Engenharia Civil
Moçambique hoje vive os seus piores momentos após a guerra civil que durou quase 16 anos entre o Governo da FRELIMO e da RENAMO. E muitos não compreendem que o sistema democrático Moçambicano foi mal pensado em todas as suas vertentes. Hoje exige-se algo que devia ser exigido no momento da assinatura do acordo geral de paz, a desigualdade social, política e econômica que hoje se vive em Moçambique é fruto de uma Democracia mal estruturada e mal pensada. Furucuto, 2024
Vivemos numa guerra civil entre policiais e bandidos, onde muitas vezes são pessoas oriundas do mesmo extrato social, amigos de infância que, por ironia do destino, estão lutando em lados opostos.
É deprimente esse cenário onde pisam-se, corrompem-se, prostituem-se, drogam-se, matam-se uns aos outros e todos que atravessam no caminho.
Enquanto os maiores culpados dessa realidade caótica desfrutam de um bom vinho bem distantes desse ninho.
Saímos da África em busca da água, encontramos o rio Nilo. Os sumérios foram a primeira civilização a deixar relatos escritos. Na Mesopotâmia, houve o dilúvio; no Egito, no povo inca e em todos os povos que têm relatos escritos. Cadê a lógica em acreditar na enchente do catolicismo?
Uns são responsáveis pela tirania da desobediência civil e outros são irresponsáveis pela insatisfação espiritual, igualmente culpados por uma sociedade espiritualmente enferma, tímida, vazia e carente da sabedoria divina.
Estamos perdendo o foco, a coragem, a credibilidade e a força da disciplina civil, militar e política, uma vez que a bandidagem faz o que quiser sem que a sociedade seja recompensada para identificar os infratores da anarquia social, os desordeiros criminalistas e qualquer cidadão responsável por suas condutas reprovadas pelo povo, pelos políticos e pelos magistrados.
Uma liderança mal-resolvida, com assuntos pertinentes somente à construção civil, sítio, mídia e eventos na agenda, o rebanho é vítima do mundo que assola suas famílias, a vizinhança e a sociedade.
Os homens que pegam em armas para matar inocentes em guerra civil serão punidos na forma da Lei do Tribunal de Cristo, que condenará os culpados por tirarem a vida dada por Deus.
Quanto a democracia brasileira não há nada que impeça, diante da nossa Constituição Civil, o cidadão negro de garantir os seus direitos em cargos públicos distritais, municipais, estaduais e federais.
"A capacidade de integração direta da Defesa Civil com a comunidade é inversamente proporcional aos impactos do desastre e à resiliência dessa comunidade frente às adversidades."
"Políticas públicas de Proteção e Defesa Civil que excluem a participação efetiva da sociedade, especialmente dos mais vulneráveis, deixam de ser verdadeiramente defesa civil e se tornam meras formalidades sem impacto real."
"Proteção e Defesa Civil Brasileira: não é milagreira, nem majoritariamente profissional. Carece de investimento, qualificação acadêmica e estrutura para cumprir seu dever constitucional na gestão de riscos e desastres. Ainda assim, é tratada como última prioridade orçamentária e mero puxadinho político."
Infelizmente a sociedade civil está trazendo para si o partido da briga entre a política e a imprensa, enquanto deveria ser conscientizada que no final da onda quem fica do nosso lado mesmo é só a imprensa, enquanto os políticos arrumam as malas e vão embora.
Julgar por pensar diferente, não pesquisar, não entender que se pode evoluir ou se achar mais civilizada do que qualquer pessoa revelam que a barbárie está em toda a Humanidade.
Henry David Thoreau exerceu a desobediência civil dele sem gerar desordem, criticou o Governo, escreveu livros para ensinar a pensar e foi morar sozinho no meio do mato.
Ser solteiro ou ser casado
só diz respeito a você,
O Estado Civil é apenas
uma escolha na vida
que deve ser feita
de maneira significativa,
Porque o único estado
que me importa que
você seja muito feliz.