Falsa Moral
Todos têm o Dever Moral de se tornarem Bons naquilo que Repetidamente fazem, mas só os que buscam a Inatingível Perfeição, de fato conseguem.
Os avanços tecnológicos sempre precedem o avanço moral e filosófico.
O resultado disso é que o conhecimento acaba sendo utilizado para fins bélicos enquanto uma população entorpecida pela mídia se idiotiza e é dominada por fascistas.
"Nunca ninguém se perdeu moral ou espiritualmente por manter-se precavido contra os elogios, que, mesmo quando justos, se fazem sempre acompanhar de perigos de vários tipos.
Quantas pessoas sucumbem à vaidade e ao auto-engano porque acolhem os elogios sem qualquer decoro!
Quem recebe com demasiada satisfação o elogio justo está perto de acatar o elogio equivocado e até mesmo o interesseiro.
O homem prudente jamais confia cegamente no elogio".
"A dívida moral dos covardes para com os corajosos foi, é e sempre será paga com o cobre da ingratidão, na forma de ódio velado".
"O hedonismo é uma das mais eficazes formas de anestesia moral e, por conseguinte, de suicídio político.
Uma sociedade de hedonistas tende à anomia como a seu fim próprio".
"Onde a moral natural degrada-se, o Estado transforma-se no deus que define acerca do bem e do mal, do certo e do errado".
"Em tempos de degradação moral, o grande criminoso político é louvado pela massa que finge adular, a qual na verdade despreza".
"Há mais matizes no ato moral meritório do que detalhes na arquitetura duma catedral gótica. O motivo é simples: a beleza imaterial é incomensuravelmente mais rica que a da matéria.
Não por outro motivo, a beleza moral imprime na alma de quem a contempla uma marca muitíssimo mais duradoura do que a deixada pela beleza física.
A verdade do Evangelho, cujo valor moral é infinito, tem mais beleza do que todas as representações artísticas esplendorosas que dele se fizeram".
"A consciência moral do brasileiro é Dorian Gray no momento em que esfaqueia o seu próprio hediondo retrato.”
"Em momentos de grave crise moral, confiar "in abstracto" nas instituições é como acreditar que uma doença em estado terminal se curará sozinha".
"Há mais matizes no ato moral meritório do que detalhes na arquitetura duma catedral gótica. O motivo é simples: a beleza imaterial é incomensuravelmente mais rica que a da matéria".