Epígrafe para TCC de Psicologia
Muitas das vezes, mantemo-nos soterrados por problemas simplesmente por não conseguirmos perceber as mudanças possíveis.
Para promovermos mudanças em nossa vida, precisamos romper com determinados padrões mentais já estabelecidos em nossa mente.
É o modelo mental (mindset) de que somos detentores, que nos torna protagonistas ou vitimistas, prósperos ou fracassados, vitoriosos ou frustrados, independentes ou dependentes do mundo.
Quanto mais consciência de ti mesmo e conhecimento fores detentor, menos possibilidade existe doutros te controlarem, calarem e dizerem quem tu deves vir a ser.
Um problema não é um problema em si e sim uma oportunidade de aperfeiçoamento, mas pode se tornar um problema de fato conforme nossa postura diante dele ou se fugirmos dele.
Na vida, nosso maior adversário se trata de nós mesmos, por isso precisamos nos superar dia após dia.
Não é porque a maioria vira à esquerda ou à direita na estrada da vida, que este é o melhor caminho a se seguir.
O amor se manifesta na simplicidade, tanto que, se o buscarmos na complexidade, provavelmente não o reconheceremos.
"Seja flexível. Dê o direito a outros para questionarem suas ideias e saiba viver em harmonia com todos ".
"A vida é efêmera. Hoje somos crianças, amanhã adultos, depois idosos. Não postergue a busca da sabedoria. Aprenda a cultivar os verdadeiros valores. Deixe um legado positivo para as futuras gerações".
Diabo, quando a gente fica velho, descobre que pagaria a alguém para [nos] escutar.
"Seja um semeador do bem no coração das pessoas. Plante as sementes da paz, da unidade, da humildade, da esperança e da fé em Deus ".
"Não deixe adormecer a necessidade de dialogar com seu interior, para que você possa ser consciente e lúcido em suas atitudes ".
Manter-se presente, vivo e real é a principal tarefa do analista, que, a partir desta condição, é profundamente afetado pelo viver do paciente e realiza uma escuta, um gesto, uma espera sintônicos com o mundo que vai paulatinamente sendo criado pela dupla.
Entre o desejar e o alcançar, há o árduo trabalho de mergulhar em si, reconhecer virtudes e limitações, acolher tudo isso, ressignificar, e seguir em frente. Seja paciente com você. Acolha-se...
"Não seja refém dos sentimentos de culpa. Procure aprender a superá-los e transforme sua vida em prazer e liberdade ".