Diversidade
Unir mente e coração e ser sincero consigo mesmo é como a fonte que serve à uma grande diversidade de propósitos, lava a terra e continua íntegra.(Walter Sasso)
Eu não tenho problemas de relacionamento com a diversidade. São as pessoas que tem problemas ao se relacionarem com a diversidade que eu sou.(Walter Sasso - Autor dos livros "Sem Denise e Dobra Púrpura")
Aceitar a pluralidade da humanidade, diversidade de espírito e pensamento é a única e aceitável unidade de espírito. (Walter Sasso – Autor dos livros "Sem Denise" e "Dobra Púrpura")
Harmonia se opera com diversidade. Sintonia é sinfonia. São inúmeros os instrumentos tocando as mesmas canções. Não deixemos que a nossa ideia tirana de concerto acabe desconcertando os outros; a humanidade restante. Tal tirania pode prejudicar, fatalmente, o belo e grande show da vida.
TRADICIONALIZANDO A DIVERSIDADE
Demétrio Sena - Magé
Há um conceito equivocado e nocivo de família uniforme. Do clã tradicional, cujos membros rezam na mesma cartilha, têm as mesmas ideologias, crenças e opiniões. Isso nunca deu certo. O mundo nunca deu certo, porque as famílias sempre foram tiranas e fomentaram guetos pela fomentação de protagonismos... de grupos majoritários e dominadores... e as famílias são a sociedade... suas mazelas e seus acertos internos se refletem aqui fora.
Quero a família em que a oração de um não menospreze o mantra do outro... em que o incenso deste jamais desqualifique o ebó daquele... e as fés de todas as vertentes não segreguem o ceticismo do ateu... onde a formação de cada nova família seja plenamente aceita, não importa que a união seja hétero, homoafetiva ou apenas um ajuntamento informal, sem cerimônias e assinaturas. Não quero a família liturgicamente obrigatória, nem que as famílias ora marginalizadas se tradicionalizem no futuro e marginalizem as que hoje se afirmam tradicionais.
O mundo nunca será uma família, enquanto as famílias que o compõem brigarem por supremacia religiosa... comando sociopolítico e cultural... protagonismo étnico, de gênero e de qualquer outra natureza. Está na hora de sermos quem somos, nos grupos aos que pertencemos na sociedade externa, para sermos também assim em família e não exigirmos que todos os membros sejam cópias uns dos outros. Que a diversidade, esta sim, se torne a tradição.
Promover a diversidade sem nos fechar em guetos isolados é essencial para uma sociedade inclusiva e equitativa.
Oportunidade para a diversidade mostrar suas capacidades e habilidades em um ambiente de desigualdades.
Apenas a diversidade na aparência não basta; é fundamental que as maiorias minorizadas também alcancem posições de impacto e influência.
Ter uma variedade de rostos na tela da televisão pode sugerir "representação", mas é apenas quando essas mesmas pessoas têm voz ativa na tomada de decisões que verdadeiramente promovemos a "verdadeira representatividade", assegurando a inclusão de múltiplas perspectivas.
Portanto, é fundamental que indivíduos diversos assumam cargos de poder e liderança, onde poderão influenciar e moldar políticas que afetam suas comunidades, impulsionando, assim, uma sociedade mais justa e inclusiva.
Que toda a especiosidade da diversidade dos meus sentimentos, sejam sempre mantidas em segurança e livre de danos desnecessários.
A diversidade é a ingrenagem que dá sentido à vida, tornando possível a convivência humana. Do contrário, só haveria contrassenso, tudo seria homogêneo, insosso e monótono.
120522
DIVERSIDADE
No alto do elevado,
visão privilegiada,
vejo Olinda e Recife,
juntas e conectadas.
Arco-íris de verdade
mostra a diversidade
do povo dessas cidades.
EXPLOSÃO ...
Se o cerrado é imensidão, seja então
Mais vida, e a diversidade fomento
Ao diferente, inclusão em comunhão
Um só instante de puro sentimento
Ele hoje morre ao sabor do contento
Progressiva a sua leviana destruição
Se em combustão ou não, violento
Quando a mão do avança é em vão
Açula-se, a tristura em um dolo frio
É destruição que provoca arrepio
Choro e pesar, tal chaga duma dor
Que na extinção que se olha aqui
Os versos enturvam e não mais ri
É uma explosão de vil desamor! ...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
07/01/2021, 17’39” – Triângulo Mineiro