Evolução Humana
*A ESSENCIA DE VIVER E DE EXISTIR*
A evolução humana, em sua jornada, certamente muito passará pela experimentação individual de cada um de nós seres humanos no mundo dos sentidos.
Essa experimentação, cuja nossa definição é a vida; encerra um estado latente de consciência tátil desses sentidos. Como seres duos que somos, nossa evolução só atingirá o ápice quando alcançarmos o UNO; formos capazes de vivenciar a existência, em face de todas as experimentações, através de uma grande mente coletiva. Daí porque ainda serão necessários alguns milhares de anos de libertação dos desejos meramente materiais, e frívolos.
Há, com efeito, uma consciência cósmica que a tudo determina; e nela, segundo intuo, reside a paixão irresistível que chamo "Deus".
Essa consciência nos intui, nos chama a evoluir e ascender; rege a vida e a existência de tudo. Assim sendo, enquanto viver é uma experimentacão, caracterizada por um apostolado; um fenômeno de permissão e acolhimento cognoscível de todos os fenômenos, disponibilizando-os a alma, existir é o assente definitivo do ser que acolheu tudo, e tangiu certo grau. Viver e existir, pois, não são a mesma coisa, mas possuem a mesma essência.
Milhares de anos, portanto, passarão; até que a consciência coletiva humana seja verdadeiramente "una"; e deixe de se permitir quedar pelas paixões doidivanas.
(Victor Antunes)
Estamos perdendo a batalha da evolução. Se a humanidade está apodrecendo é porque fracassamos. A culpa não é dos nossos filhos.
(Laércio J Carvalho)
As ciências humanas estão em constante evolução, o que significa que seus conceitos podem ser revistos e alterados ao longo do tempo. Isso levanta a questão de como podemos utilizar essas disciplinas mutáveis para questionar algo imutável como a palavra de Deus?
"Com a evolução do cérebro, o ser humano tornou-se um animal racional.
Com a decadência de nossos corações, nem sei se ainda somos animais."
Admitir a mutabilidade como princípio da evolução contribui para a reconstrução das relações humanas. Ninguém que se julgue racional atacaria uma pessoa por causa de uma crença. Tudo é mutável.
A moralidade é uma construção do intelecto que resulta da evolução social e cultural do ser humano!
”Quem diria que a evolução da tecnologia viria acompanhada da regressão da humanidade em seu modo de viver em bons costumes. O poder e a ostentação venceram o caráter, o amor, a honestidade, a amizade e a lealdade. A humanidade adoeceu emocionalmente com uma necessidade bizarra de se sentir especial virtualmente através da auto afirmação através de likes. Seja especial interferindo positivamente na vida de alguém, que seja prestando um bom trabalho, sendo uma boa companhia, um bom exemplo ou até mesmo um ombro amigo.”
O curso da história é irrefreável, tanto quanto a evolução da essência que compõe a humanidade. Mesmo que a individualidade dos seres seja ainda tão imperfeita, há uma contabilidade coletiva dos nossos erros e acertos que torna una a nossa caminhada.
~* Cada ser um humano nasce com uma certa evolução espiritual, umas com poucas, outras com muitas ou até em aprendizagem, isso diz muito de suas decisões e escolhas ao longo da vida ~*
A humanidade sempre esteve em constante evolução, e em 2022 ela voltou ao seu início de evolucionismo.
A certeza engessa o movimento natural da evolução humana, a espiral do crescimento e o seu constante aprendizado e isso transforma SER em TER, criando uma estrada com buracos da arrogância, retardando a travessia.
Por mais absurda que seja uma idéia, mais contrária a evolução humana, haverá sempre alguém para imaginá-la boa e viável
O bom de estarmos em constante evolução, é que ainda podemos surpreender não só os outros, mas a nós mesmos também.
A nossa evolução nos levou a um estágio atual de racionalidade. Todavia, nos comportamos como seres irracionais dentro do contexto atual de humanidade.