Fantasma,
O Mandrake
O Super Homem,
O Professor Pardal,
O Barão de Mauá,
O Zorro,
O Bolinha e
O Kung Fu.
.
Veja, Raoul, esses muros, esses bosques, esses arcos, essas telas pintadas, tudo isso testemunhou os amores mais sublimes, pois aqui eles foram inventados por poetas que se agigantam diante do tamanho dos homens. Diga que nosso amor também vive aqui, meu Raoul, pois ele também foi inventado, e que ele também é, infelizmente, apenas uma ilusão!
Meus fantasmas vieram me visitar.
Trouxeram aquilo que um dia foi.
Sussurrando suas palavras em meus ouvidos, palavras que me causavam terror. Faziam-me olhar para aquele quarto escuro, em que outrora eu havia trancado a porta.
Porém ela estava aberta outra vez e senti-me atraído a adentrá-la, novamente. Mas resisti bravamente.
Ou pelo menos era assim que deveria ter sido, mas não foi.
"Achei que eu queria ter minha solitude, até te conhecer... Eu poderia dizer TE AMO, mas quando eu te vejo só consigo dizer: Te vejo em me, te vejo envelhece ao meu lado! E a cada dia que se passa não consigo te ver sem me, e, eu sem você... Minha musa de todos os poemas de amor" ~Safira souza
Assim como existem casas fantasmas, no Estado do Rio de Janeiro, temos praias fantasmas. A triste exemplo disto, temos as do Valongo e a do Peixe, local que desembarcaram a maior quantidade de negros escravos no Brasil.
Depois que a gente decide soltar a mão do medo, devagarinho tudo se ajeita. As dúvidas vão se dissipando como nevoeiro em dia frio, depois que o sol nasce. O passado não nos assusta mais e as angústias ficam para trás. O futuro deixa de nos causar insegurança e a gente segue confiante na coragem que tem. Depois que a gente solta a mão do medo, o presente sorri para nós como nossa única e resplandecente dádiva.
O Passado não existe,
pois já aconteceu,
mas, ironicamente,
insiste em se fazer presente,
como um fantasma inconveniente
que não percebe que morreu
e fica vagando em pensamentos, lembranças de momentos marcantes por algo bom ou desgastante,
portanto, precisa ser liberto,
pode até continuar visitando,
todavia, só de vez em quando,
agora é o momento do Presente
e o Futuro ainda está esperando.
Não sei se você acredita em fantasmas ou assustou-se com algum espectro ou uma sombra. Porém, muito mais assustador são os fantasmas do passado que não foram devidamente exorcizados.