Educar Filhos
Instruído por Deus
Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de seus filhos. - Isaías 54:13
Nossa filha mais velha, Lisa, estava se preparando para se casar, e eu me vi fazendo coisas que normalmente não faço. Paguei por coisas que de outra forma não compraria. Eu me interessei por coisas que não me interessam: decorações, refeições, velas.
E eu refleti. Como eu pensava nos 22 anos que haviam se preparado para o grande dia, algumas coisas se destacaram.
A primeira foi a maravilha de tudo. Outro dia (ao que parece) minha garotinha tinha cachos no cabelo como mascote pré-escolar do time de basquete que eu treinei. Agora ela era professora de música do ensino médio prestes a se tornar esposa de um pastor de jovens.
A segunda coisa que se destacou foi a emoção de saber que ela havia chegado tão longe pela instrução de Deus. Ela havia aprendido o que é “ser ensinado pelo Senhor”, como Isaías colocou (54:13). Somente Deus poderia ter tocado seu coração para receber a salvação. Somente o Espírito Santo poderia dirigi-la nos caminhos certos. Somente o ensino de Deus é impecável.
Não importa quanto nos esforcemos para preparar nossos filhos para a vida, nada disso importa sem “o treinamento e a admoestação do Senhor” (Ef. 6: 4). Quer os preparemos para o jardim de infância ou para um casamento, essa é a base do treinamento que durará a vida inteira.
Oh, ensine a Palavra de Deus a estes, seus preciosos.
Para orientação, diga a suas filhas e a seus filhos
Daquele que os ama ainda mais que você,
e Ele será o Guia deles por toda a vida. - Anon.
Treine uma criança da maneira que ela deve seguir, mas certifique-se de seguir por esse caminho. Dave Branon
Sabedoria e vigilância...
Deem atenção e brinquem com seus filhos. Sejam seus amigos e confidentes. Porquê, se você não fizer assim, tenha absoluta certeza que os traficantes, o farão melhor do que você. Os filhos são teus; então, cuide que seja você a cuidá-los amém?
Pense nisso...
Pr. Valdemar Fontoura
Rubens Paiva não foi o único “desaparecido”. Há centenas de famílias na mesma situação: filhos que não sabem se são órfãos, mulheres que não sabem se são viúvas. Provavelmente, o homem que me ensinou a nadar está enterrado como indigente em algum cemitério do Rio. O que posso fazer? A justiça neste país é uma palavra sem muita importância.
O que dar aos nossos filhos
Não os esconderemos dos filhos, dizendo à geração que virá os louvores ao Senhor. - Salmo 78: 4
A cada ano, os americanos gastam US $ 24 bilhões em seus filhos. Muito disso é essencial, mas bilhões de dólares destinam-se a um catálogo interminável de “coisas” - Furbies, Barbies, Gorros, CDs, TVs.
É errado gastar tanto em crianças? Essa pergunta não tem uma resposta fácil. A questão mais difícil é a seguinte: os pais gastam dinheiro com seus filhos para que não precisem passar tempo com eles? Um estudo, publicado no The Wall Street Journal , deixou essa impressão. Revelou que a maioria das crianças de 10 e 11 anos tem TV nos quartos e pode assistir o que quiser.
A verdadeira questão não é o dinheiro, mas a razão para gastá-lo. Os pais querem se divertir, se entregar e comprar o amor de seus filhos? Ou eles querem treinar seus filhos em piedade? Isso requer instruções cuidadosas da Bíblia.
Leva tempo para “educar uma criança” (Pro. 22: 6). É preciso perseverança para os pais disciplinarem (Pv 3:12). É preciso ensinar os princípios de Deus (Dt. 4: 9). É preciso sabedoria para ser justo (Ef. 6: 4; Colossenses 3:21). É preciso diligência para administrar bem uma família (1 Tim. 3:12).
As verdades e os princípios da Bíblia, ensinados com tempo, perseverança, esforço, sabedoria, diligência - é isso que devemos dar a nossos filhos.
Como pais, devemos ter este objetivo:
Ensinar a nossos filhos o autocontrole;
Com disciplina firme e amorosa,
nós os manteremos longe dos caminhos do pecado. —DJD
O melhor presente que você pode dar aos seus filhos é o seu tempo. Dave Branon
Os filhos são nossas prioridades absolutas, as pessoas mais importantes de nossas vidas, a parte mais valiosa de nossos corações e os únicos que estão em nossas mentes a todo momento.
Por eles, fazemos tudo com um sorriso no rosto, porque sabemos que vale a pena, porque a sua alegria é a nossa alegria e nossas almas se alegram por tê-los por perto.
Ainda que desejemos, nem sempre podemos estar com eles a todo momento, e é por isso que sempre buscamos fazer o nosso melhor para tornar nossas interações sempre felizes e positivas, trazendo todo o amor, segurança e carinho que eles precisam para que estejam sempre bem e guardem boas lembranças ao nosso lado em suas mentes e corações.
Carregamos lembranças da infância conosco por toda a vida e somos constantemente influenciados pelas experiências que vivemos nessa idade. Por isso, é fundamental que nos esforcemos para que as nossas crianças cresçam com uma base saudável, recordando de nós e das demais pessoas em suas vidas com muita gratidão e carinho.
Devemos estar sempre presentes para eles, celebrando suas descobertas e conquistas, reforçando sua autoestima, preservando suas mentes e corações e cuidando para que tenham apenas pessoas positivas por perto, que os preencham com influências positivas.
Meus filhos são minha prioridade, mas eu não me deixo de lado
Mesmo que nossas vidas mudem muito depois de termos um filho, e nos vejamos obrigados a rever nossas prioridades, isso não significa que devemos negligenciar a nós mesmos e nossos relacionamentos para viver totalmente em função deles.
Nossos filhos sempre serão a coisa mais preciosa que possuímos e sairemos de nossos caminhos quantas vezes forem necessárias para garantir que eles estejam sempre felizes. Nós os protegeremos de qualquer tipo de ameaça em suas vidas, mas para isso não precisamos esquecer de que nós também temos uma vida.
Quando cuidamos de nós mesmos, fazemos um investimento na felicidade de nossos filhos, porque, para que possamos cuidá-los da melhor maneira possível, precisamos primeiro estar bem com nós mesmos, em todos os níveis de nossas vidas.
Não devemos negligenciar nossos relacionamentos românticos, amizades e demais vínculos em nossas vidas, porque também precisamos ser felizes e completos, e para isso é necessário que tenhamos pessoas especiais ao nosso redor.
Dedico um tempo todos os dias para os meus tesouros
O papel de mãe e pai é integral. Nossos filhos não deixam de precisar de nós da noite para o dia e realmente não importa se estamos cansados, se trabalhamos o dia todo ou se não dormimos bem à noite. Essa missão nos acompanha a todo momento.
As crianças, ainda quando muito novas, entendem o que acontecem ao seu redor, sabem quando são amadas, compreendidas e quando recebem atenção, e esses sentimentos as acompanham e ajudam a moldar sua estrutura emocional. Por isso, precisamos fazer valer nossa presença em suas vidas.
Assim, dedique um tempo todos os dias para promover uma conexão especial com seus filhos. Brinquem, leiam histórias, assistam a desenhos, cozinhem, cantem. Enfim, faça com que eles sempre saibam que você está presente e ama compartilhar momentos ao seu lado! Essa segurança será muito importante durante o seu período de crescimento e pela vida toda.
Nossos filhos são nossas maiores prioridades, e quando se trata deles, o resto do mundo pode esperar.
Quando a gente coloca filhos no mundo, a gente quer que o filho seja gente.
A gente ama, educa, orienta, impõe regas.
Mas, nenhuma MÃE é cega, o que cega a gente é o AMOR que temos pelos nossos filhos.
Um AMOR INCONDICIONAL!
Por isso não enxergamos nada.
Quem está no controle?
Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. -
Romanos 8:14
Escritura de hoje : Romanos 8: 1-14
Por natureza, todos nós temos o desejo de controlar nosso mundo. Desde a infância, nos voltamos para o nosso próprio caminho independente, tentando controlar as circunstâncias, o futuro, as pessoas - e até Deus, se pudéssemos. Como não podemos, acabamos frustrados, hostis e críticos.
Nossa necessidade de estar no controle está enraizada no amor-próprio excessivo. Por exemplo, quando as pessoas que amamos estão doentes, geralmente queremos que elas melhorem, para que possamos descansar um pouco e não precisarmos nos preocupar com elas. “Resuma tudo isso”, disse um professor da Bíblia, “estamos loucamente apaixonados por nós mesmos!”
Em Romanos 8, o apóstolo Paulo chamou esse egocentrismo de "carne". Por natureza, vivemos como se devêssemos à carne nossa obediência. Paulo nos lembrou no versículo 12 que isso não é verdade. Ele então ofereceu uma alternativa eficaz: podemos ser guiados e controlados pelo Espírito de Deus (v.14). Podemos ter medo de desistir do controle de nossas vidas para Deus, mas não precisamos. O controle humano nos algema; O controle de Deus nos dá liberdade. O controle humano insiste em resultados imediatos; O controle de Deus permite um processo de mudança ao longo da vida.
Você está "loucamente apaixonado" por si mesmo? Por que não entregar os controles de sua vida a Deus. Peça a Ele para mudar você e ajudá-lo a amá-lo e aos outros.
Refletir e orar
Estar sob o controle de Cristo é ter verdadeira liberdade. Joanie Yoder
Ter filhos de fato acaba com a adolescência. Todos nós somos pais ou filhos: aqueles que tomam a responsabilidade ou aqueles que a exigem dos outros.
Pacificadores
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. -
Mateus 5: 9
Escritura de hoje : Mateus 5: 1-10
Eric Liddell, o corredor escocês cuja vida foi retratada no filme Chariots Of Fire , serviu como missionário na China por 20 anos - os dois últimos em um campo de internação japonês durante a Segunda Guerra Mundial. Ele era conhecido como um pacificador entre indivíduos e grupos sempre que a raiva aumentava no ambiente estressante do campo. A vida de Liddell deixou uma impressão profunda em todos.
Quando um guarda japonês perguntou por que Liddell não estava na lista de chamadas um dia, um homem disse que Eric havia morrido inesperadamente algumas horas antes. O guarda fez uma pausa e respondeu: "Liddell era cristão, não era?"
Liddell não falava japonês; o guarda não falava inglês. Seu único contato direto era nas chamadas necessárias, duas vezes por dia. Como o guarda sabia que Liddell era cristão? Ele deve ter visto Cristo em Eric ao resolver conflitos no campo.
"Bem-aventurados os pacificadores", disse Jesus, "porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5: 9). Os próprios pacificadores estão cheios da paz de Deus, a própria qualidade com a qual ajudam os outros. Mais do que resolver argumentos, os pacificadores são evidências vivas do amor reconciliador de Deus em Cristo.
Em casa, no trabalho ou na escola, podemos mostrar Jesus Cristo aos outros pela maneira como lidamos com os conflitos.
Refletir e orar
Os melhores pacificadores são aqueles que têm paz com Deus. David C. McCasland
Abrace seus filhos e não trabalhe tanto: a mensagem emocionante de um pai que perdeu seu filho
Uma tragédia familiar norte-americana tem comovido a internet. O menino Wiley, de apenas 8 anos, morreu afogado enquanto dormia por conta de uma complicação causada por sua epilepsia infantil.
A situação foi devastadora para a família toda, mas principalmente para o pai do menino, J. R. Storment, empresário e viciado em trabalho.
Storment levava uma vida parecida com a de muitos de nós. Dedicava muitas horas do dia ao trabalho e sem perceber passava mais tempo dentro da empresa do que com a própria família. Não tirava férias havia oito anos, desde o nascimento do filho que perdeu.
Dono do próprio negócio, uma empresa de tecnologia, ele passava a maior parte do dia no trabalho, mal aproveitava o tempo com a esposa e os filhos. Foi em um desses dias que Storment recebeu a pior notícia de sua vida por meio de uma ligação: seu filho havia morrido afogado durante o sono.
No momento, o empresário estava em uma conferência com mais 12 pessoas e deixou tudo para trás para ir cuidar de sua família. Precisou ainda esperar 2 horas para despedir-se do pequeno Wiley, uma experiência que mudou completamente sua maneira de viver a vida.
Depois de todo o trauma, Storment passou a dedicar-se a orientar outros pais a prestarem mais atenção em sua família e aproveitarem mais momentos juntos para que não passassem pelas mesmas dores que ele.
Storment contou sua experiência por meio de uma publicação no LinkedIn, propondo uma reflexão muito profunda sobre o uso do tempo dos pais.
“Muitos perguntam o que podem fazer para ajudar. Abrace seus filhos. Não trabalhe até tarde demais. Muitas das coisas com as quais você gasta seu tempo provavelmente se tornarão um arrependimento quando não tiverem mais tempo. Acho que você tem reuniões o dia todo com as pessoas para quem trabalha. Você tem esse horário regularmente marcado com os seus filhos? Se há alguma lição a tirar disso, é lembrar aos outros, e a mim mesmo, a não perder as coisas importantes.”
Sobre os últimos momentos com o filho, ele disse: “Deitei ao lado dele na cama, segurei sua mão e repeti: ‘O que aconteceu, amigo? O que aconteceu?’ Ficamos com ele por cerca de 30 minutos e acariciamos seus cabelos antes que voltassem com uma maca para tirá-lo. Puxei-o para fora, segurando sua mão e sua testa através da bolsa enquanto o carregavam para a saída da garagem. Os carros foram embora. O último a sair foi a minivan preta com Wiley.”
A mãe de Wiley, Jessica Storment, compartilhou a publicação do marido no LinkedIn, reforçando o apelo de Storment e convidando os pais a estarem mais perto de seus filhos:
Se aprendemos alguma coisa, é que a vida é frágil e o tempo pode ser cruelmente curto. Se você é pai e tem a capacidade de passar mais tempo com seus filhos, faça-o. Quando tudo acaba, restam apenas fotos. O tempo não está mais disponível para você. É inestimável e não deve ser desperdiçado. Tire suas férias e saia com eles. Você não vai se arrepender dos e-mails que você esqueceu de enviar.
Storment aprendeu a lição da maneira mais triste possível, mas hoje pode fazer o seu melhor pelo filho que ainda está vivo. Lembre-se dessa história todas as vezes em que perceber que está colocando o trabalho na frente da família. Uma ligação ou e-mail podem ser enviados no dia seguinte, mas muitas vezes você não terá a oportunidade de abraçar seu filho ou colocá-lo para dormir uma última vez.
Não desvalorize o tempo com seus filhos e sua família, porque ele pode não voltar.
A tarefa de um pai
Pais, não provoquem a ira de seus filhos, mas os educem no treinamento e na advertência do Senhor. - Efésios 6: 4
Escritura de hoje : Deuteronômio 6: 1-9
Que qualidade admirável é comum a sagüis, siamangs, cavalos-marinhos e jacanas? Aqui estão suas pistas. Saguis são macacos do tamanho de esquilos. Siamangs são membros da família dos macacos. Cavalos marinhos não são realmente cavalos. E as jacanas são aves pernaltas do tamanho de um robin, às vezes chamadas de "trotadores de lírios" porque seus dedos longos permitem que eles passem pela água em lírios.
Seu tempo acabou. Aqui está a resposta que estou procurando: O macho de cada uma dessas espécies cuida de seus filhotes.
Eu gostaria que isso pudesse ser dito de todos os pais cristãos sobre a nutrição espiritual de seus filhos. Os pais têm uma oportunidade maravilhosa de incentivar, alertar, ensinar, aconselhar e modelar a vida cristã para eles. É significativo que as instruções de Moisés em Deuteronômio 6 foram direcionadas aos pais. O versículo 7 explica especialmente uma tarefa do pai: ensinar seus filhos.
Isso soa como a declaração de Paulo em Efésios 6: 4. Ele disse que os pais devem criar seus filhos "no treinamento e admoestação do Senhor". Os pais cristãos que fizerem isso se distinguirão dos outros pais e serão obedientes à vontade de Deus. Oh, que nossos filhos sejam nutridos por mães e pais que amam o Senhor!
Refletir e orar
Pais, dêem orientação
e instrução a seus filhos da Palavra de Deus;
Depois, com sabedoria e compaixão
Ensine-os a amar o Senhor. —Sper
Um exemplo cristão é o maior presente de um pai para seus filhos. Mart DeHaan
Um Pai Nutritivo
Não provoque a ira de seus filhos, mas crie-os no treinamento e na advertência do Senhor. -
Efésios 6: 4
Escritura de hoje : Efésios 6: 1-9
Aprender um ofício como aprendiz não está tão envolvido agora como nos dias passados. Hoje, quando alguém é designado para um departamento ou indivíduo para aprender um emprego ou atividade, ele o faz por observação, instrução e prática.
Mas, no passado, um aprendizado geralmente começava enquanto o aluno ainda era jovem. Ele foi morar com o professor e viveu como ele vivia. Ele estava com o mestre carpinteiro ou ferreiro 24 horas por dia, observando todos os seus movimentos e seguindo suas instruções cuidadosas e às vezes severas. Ele aprendeu a habilidade, mas aprendeu muito mais que uma profissão. Ele estava sendo ensinado todo um modo de vida.
Esse conceito de vida total está incorporado na palavra traduzida como "treinamento" em Efésios 6: 4. O mandamento se aplica a pais e mães, e significa muito mais do que ensinar a Bíblia e a crença cristã, apesar de estarem envolvidas. A expectativa é que, por meio de palavras e exemplos pessoais, os pais nutram seus filhos e os ensinem o que significa viver para Cristo em um sentido prático e diário.
Certamente, as crianças aprendem muito sobre Deus na escola dominical. Mas somente de você, pai e mãe, eles verão o que significa andar com Jesus de uma maneira total.
Refletir e orar
Deus nos dá filhos por um tempo,
para treiná-los no seu caminho,
para amá-los e mostrar-lhes como
seguir e obedecer. —Sper
Treine uma criança da maneira que ela deve seguir, mas não deixe de seguir você mesma. David C. Egner
Se um homem e uma mulher se casam e decidem com convicção de que não querem ter filhos, por razões e mais razões que imaginam ser relevante, é que ainda são namorados legalizados e filhos na imaturidade de serem pais!
"Nada além do normal, pois quem pode dizer se sou ou não normal?
Somos filhos da loucura do mundo, nascidos para viver intensamente apenas.
Insanamente normal eu sou, com meus dilemas e problemas traduzidos em palavras."
Temos que viver de uma maneira que nossos filhos quando pensarem em Amor ao próximo, Caráter, Generosidade e Honestidade, que eles se lembrem de nós.
O que o pai pode fazer pela mãe
Seus filhos se levantam e a chamam de abençoada; seu marido também, e ele a elogia. - Provérbios 31:28
Escritura de hoje : Provérbios 31: 10-31
O adesivo diz: "Minha esposa diz que eu nunca presto atenção ao que ela diz - ou algo assim." É engraçado, eu admito, mas quanto mais eu penso sobre isso, mais eu não quero ser esse tipo de coisa. um marido.
Muitos maridos desenvolveram uma atitude em relação às esposas, ouvindo sem entusiasmo o que dizem e não lhes dando o respeito de 100% de atenção.
Um marido que faz isso, ou de alguma forma mostra desrespeito, deve considerar como suas palavras e ações também afetam seus filhos. Afinal, ele não está apenas falando como marido - ele está falando como um pai que precisa ensinar seus filhos a respeitar a mãe.
Em Provérbios 31, o escritor menciona que os filhos da mulher virtuosa “se levantarão e a chamarão de abençoada” (v.28). Esse tipo de honra não é fácil. Trata-se de uma mãe que mostra bom caráter, mas também de crianças ensinadas por um pai amoroso e confiante, como é importante mostrar respeito pela mãe.
Maridos e pais, renovem seu compromisso de amar e honrar sua esposa com palavras gentis, ações ponderadas e comunicação respeitosa. Muito tempo depois que as flores morrem e o perfume desaparece, esse tipo de presente continuará sendo apreciado. E seus filhos também perceberão.
Refletir e orar
Marido, mostre a sua esposa que você a ama;
Dê-lhe honra e respeito;
Ouça atentamente quando ela estiver falando;
Atos de bondade não negligenciam. —Sper
Um exemplo cristão é o maior presente que os pais podem dar aos filhos. Dave Branon
Senado e Câmara estão impregnados do mal. Filhos do demônio não se cansam de explorar o povo. Sanguessugas do inferno. Rogo a Deus que baixe sua mão sobre esses malditos.
A criança recebe tudo dos pais,
que querem dar uma vida melhor para seus filhos.
Alguns pais esquecem de dar o NÃO,
para ensinar-lhe que nem tudo é possível.
A criança cresce e se relaciona com outra,
e quando recebe um NÃO,
fica perdida,
não aceita,
mata,
se mata.
Como se a pessoa amada fosse um brinquedo
que não pode ser perdido.
Se eu e meus filhos temos uma boa formação agradeço primeiramente a Deus aos meus pais e aos Professores e Diretores com quem convivi por muito tempo nesta escola. Obrigado aos Professores e Diretores da Escola Dr. José Rodrigues Seabra – Itapeva –MG.