Epígrafe Dificuldades de Aprendizagem
A vida é divida em momentos. Valorize os felizes, aproveite os bons, aprenda com os difíceis. E nunca se esqueça, todos eles passam.
Para que possamos caminhar em frente ao progresso , temos que aprender a lição difícil de assumir os nossos erros.
Muitas vezes, nossa arrogância impede que reconheçamos nossas falhas, e que podemos ter prejudicado alguém, ainda que sem intenção.
O medo de assumir e arcar com a responsabilidade, alimenta fantasmas que nos fazem ficar presos em culpas, e isso nos paralisa.
O melhor a fazer é sempre encarar o erro de peito aberto, confessando, reconhecendo e, principalmente, se redimindo.
Quando assumimos a responsabilidade sobre nossas falhas, ficamos livres do peso da culpa e a misericórdia de Deus nos atingirá, renovando as nossas forças e nos dando novas chances.
Deus sempre honra e exalta a fidelidade!
As dificuldades são umas das melhores coisas da vida. Quando sabemos usá-las, aprende-se muito com elas. Por isso, seja grato, não desperdice oportunidades
A Felicidade as vezes é difícil de ser Alcançada,
Assim como aprender a andar ou pronunciar as primeira palavras,
Mas a recompensa por tal Esforço,
É Simplesmente Mágica!
Dias difíceis forjam homens e mulheres fortes! É na dificuldade que tiramos boa parte do aprendizado pra sequência da vida, então, sempre que estiver em uma situação difícil, lembre-se disso!
Investigar para adquirir conhecimento
Investigar é a melhor forma de aprender porque é mais difícil. Envolve raciocinar e por isso os conhecimentos adquiridos ficam mais facilmente guardados na nossa memória. Uma coisa é decorar as coisas, interpretar o que já existe e tentar fazer semelhante. Outra coisa, completamente diferente, é pegar nos nossos conhecimentos e transformá-los em algo que acrescente valor. Sem investigação na minha vida eu sentir-me-ia uma pessoa comum. Eu quero fazer a diferença e continuar a dar o meu contributo ao mundo tecnológico. Por isso sou contra o facilitismo, acho que as pessoas devem-se esforçar quando querem realmente algo. O conhecimento não cai dos céus aos trambolhões. O conhecimento é o bem mais valioso que uma pessoa pode possuir, não é ter um carro xpto, uma casa xpto. O conhecimento é a base para o desenvolvimento humano, a ignorância é o seu completo oposto.
Aprender a lidar com o sofrimento faz parte do nosso amadurecimento.
As dificuldades inerentes à vida, antes de nos tornarem seres derrotados, devem servir para o acúmulo de novas experiências.
O sucesso ou o fracasso diante das crises pelas quais passamos, dependem do ângulo como encaramos os problemas: podemos sair vítimas derrotadas ou heróis em crescimento. Um fato é real: aprender a lidar com o sofrimento faz parte do nosso amadurecimento.
(Do texto: Reflexões sobre o sofrimento humano )
Saber a história de Jesus é fácil, qualquer bom leitor pode saber, difícil é aprender as lições de Sua história.
Lembre-se, sua capacidade de encarar as dificuldades depende do
seu esforço para aprender a superar cada uma delas.
Você irá aprender da forma mais difícil que todo mundo erra, até mesmo as pessoas que nós mais amamos. Haverá dias que você vai achar que sua dor é a maior do mundo, mas tenha calma, se está acontecendo com você é porque você é capaz de superar. Muitas pessoas entrarão em sua vida e outras tantas sairão, umas farão falta, outras nem tanto, mas você ainda pode ser feliz sem elas. Um dia alguém vai quebrar sua confiança e aí vai parecer que tudo foi mentira, você vai ter medo de confiar em outra pessoa e precisa tomar cuidado, pois o seu futuro não tem culpa do seu passado... Alguém vai te sacanear muito, mas você não precisa dar o troco, a sua bondade não deve ser afetada pela maldade alheia. Você encontrará "amigos" só para aprender que esse título não ficou para qualquer um e que esses nós devemos contar nos dedos. Vão quebrar seu coração e você vai chorar feito um bebê, você vai desejar fugir de si, vai descobrir que não cura com mertiolate e que dói mais que um chute na quina da mesa. Você verá pessoas que te amam indo embora, porque o amor simplesmente não sustenta tudo. Verá amigos tornando-se meros conhecidos e só poderá aceitar, porque nada é eterno, então aproveite os pequenos infinitos do dia a dia. Você vai ouvir coisas horríveis de pessoas que você jamais imaginou, seja forte, não deixe que te façam sentir menos do que você é. Você terá dias péssimos, mas na manhã seguinte terá uma oportunidade de fazer as coisas melhorarem, não desperdice chances, elas são únicas. Certas pessoas vão se mostrar diferentes, e não é que você nãos as conhecia, as pessoas simplesmente mudam, aceite. Todo mundo passa por momentos ruins, você também, então mantenha sua fé e enfrente tudo de cabeça erguida.
A maioria de nós, dificilmente aprenderá com o erro do outro. Via de regra, acharemos ‘chatos’ todos aqueles que tentarem nos alertar que já trilharam aquele caminho e que a coisa não deu certo, e mesmo que estejam cobertos de razão, não acharemos que estão até passarmos pela experiência. Mas a tragédia acontece mesmo é quando estamos trilhando o tal caminho que achamos que vai nos levar a lugares diferentes de nossos antecessores, e nos falta a inteligência de perceber que já está dando errado há muito tempo. É quando confundimos persistência com insistência e teimosia. Mas, em última instância, isso também faz parte do aprendizado - ainda que de forma mais dolorosa.
A vida é um constante aprendizado! Vou aprendendo cada dia com as dificuldades que atravesso na caminhada, não me importando onde vou chegar, e sim como vou chegar!
Quanto mais nos conhecemos e aprendemos a nos amar, proporcionalmente é a dificuldade que sentimos em sentir ódio, seja de quem for e em que circunstância for.
Quando procuramos aprender com as dificuldades do presente, conquistamos pouco a pouco a resistência necessária para as dificuldades que poderão surgir no futuro.
Maturidade não se ganha de "mãos beijadas". É necessário querer aprender de vários modos e situações, para que assim, a conquistemos pouco a pouco.
A maturidade não é relativo a idade da pessoa, e sim a forma que ela é conquistada, pois se fosse relacionado a idade, não iríamos ver tantas pessoas com mais de 30 anos fazendo besteiras.
A maturidade pode ser conquistada em níveis diferentes, desde a juventude até a velhice.
Podemos passar por dificuldades que concorrem para nosso aprendizado, mas fomos criados pela e para a perfeição e o sucesso.
O que um homem aprendeu os demais também poderão aprender, por mais díficil que seja, é só uma questão de tempo.
Todos precisam aprender a viver. A cada dia, me esforço um pouquinho. A dificuldade principal está em saber quem eu sou e onde estou. É como procurar na escuridão. Se alguém me amasse como sou, talvez, finalmente, me pudesse encontrar.
Levantar, sacudir a areia e dar a volta por cima!
Aprendendo a superar dificuldades mesmo que não haja luz no fim do túnel.
Em algum lugar no interior de um imenso país, havia um
fazendeiro muito rico, dono de excelentes cavalos de muita
valia nos trabalhos de sua propriedade rural. Certo dia, ele
recebeu a notícia de que o seu cavalo preferido, um alazão
forte e muito bonito, havia caído num poço abandonado.
O capataz que lhe trouxe a notícia estava desolado, pois o
poço era muito fundo e pouco largo, e sendo assim, não havia
como tirar o animal de lá, apesar de todos os esforços dos
inúmeros funcionários da fazenda.
O fazendeiro foi até o local, olhou para a situação e concordou com seu capataz: não havia mais o que fazer, embora o animal não estivesse machucado.
Não achou que valia a pena resgatá-lo, visto que ia ser muito
demorado e custaria mais do que ele estava disposto a pagar
para ter o animal vivo.
Já que ele está no buraco, disse o fazendeiro ao capataz –
jogue terra em cima dele para enterrá-lo.
O fazendeiro virou as costas, preocupado com seus negócios,
e os funcionários imediatamente começaram a cumprir a
sua ordem.
Cinco homens, sob o comando do capataz, começaram a jogar terra dentro do buraco, e em cima do cavalo. A cada pazada, o alazão se sacudia todo e a terra acabava caindo no fundo do poço seco.
Os homens ficaram admirados com a esperteza do animal:
a terra ia enchendo o poço e o cavalo acabava por subir nela!
Algumas horas depois e o animal já estava com a cabeça
aparecendo na saída do poço; e apenas mais algumas
pazadas de terra e ele pulou para fora do poço, sacudindo-se
e relinchando, feliz.
Muitos podem estar apenas querendo jogar terra sobre nossas cabeças para que nos afundemos e sejamos desmotivados a lutar pelos nossos objetivos. é preciso manifestar a vontade de seguir em frente como o cavalo a despeito de quiasquer obstáculos. Não é fácil, mas se nos sacudirmos com fé e esperança, conseguiremos subir, alcançar o topo do poço e sair dele. É como diz o antigo ditado: "Aproveite as pedras que atiram em você para construir seu castelo". Nesse contexto, aproveitemos a areia que jogam sobre nós para que possamos sair do fundo do poço - i.e., das tristezas, das amarguras, da solidão, das mágoas - e sobreviver a ele.
Não se deixe levar por pessoas que querem lhe deixar no fundo do poço. Que os fazendeiros da vida não nos influenciem para o mal da desistência, de nos fazer crer que já estamos ou somos derrotados, do sentimento de rejeição, da inércia etc. Continuemos lutando enquanto tivermos vida!
Que possamos manifestar a grande ideia da superação como o cavalo.