Epígrafes Justiça
Seja um batalhador que nunca desiste de uma luta, mas só entre em uma luta se ela for honesta e justa.
O Brasil é um país tão esquisito, que aqui "progressão de pena" significa "regressão da punição": a pena regride, em vez de progredir.
"Estamos vivendo uma "idiocracia" fortalecida pela mídia jornalística que toma partido descaradamente deixando de lado a imparcialidade no qual a justiça dos direitos se equilibra."
O coração endurecido é uma fábrica de leis. Um conjunto de regras imperfeitas que buscam regular e confirmar a nossa maldade.
Devemos proceder como Abraão, o ancestral dos judeus: Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça. (Gênesis 15.6)
Falta ao poeta indignação quando, na sobra de tantos sentimentos, o que vai nas ruas mendiga seu pão.
Do Cristo, presumiu-se logo a inocência; no entanto, em nossos tempos, a um notório homem da lei importa ainda ouvir a turba. Leis e provas às favas! Mãos lavadas.
Para que o Brasil cresça não é necessário cercear direitos; sim, reduzir privilégios. Sem tratar a ferida, não há nenhum corpo que subsista. E a ferida dessa nação se chama desigualdade social.
"Qualquer argumentação religiosa que não tenha como preocupação principal abordar Jesus Cristo,à justiça do Reino e o amor de Deus pelo ser humano é totalmente inútil".
A advocacia ainda brilha nos meus olhos; não para a defesa da iniquidade, mas para a afirmação da justiça. O país precisa que as leis sejam cumpridas na exata medida em que foram feitas, sem favor a uns, sem sobrepeso a outros.
Nem sempre as soluções são as melhores e se pode dizer que os tribunais também praticam injustiças. Mas, enfim, é ali que o direito vive, com os seus valores e as suas imperfeições.
Os juízes não decidem processos: decidem a honra, o patrimônio e a liberdade de alguém. Se escutarem, perceberão nos autos um gemido de dor, que pode ser da vítima, ou um apelo de esperança, que pode ser do inocente que clama por justiça.
Quando o direito se afasta do que é justo, deixa de ser ciência. Só é científico o que é inteligente e útil.
Para os novos advogados fica a anotação: não há causa perdida; há direito mal interpretado. Lutem contra a burocracia e sejam teimosos, sem declinar da postura e da educação.
Já sofri os males, perdas e consequências por lutar, de um jeito simples e humano, em busca de direitos para os que mais precisam. Podem tirar tudo, mas nunca desistirei da missão. A Caridade nunca é esquecida.