Epígrafe para TCC de Psicologia
É preciso o uso de muitas palavras para explicar ou entender algo quando envolve indivíduos com baixo teor intelectual, mas quanto mais culta a pessoa for, menos palavras necessitará para tal.
Não basta alimentar o desejo para que as coisas mudem na vida, é preciso ação paralela de mudança do próprio sujeito desejante.
Muitos desejam mudanças em suas vidas, mas não querem nem fazer o sacrifício de manterem os braços abertos por muito tempo para recebê-las.
É preciso ter e manter a mente aberta ao novo e ao mundo das possibilidades de vir a ter e a ser a todo aquele que deseja aperfeiçoamento pessoal.
Traçar objetivos que verdadeiramente queira ter
E não objetivos para aparentemente ser
Não tem porque se esconder
Talvez alguém queira ser como você
Você é espelho e nem sabe
Através de ti, outros criam coragem
Então não seja covarde, acredite em você
A naturalização do sofrimento e da miséria humana é a confirmação de que apenas saímos das cavernas, pois continuamos primitivos em essência.
Caminhar conforme a sombra alheia não te transforma em líder e muito menos protagonista da tua própria vida, mas apenas em coadjuvante dela.
Todos nascem com um talento, o que não muda o fato de todos terem que aprender e aperfeiçoar coisas das quais não gostem.
O perdão é como retirar um prego da mão e ao olhar a marca, saber que aquele prego já não te machuca; perdoar não é esquecer, é lembrar que o prego foi tirado.
Se o único propósito da vida fosse, não viver uma vida miserável, isso já seria mais que o suficiente.
Não fique triste pelos momentos desagradáveis que acontecem na sua vida, lamente-se apenas pelas coisas ruins que você permitiu que acontecesse.
Não adianta somente tomar remédio para tratar manifestações físicas como a gastrite ou problemas intestinais, por exemplo, se não desenvolvermos habilidades para administrar o stress ou a ansiedade.
Ignorar os sentimentos ou colocá-los em segundo plano pode afetar a qualidade da vida emocional, das relações pessoais e, consequentemente, a saúde. É possível aprender a lidar com a intensidade das emoções e a desenvolver uma postura mais assertiva nas relações pessoais e perante a vida.
A psicoterapia favorece o crescimento, o desenvolvimento e o amadurecimento pessoal. Possibilita uma observação mais contundente de padrões de comportamentos disfuncionais e ajuda a estabelecer posturas mais construtivas diante das dificuldades.
O modo como interagimos com as emoções repercute em tudo o que nos diz respeito e influi significativamente na nossa capacidade de gerir a vida com mais eficiência
Perceber os sentimentos aumenta nossa capacidade de nomear adequadamente nossas emoções e de lidar com elas de forma mais construtiva.