Epígrafe Artes
Tonalidades quentes de um lindo pôr do sol colorindo o céu de um fim de tarde muito renovador, em um cenário simples, cheio de amor, intensamente, vivo, cuja simplicidade é como uma pintura fascinante que está fora de uma tela e ainda está agraciada com a presença atraente de uma natureza formosa, intensa, montada num espírito liberdade, uma ocasião singela, amostra sincera de felicidade, dessarte, quem dera poder presenciá-la de perto, ao ar livre, em uma exposição natural de belas artes.
Esplêndido florescer de uma bela flor diante de um pôr do sol majestoso que desabrocha no céu, artes autênticas do Senhor num aspecto esperançoso, deslumbrante, claramente inspiradas no seu amor, detalhes primorosos, cores veementes, composição exultante, emoção edificante muito imponente.
Vagando pelos pensamentos, influenciado por uma canção empolgante, adentro em um devaneio que nos envolve e durante alguns fragmentos da nossa convivência, seríamos transportados para uma época medieval, numa frequência de sentimentos, tranquilos e agitados, de artes, de experiências, unidos num ideal de cumplicidade, seguindo por uma viagem emocionante no tempo,
avivando imensamente a nossa realidade.
Seria às vezes um Soldado, batalhando para conquistar e manter o teu amor, provocando o teu riso com algo engraçado, dando valor a cada vitória, compensando meu suor derramado, os teus beijos seriam meus ricos instantes de glória, fomentando um empenho bastante determinado, construindo ao teu lado, histórias das nossas aventuras, parte singular do nosso legado, nossa dose saudável de loucura.
Seria também com uma certa frequência, o teu Poeta particular, reuniria determinadas palavras com fim de melhorar o teu dia, serias a minha inspiração mais frequente, ficarias eternizada nos meus preciosos versos, meu coração ficaria profusamente alegre, graças a ti, uma linda poesia de grande significado contendo a essência amável da tua alma, deixando o meu lado poético fortemente inspirado.
Teria meus momentos de Rei com a parte cômica e esperta de um bobo da corte para trater-te como uma Rainha esplêndida, de muita graciosidade, demonstrando a liberdade muito apaixonante de uma plebéia, um reinado felizmente baseado na reciprocidade, nós nos amando realmente sem as rígidas formalidades, partilhando uma felicidade abundante por vários encontros memoráveis.
As nossas vidas não seriam perfeitas, é evidente, mas seria uma das melhores maneiras de adocá-las, uma relação sincera, abençoada, Deus presente, nossas almas abraçadas, nossos corpos contentes, abrasados, portanto, serias muito bem vinda nesta fábula que criei com tanto entusiasmo "Soldado, Poeta, Rei", laços reais e lúdicos, algumas cenas especiais da junção dos nossos mundos.
O analfabetismo de arte é cada vez mais crescente no mercado de arte, de leilão e das galerias de arte em geral no Brasil. Na sua grande maioria, são comerciantes vendedores despreparados que só sabem ler a assinatura típica do artista, pagar barato e vender. Qualquer mudança na tipicidade obvia das obras, eles se amedrontam, afinal não conhecem nada de arte e cultura. Se o artista assinar por monograma ou fizer outra assinatura, mesmo diante uma composição típica, eles se afastam e depreciam a boa obra como se fosse duvidosa.
Devido a grande maestria do artista amazonense brasileiro Manoel Santiago, ele é um dos artistas mais falsificados. Não falsificam o que não tem valor. Logo as obras autenticas e reconhecidas do artista, tendem a valorizarem cada vez mais e de forma rápida. Tornando se um dos melhores investimentos da arte impressionista do mercado secundário no Brasil.
Poesia poetica e artisca
Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade
Lisboa 2024
Gosto de usar acrilico
Porque sou um lirico
Sou destemido
Percorro o mundo
E misturo o oleo pastel
Na tela
Para fluir um efeito
Que já antes era eleito
Exestio como perfeito
Sem defeito
As minhas pinturas
São escritas e ditas
Por pessoas
Que ditam
Criticas positivas
Em tons suaves e claros
Apelo por aplausos
Dou aos outros
O que me foi dado
A água é de todos
Eu tenho os pés na terra
Ela também me pertence
Por isso olhei para o céu
Para romper o véu
Atribuido os Dons
Desenvolvidos os atributos
Quero continuar aprendendo
Enquanto vivo
O conhecimento a chave
Das portas fechadas
Nas artes também há caminhadas
Superfície de um lindo mar numa pintura sublime, que de uma forma simples, está expondo a quietude de suas águas, um azul cristalino, onde peixes graciosos estão nadando tranquilamente e uma parte se destaca pelos raios de sol como se mostrassem a rota para um mundo de sonhos, de inspirações, de vários tipos de artes, talvez, o mesmo frequentado por van Gogh, considerando o seu grande fascínio pela natureza, a paz nela encontrava, a arte viva, daquelas que ficam expostas fora de uma tela, que não são apenas elementos de lindas histórias, são mais do que lindas palavras, que estão acontecendo, inspirando e renascendo, que quando se juntam com um imaginário fértil, são transformados por exemplo em um belo quadro, uma poesia de lindos versos, significados profundos, que expressam os pensamentos lúdicos de um artista, avivados pela viveza da naturalidade, fragmentos de um sonho realista, a rica imaginação acompanhada de uma certa verdade que a deixa vívida.
Fazer uma copia exata de uma obra de um artista vivo é falsificação, assim como fazer uma impressão de uma obra de um artista famoso, sem autorização dos herdeiros legais é uma contrafação. Pela moralidade da Lei de Direito Autoral, em vigor no Brasil.
Van Gogh tinha uma percepção muito sensível para a beleza da frugalidade
a sua volta, os movimentos, as diversas colorações e distintos contornos,
uma forma de trazer sobriedade
para a instabilidade de suas emoções
e aquietar um pouco a agitação da sua mente.
Ao meu ver, ele sabia que este efeito era temporário,
então, paraeternizar aquela sobriedade,
considerou necessário
transformá-la em suas belas artes.
Não importa se você tem a melhor espada feita pelo melhor Mestre ( katana kaji ) se a mão que a impunha é fraca.
O ambiente escolar deveria ser um ambiente acolhedor e propício ao ensino e desenvolvimento socio-intelectual, mas ao desconsiderar a humanidade e condição humana nas escolhas de professores, esse ambiente acolhedor se esvai. Uma escola sem humanidade, com viso no lucro e em um tal " reconhecimento" e "Tradicionalismo" mata e derrete o cérebro jovem fugazmente moldavel e o transforma em mais um sem humanidade, sem acesso a arte o jovem não sabe se expressar, sem a literatura o jovem não sabe falar, escrever se transpor em um texto. Matematica, gramática, Fisica, Biologia são inevitável para o abatedouro artistico chamado enem,mas poesia literatura, cinema, romance, amizades familia, são motivos para estarem vivos, então não cedam suas almas a esse sistema doentio que lhes prendem,abram suas mentes e busquem conhecimento que o transforme em um pensador critico porque com isso, você conseguirá enxergar por trás de cada mascaras
Quantas vezes a caneta ou pincel torna-se uma ponte para expressar o que a alma guarda?
Às vezes tudo que precisamos é de uma tela ou papel em branco.
As Cores do Médio Vale do Itajaí
Da paleta de artista
da minha Mãe
a poesia visual aqui
em Rodeio se cria
com as belas cores
do Médio Vale do Itajaí.
Pincéis da minha Mãe
que criam e recriam
paisagens daqui,
paisagens bucólicas
próximas e distantes,
Saem deste pincéis
também mares
desertos e montanhas.
Da paleta de artista
e dos pincéis da minha Mãe
saem as cores deste
nosso mundo azul e colorido,
e toda a vontade de viajar
sem deixar este lindo lugar.
Como o painel da Guerra
na entrada para confrontar
a consciência este é o poema
que apresento a Humanidade.
O Deus da Guerra nunca
mais dançará neste país,
O Brasil de Portinari
haverá de ser ainda muito feliz.
Como o painel da Paz
na saída para iluminar
a consciência é o meu poema
para converter a guerra em paz plena.
O Deus da Guerra nunca
mais ousará tocar no meu continente,
na América Latina
e em cada país das Nações Unidas:
(O Deus da Guerra sempre morre
diante de quem escreve poesias).