Educar
O educar até passa pelo ensino... Apenas passa. Mas está centrado mesmo é no ser. Bem mais que reflexão, educação é reflexo.
Educar as consciências se torna hoje um imperativo para que nossos filhos saibam descobrir o sentido e o valor das coisas e dos próprios atos. Caso contrário, a ciência, a mídia ou outras instâncias mediadoras da cultura se tornam o critério do bem ou do que é verdadeiro e justo.
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Nestes tempos em que se alardeia mais do que nunca o ato de educar, fracassamos exatamente por tentarmos fazer num ato o que exige de nós um processo...Um interminável processo.
PROCESSO EDUCATIVO
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Educar não é um ato, como sentenciam educadores modernos. É, na verdade, quase um processo judicial. A depender de como educamos, podemos salvar ou condenar uma vida.
ASSIM, NÃO ASSADO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Quem quiser educar meus instintos de harpia;
dar à luz do meu dia seu clima de sótão;
modelar minhas asas para voos curtos,
cairá de meus surtos em plena vertigem...
Se tiver ilusão de me amansar aos poucos,
pôr coleira e corrente no meu coração,
saberá que meus sonhos são anti-armadilhas
e são anti-estratégias as minhas verdades...
Não invente uma forma de virar o jogo,
não há fôrma que amolde a natureza em mim,
sou assim, não assado por fogo de ofício...
Caso queira esse caso de acaso e soltura,
cuja lei da procura não distorce oferta,
venha simples e aberta pra fechar comigo...
SABOR DE SABER
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Educar não precisa ser solene
feito missas rezadas em latim,
fim do mundo esperado em contrição
por cordeiros em filas indianas...
Estudar é pra vida; não pra morte;
para um mundo melhor; não pra batalhas;
pra ter norte, não pra ter labirinto;
pra vencer desafios; não pessoas...
Uma escola não tem que ser um templo,
um exemplo não tem que ser severo
nem o mundo precisa ser cruel...
Pode ser meio circo, meio pão,
ilusão que seduz a realidade
de quem sabe achar sabor no saber...
Educar e cuidar é uma similitude, e deve haver participação ativa de ambas as partes familia e escola para que haja consolidação de aprendizado na vida de cada indivíduo... porém o maior rival têm sido a liberdade que muitos pais usam pensando que estão fazendo o bem para o filho.
Penso que, para diminuir a violência contra a mulher, é preciso, antes de tudo, educar o ser humano desde a infância até a idade adulta de forma permanente e contínua, visando formar verdadeiros cidadãos.
Criar leis e dar voz às mulheres sem atacar a "causa maior" não é o suficiente para reduzir o feminicídio.
Precisamos falar a mesma língua em todas as esferas da sociedade, visando dar um basta nessa situação.
A escola reflete a sociedade onde está inserida, para educar crianças em situação de extrema vulnerabilidade, é necessário fornecer dignidade não apenas às crianças, mas também às suas famílias.
Os pais têm a responsabilidade de educar seus filhos, sem ceder a chantagens ou ameaças, e essa autoridade deve ser exercida com convicção e baseada no pátrio poder.
O uso do "não" demarca a prerrogativa de estabelecer limites, os quais nem sempre precisam ser justificados para a criança.
Embora essas ações possam parecer injustas em algumas ocasiões e sejam passíveis de contestação durante a adolescência, nesse momento, pode-se afirmar que assumiram conscientemente o papel de ser pais atuantes, aceitando o risco de cometer erros, sem jamais serem negligentes ou ausentes.
🧒 Ensine Crianças e Adolescentes a Cuidarem da Pele Desde Cedo
Educar nossos jovens sobre a importância do cuidado com a pele é investir no futuro da saúde deles. Ensinar práticas de proteção solar, como o uso de protetor solar, roupas adequadas e evitar exposição excessiva ao sol, é fundamental para prevenir problemas futuros.
Formar hábitos saudáveis desde cedo é um investimento que rende benefícios a longo prazo. Como profissionais de saúde, temos um papel crucial em promover essas práticas e proteger a saúde da próxima geração.
ENSINAR E EDUCAR
Olhando sobre outro prisma, no que diz respeito a construção da personalidade humana, ENSINAR é conduzir o ser para que ele possa desenvolver em si as habilidades nele já existentes.
As diversas matérias, didaticamente falando, são meios de acionar as engrenagens dentro do ambiente cognitivo do próprio homem para que ele possa fruir dentro de suas próprias
capacidades.
Já a educação é um desafio, envolve o desenvolvimento dos mecanismo de compreensão, sensibilidade, percepção, empatia, resiliência, direitos e deveres para que tudo possa manter-se em equilíbrio em uma multidão de diversidades de seres humanos de pensamentos e comportamentos diferentes.
Rio Grande do Sul, a natureza divina pede passagem para educar...
Agora ricos e pobres estão no mesmo nível, no mesmo lugar. Deixarão com os entulhos o orgulho, as diferenças, e juntos vão recomeçar do mesmo patamar. Igualdade, solidariedade é a lição para a evolução.
A Missão de Educar os Filhos
Servir a Deus é cuidar com carinho do seu bem mais precioso. Nossa primeira e maior missão na Terra é a educação de nossos filhos. Foi confiada a nós, pais, a responsabilidade de mostrar a eles na prática os exemplos a serem seguidos aqui na Terra.
É no lar que começa a caridade, a prática do amor com estas pessoinhas, às quais devemos ministrar o conhecimento pleno do evangelho, na graça e na verdade. Observá-las sem julgamentos ou imposição e, através da liberdade de expressão, nos permitindo conhecê-las verdadeiramente.
A personalidade de cada filho, na individualidade de cada um, juntos, na diversidade, em harmonia, num lar cheio de alegria, sabendo o que é ser família. E, nas crianças, renovamos a esperança de um futuro promissor. É na educação que começa a evolução.
Nunca discuti com os mais velhos, senão ouvi-los o que têm para me ensinar e educar, porque um dia serei mais velho.
Se sua família tem sido uma cruz pesada, difícil de educar e andar na paz, busque individualmente a solução em Jesus, pois pelo seu exemplo a sua família pode ainda ser transformada.