Excelência
A condição do entendimento do tempo se faz necessário. É por excelência entendermos que somos nós que passeamos por ele, enquanto como uno e imperecível segue ele dando oportunidades a cada ser vivente. O tempo é um presente ofertado pelo criador que poucos vão entender quando consciênte estiver o saboreando percebendo que o mesmo é irrefutável, e reafirmo acordem sonâmbulos viventes,
Aprenda isso, o servo é diferente do escravo, o servo serve por excelência, já o escravo serve por obrigação.
Faça o dever de casa com excelência, e deixe que os resultados ecoem_ sem você dizer uma palavra !!!
“Use a esplêndida capacidade da sua mente para governar seu corpo, buscar a excelência do seu talento, cativar e influenciar pessoas, e tornar o futuro menos imprevisível. O segredo para isso é ser um entusiasta, crer nesse potencial divino que não depende de milagres para realizar, sim lograr, tudo que lhe convier que for ético”
Ney P. Batista
May/16/2023
Estipulação de metas, busca por excelência, tendo como o fim nela mesma, não é educação, mas corporativismo no sistema educacional.
A excelência no ato de educar não deve ser atrelada ao resultado em avaliações externas, pois se assim estiver, não teremos formação, e sim, adestramento.
Quem enxerga a excelência na educação olhando para os resultados, obtidos pelos alunos, em avaliações externas, não consegue ver que em uma única sala de aula, exite uma enorme diversidade e ignora a forma particular que cada um possui no processo de aprendizagem.
Enquanto os sistemas de educação entenderem como excelência os resultados positivos obtidos em avaliações externas, as escolas continuarão se perpetuando como um espaço de contradições.
A excelência na educação não se manifesta em números,
mas em ações que acontecem dentro da escola
e repercute no dia a dia social, após o período escolar.
A excelência educacional pautada em números,
em resultados de avaliações externas,
não significa, necessariamente, evolução de aprendizagem,
pois o que chamam de excelência,
são frutos de ações orientadas por objetivos,
cujo foco não o corpo discente,
mas o resultado que este pode aferir para à escola.
A educação que vislumbra a excelência como o foco de suas ações, não consegue mediar a construção de uma sociedades mais justa, igualitária e consciente. O máximo que essa excelência consegue...é construir uma massa de colaboradores dirigíveis e aptos ao sistema que a estruturou.
O grande mal do neoliberalismo
é criar no homem
a falsa ideia de excelência,
pois a sua busca
o conduz ao ridículo da hipocrisia.
A educação que busca a excelência no ensino por meio de um trabalho focado no resultado do processo avaliativo, não alcança algo diferente de condicionamento educacional.
A educação com excelência é aquela que além de intruir, educa para a vida, portanto, a sua eficiência não está em resultados aferidos em avaliações externas, mas nas ações de seus discípulos na escola e fora dela.
Quando falamos em educação e focamos na excelência, ignoramos a falibilidade de todo processo educativo, que está na incapacidade de ser unânime na obtenção seus propósitos, considerando a diversidade que constitui a realidade que o envolve.
A ideia distópica de excelência na educação
é o retrato de um modelo educacional que se caracteriza pela realidade distorcida entre o discurso e a ação.
A educação que concentra suas ações na conquista da excelência imposta, deixa ser de educação e se transforma em instrução.