Esforços
Quando muitas vezes, o vento,e a maré insiste em bater contra.
Poupe os esforços, para continuar nadando no momento certo.
Às vezes pecamos por concentrar nossos esforços inadequadamente. Focamo-nos no sentido de modificar as dificuldades, quando melhor talvez seria nos atermos na nossa dificuldade em superá-las.
Esforços que continuam sendo deixados para amanhã só fazem produzir desculpas inúteis, enquanto esforços exercitados hoje podem trazer preciosos resultados. Não deixe para amanhã o que você pode iniciar ainda hoje.
Sem muitos esforços, meus sentimentos demostram o que deve ser realmente entendido: que é seu o meu coração.
"O homem deverá empenhar os seus melhores esforços e energias em buscar-se a si mesmo. Saberá se prevenir contra o engano das aparências para conhecer-se tal como realmente é. Se encontrará na humildade de seu coração, na inocencia de sua alma, na pureza de seu espírito, e assim então com a mente limpa e resplandecente, experimentará as excelências inefáveis da vida superior."
A vida é simples na teoria; porém, complicada na prática porque os esforços hercúleos da condição humana (prática) tornam o seu sentido (teoria) lindo.
Na vida, é comum que todos nós esgotemos nossos ínfimos esforços num único propósito de encontrarmos alguém que acreditamos nos completar. Nem sempre encontramos esse alguém, mas não desistimos de procurá-lo. Mas será que não precisamos encontrar à nós mesmos primeiro?
Por enquanto, sinto que posso ser mais útil se eu mantiver os esforços em cuidar de mim mesmo. E, neste caso, não vejo nada de egoísmo.
Desprender-se.
Requer o extremo dos esforços, que por vezes, não basta.
Aí então é preciso tempo, muito tempo.
Tempo para deixar ir embora algo que se tornou parte de nós. Tempo do luto, do choro, do ódio, da incompreensão e do por que?
Tempo de recordar, de refletir e de reelaborar tudo de novo, outra vez, mas de formas diferentes.
Permitir tudo isso é como amputar um membro, e ter que conviver com as complicações que isso traz. Portanto é preciso coragem. Na verdade, é preciso de muita sanidade insana, é preciso rever os conceitos, abrir mão das certezas, e fala sério... isso é complicado à beça.
É preciso olhar para aquilo que te atraí, para aquilo que realmente mexe com você e dizer não, e é preciso manter a palavra. Mesmo sob circunstâncias adversas, tal como a saudade.
Desprender-se então é escalar o abismo conscientemente. Na certeza de que ao final, encontrar-se-á a liberdade.
É o sentimento de amor, devoção, e respeito pela pátria, não medindo esforços para defender, lutar ou morrer em prol da mesma ou dos valores que representa.
Há aqueles que buscam conseguir valores com base em seu próprios méritos e esforços. E há aqueles que tentam o mesmo, só que desvalorizando os outros!
Estamos exatamente onde nossos esforços ou falta dele nos trouxeram, e será sempre assim, pois a vida no hoje é o resultado do ontem e de quanto empenho nós empregamos nele, portanto se algo não o(a) agrada no momento repense seus movimentos e mude seu amanhã..
Não se apegue ao pensamento de que só as vitórias te conduzem ao sucesso, os esforços positivos e aprendizados adquiridos na tentativa de conquistá-las, ainda que você tenha sido derrotado, também servem como objetos de escalada para se chegar ao êxito.
Conseguiu com seus esforços?
Ótimo, porém nunca esqueça que Deus te permitiu isso!
Pois não cai uma folha de uma árvore, sem que ele permita.
A utopia é, provavelmente, um dispositivo social necessário para gerar esforços sobre-humanos sem os quais nenhuma grande revolução é alcançada.
Quando o indivíduo está consciente do que quer realizar, busca envidar os esforços necessários para a efetivação do seu propósito de se tornar cada vez mais consciente e saudável espiritualmente. O esforço maior será de vencer a inércia inicial, pois, a partir do momento em que entra no movimento essencial proativo, esse esforço se torna mínimo, pois o prazer que sente nesse movimento é tamanho, é tal o entusiasmo, a alegria e a plenitude que obtém, fazendo com que ele nem perceba que está fazendo esforços.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
As conquistas se tornam reais quando se escolhe multiplicar a coragem, somar esforços, subtrair o medo, dividir os resultados e elevar à potência a relevância.