Direitos e Deveres
O sábio cumprimento dos nossos deveres, nos preserva na dinâmica necessária de nossa utilidade diante do coletivo.
O homem, quando sofre, faz uma ideia do bem e do mal, ou seja, do bem que os outros lhe deveriam fazer e que ele pretende como se do seu sofrimento derivasse um qualquer direito a ser compensado, e do mal que pode fazer aos outros como se igualmente o seu sofrimento o autorizasse a praticá-lo. E se os outros não lhe fazem o bem quase por dever, ele acusa-os; e de todo o mal que ele faz, quase por direito, facilmente se desculpa.
É fácil fechar compromissos por ver a vantagens dos direitos, difícil é assumir as responsabilidades e fazer valer os deveres, ainda que os outros abram mão.
Todos têm livre arbítrio para exercer a vida a sua maneira. A mim, cabe o dever de usar o livre arbítrio sempre para fazer o melhor na minha vida. Aos outros, o direito de escolha.
"Arrependimento há, o que não há são meios que deveriam ser gerados pelo Estado, para colocar o arrependimento em prática na execução da pena."
Temos todo o direto de errar, porém cabe somente a nós o dever moral de corrigir e reparar todo sofrimento causado por essa falta.
Todo ser vivo deveria ser zelado e respeitado, com a mesma responsabilidade e importância com que é tratado os seres humanos.
Israel jamais será uma pátria livre, porque briga por posses terrenas, quando deveria abrir mão dos seus direitos
em detrimento da felicidade do próximo.
O formato que todas as escolas dominicais deveriam adotar é aquele em que os seus alunos têm o direito de perguntar para aprender a viver bem com Deus e o próximo.
Estude primeiro as leis de Deus antes de cortar, podar ou impedir a liberdade e o direito do próximo trabalhar no cumprimento de seus deveres.
Catalogar os cidadãos como de primeira, de segunda e de terceira, é imoral e ilegal.
Todos são cidadãos à luz das Constituições dos Estados modernos; gozam dos mesmos direitos e estão obrigados aos mesmos deveres.
Consciência política é: a capacidade do exercício da cidadania usando o que lhe confere a Constituição Federal, na plenitude dos seus direitos e deveres, moldados no comportamento ético e moral, com compromisso social e democrático.