Europa

Cerca de 156 frases e pensamentos: Europa

A grandeza de um pequeno gesto
Logo após o término da Segunda Grande Guerra, a Europa começou a ajuntar os cacos do que restara.

Grande parte da Inglaterra estava destruída. As ruínas estavam por todo lugar. E, possivelmente, o lado mais triste da guerra tenha sido assistir as criancinhas órfãs morrendo de fome, nas ruas das cidades devastadas.

Certa manhã de muito frio, na capital londrina, um soldado americano estava retornando ao acampamento. Numa esquina, ele viu, do seu jipe, um menino com o nariz pressionado contra o vidro de uma confeitaria.

Parou o veículo, desceu e se aproximou do garoto. Lá dentro, o confeiteiro sovava a massa para uma fornada de rosquinhas.

Os olhos arregalados do menino, falava da fome que lhe devorava as entranhas. Ele observava todos os movimentos do confeiteiro, sem perder nenhum.

Através do vidro embaçado pela fumaça, o soldado viu as rosquinhas quentes, e de dar água na boca, sendo retiradas do forno. Logo mais, o confeiteiro as colocou no balcão de vidro com todo o cuidado.

O soldado ouviu o gemido do menino e percebeu como ele salivava. Em pé, ao lado dele, comoveu-se diante daquele órfão desconhecido.

- Filho, você gostaria de comer algumas rosquinhas?

O menino se assustou. Nem percebera a presença do homem a observá-lo, tão absorto estava na sua contemplação.

- Sim, respondeu. Eu gostaria.

O soldado entrou na confeitaria e comprou uma dúzia de rosquinhas. Colocou-as dentro de um saco de papel e se dirigiu ao local onde o menino se encontrava, na gélida e nevoenta manhã de Londres. Sorriu e lhe entregou as rosquinhas, dizendo de forma descontraída:

- Aqui estão as rosquinhas.

Virou-se para se afastar. Entretanto, sentiu um puxão em sua farda. Olhou para trás e ouviu o menino perguntar, baixinho:

- Moço, você é Deus?

Em diversas situações, pequenos gestos significam muito para algumas vidas.
“Nunca subestime o poder de suas ações. Com um pequeno gesto você pode mudar a vida de uma pessoa. Para melhor ou para pior”.

Inserida por CarlosAlbert

A Europa lapidou a erudição musical e a erudição lapidou a Europa.

Inserida por wagnerdrock

A Europa nos mostra André Rieu enquanto a mídia brasileira nos empurra Valesca Popozuda em pleno horário nobre.

Inserida por wagnerdrock

A bandeira da nova Europa tremula nos campos de Bruxelas e na Champs Elysées, e de giro e de sustos é o nosso globo de cada dia, ah se esta rua, se esta rua fosse minha... o globo gira, gira, e nesse rodopio já não sei mais para onde escorre o Rio, se para o sul ou para o norte, cadê a Sorbonne que estava aqui, e a Amazônia, onde foi parar?" O último verão em Paris, crônicas, 2000

Inserida por hildadutra

⁠Acordei na Ásia, longe dos que amo,
e a manhã já se estendia pelo céu,
enquanto eles, na Europa, ainda dormiam.

Pedi ao sol que seguisse suave,
como quem leva um segredo entre luz e sombra,
que ao chegar ao outro lado do mundo,
pousasse no rosto deles o meu desejo,
um beijo lento a acordá-los por mim.

E ao vê-lo partir, já me parecia certo:
eles despertariam, envoltos em luz,
como quem desperta num abraço.

⁠O futuro é no Novo Mundo, e não na velha e cansada Europa.

Inserida por Csar__Silva

⁠"Somos todos negros, nos originamos da África, fomos nos embranquecendo na Europa, e chegamos mestiços nas Américas."

Inserida por EvandoCarmo

⁠.... Rotas que levam mundo a fora:
América, Ásia, Europa.
Todo sofrimento que nos assola
Já teríamos vividos em outrora
A busca do novo é que nos consola

"Nave Negreiros não tarda a chegar
Muitos morrem sem te encontrar".

Inserida por Negreiros

Cada revolução na Europa serviu para melhorar a vida dos judeus que durante séculos eram perseguidos pelos cristãos.

Inserida por Mario11

Alguns países da Europa estão em crise? Por que "alguns outros" países da Europa não estão em crise?

Inserida por HhorlandoHhaleRgia

⁠Vacinar em Portugal…

Com esta ministra cá da SAÚDE;
Na Europa em últimos vamos ficar;
Devido ao tão grande maltratar;
A profissionais DELA amiúde!

Desperdiçou milhares de ENFERMEIROS;
Tal como o fez cá a MÉDICOS tantos;
Não reconhecendo em tais os encantos;
Tão vistos nesses da linha primeiros.

Agora que a tal vai ser vacinada;
Sem a este País fazer falta alguma;
Que se lixe o resto da nossa gente!...

Importa é que não fique doente;
Pois como esta tal ministra há nenhuma;
Mais “fina” pra em saúde colocada.*

Com uma profunda tristeza, por saber bem, que com a orientação da tal, nem para agosto de 2022; o nosso POVO estará totalmente vacinado... Mas importa é que ela o seja, pois como dizem os jornalistas; tal coitadinha está na linha da frente!!!

Inserida por manuel_santos_1

O calor do Brasil é de derreter qualquer gelo da Europa

Inserida por EdivaniaSantos670

"Teimosamente longe da Europa ...geográficamente tão perto! Teimosamente de nariz impinado,geográficamente com o rabo entre as pernas. Mas ninguém se fez...os Britânicos são unicos,sempre foram e sempre serão. "

Inserida por jorge_pincoruja

⁠Para casa nós queremos voltar....
Chamam-nos de fantasmas, porque “viemos para a Europa e não queremos voltar”
Só para que conste, não nos envergonhamos das nossas raízes
Mas também não gostamos de varizes, que criam sobre as nossas pernas
Viemos cá pra ter uma vida melhor,sim!
Não é como se gostássemos de aqui estar e sentir a falta que a família nos faz
Não te martirizes com estás palavras. Com muita alegria te digo que não mais te daremos motivos para chorar
Pois aqui não viemos pra ficar e um dia para casa havemos de regressar
Talvez não para ficar, mas sim para visitar e das saudades matar. Uma coisa é certa, junto de ti para sempre,eu desejava ficar.

Inserida por Je09ca

⁠A Europa para se tornar rica, precisou deixar muitos países na miséria.

Inserida por NinoCarneiro

Todos nós, brasileiros, sentimos uma grande fascinação pela Europa, e eu achei que passar um mês em Paris seria a coisa mais maravilhosa da minha vida. Só que, depois que estava uns quatro ou cinco dias em Paris, tudo o que eu pensava era “O que é que eu estou fazendo aqui? Por que é que não fui para a Bahia?”
(Um homem chamado Jorge Amado, 2012).

Inserida por susana_schlemper

Contrair coronavírus durante uma viagem para a Europa é meritocracia ou esse termo só vale para desqualificar cotistas?

Inserida por ninhozargolin

“Como Fernand Braudel apontou, o tráfico de escravos não foi uma invenção diabólica da Europa. São os muçulmanos árabes que estão na origem e o praticaram em grande escala.”

Inserida por LEandRO_ALissON

"O tráfico negreiro não foi uma invenção diabólica da Europa. Foi o islã, desde muito cedo em contato com a África Negra através dos países situados entre Níger e Darfur e de seus centros mercantis da África Oriental, o primeiro a praticar em grande escala o tráfico negreiro (...). O comércio de homens foi um fato geral e conhecido de todas as humanidades primitivas. O Islã, civilização escravista por excelência, não inventou, tampouco, nem a escravidão nem o comércio de escravos."

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠Eu não quero desistir, o futuro me atrai, penso nos sorrisos que darei, no frio da Europa e dos belos casacos, quase como um filme clichê que vi mais de mil vezes na adolescência.
Gosto de mim, na maior parte das vezes, gosto das minhas musicas e de como me emociono facilmente, embora as vezes odeie também, porque foi um pouco embaraçoso chorar na escola na quinta série vendo o filme 'a vida é bela';
Gosto dos meus olhos que são grandes, mesmo enxergando extremamente mau e das minhas mãos que apesar de pequenas, vez ou outra seguram o mundo de alguém e escrevem o que eu tenho dificuldade de dizer.
Mas as vezes eu sofro sem entender e a solidão me convence que ela sou eu, que o que gosto em mim não é bem o que os outros veem, que insistir em mim não é algo inteligente ou prudente.
Tem certos momentos que no meio de uma festa ou rodeada de amigos, bem no meio de uma piada engraçada, saio de órbita, perco o brilho no olhar e não sei aonde estou, sinto vontade de fugir imediatamente dali, ir pra onde eu me sinta confortável, mas não sei aonde fica este lugar.
As vezes acho que este lugar pode ser uma pessoa, um amor talvez, mas se perde-lo vou me perder, e logo eu que sou péssima em geografia, que mal consigo me localizar no bairro que moro a 6 anos, o fato é que este lugar não pode ser algo que me escape. E é claro que qualquer psicologo, sábio, coach, velho bêbado... diria o que bem sei, que este lugar sou eu mesma.
Mas estou cansada, de saber, de me decepcionar, de me arrepender, de correr e de não sair do lugar... Mas este não é um privilegio exclusivamente meu, não estamos todos assim?
Desculpe se chegou até aqui esperando um final brilhante ou conclusivo, mas não, este texto é um espasmo, um movimento involuntário da minha confusão.
Enquanto isso, Vou devagar, vou esperando ate entender o equilibro entre a liberdade e o pertencer, talvez daqui a alguns anos eu responda este pensamento meu com um olhar de quem entendeu, ou de quem percebeu que nada disso importa, que eu era apenas uma jovem com seus vinte e poucos anos.

Inserida por ChristieWingler