Dialogar
Quem realmente quer dialogar não foge do diálogo, ao contrário, procura se aproximar, se antecipa, promete e cumpre, responde!
Para conseguir algo na vida, devemos saber dialogar
para conseguir um bom entendimento... É assim que
se forjam verdadeiras amizades...
Ósculos e amplexos,
Marcial
PARA SER AMIGO É PRECISO UM BOM ENTENDIMENTO
Marcial Salaverry
Sempre será interessante saber como devemos fazer para conseguir um bom entendimento, o que conduz a uma sincera amizade, pois os relacionamentos humanos sempre são complicados, e precisamos aprender com os animais a arte da comunicação, uma vez que entre os animais é mais fácil, pois eles sabem como se comunicar. Já conosco a coisa é mais complicada, porque nem sempre sabemos usar corretamente o dom da palavra, usando por vezes palavras que são mal interpretadas e geram desentendimentos, e isso acontece quando coisas são mal explicadas, podendo gerar confusão, e assim sempre se torna difícil haver um bom entendimento, devido às diferentes maneiras de se interpretar a mesma coisa.
Existem algumas regras, que podem minimizar os problemas, mas o difícil é sua observância. E ainda temos que pensar que muitas vezes temos de buscar entendimentos que facilitem nossa luta pela subsistencia. E aí, a coisa se complica. Para ser ouvido, fale, mas nem sempre isso é possível, porque por vezes nossos interlocutores se julgam donos da verdade, e mal permitem que expliquemos certos fatos. Isso nos aborrece, e acabamos agredindo a quem queremos bem. Então, o que deve haver é um diálogo. Devemos ouvir primeiro, e falar depois. Isso sempre facilitará nossa argumentação. Saber ouvir é muito importante. Para ser compreendido, exponha claramente as suas idéias sem jamais abrir mão daquelas que julga fundamentais apenas para que os outros as aceitem. Claro que não é bem por aí, pois muitas vezes nossas idéias não podem ser totalmente aceitas, e devemos saber ouvir o outro lado, e ceder nos pontos que se revelarem conflitantes. Não podemos nos esquecer de que tudo na vida tem dois lados, tem duas maneiras de interpretação, e nem sempre a nossa, só por ser nossa, é a exata.
Acima de tudo, "busque o prazer antes do sucesso, a auto realização antes do dinheiro, fazer bem feito antes de pensar em obter qualquer recompensa", isso teoricamente está correto, mas existe algo chamado sobrevivencia, e muitas vezes temos que pensar nesse outro lado da coisa e, ao prazer de fazer bem feito, temos que ver a funcionalidade, e sempre será preciso pensar no retorno que poderemos ter. Salvo se nos estivermos dedicando a algo apenas por diletantismo. Mas sempre é necessário pensar-se igualmente no dinheiro que essa auto realização poderá gerar. Afinal, também temos que satisfazer o cruel vício da alimentação. Nenhum reconhecimento externo vai substituir a alegria de poder ser você mesmo, sempre lembrando que "status" é comprar coisas que você não quer com o dinheiro que você não tem, a fim de mostrar para gente de que você não gosta, uma pessoa que você não é". Sem dúvida alguma, quando podemos ser e agir exatamente como queremos é algo de muito bom. Procurar aparentar algo que não somos, obviamente é incrivelmente frustrante. Uma das atitudes que mais violenta personalidades é o tal de "manter as aparências". Não fazer determinadas coisas "porque não fica bem"... é o famoso "engolir sapos", porque precisamos ser assim. Não é muito agradável, além de incrivelmente indigesto... Ponderação e bom senso, sempre devem imperar.
Para conseguir as coisas, devemos ter paciência e determinação, pois nem sempre o êxito virá logo da primeira vez, portanto deveremos persistir, tentando atingir nossos objetivos. Se um caminho se fechou, poderemos tentar abrir outros, o que não se pode é entregar os pontos ante os primeiros obstáculos. Mas, se percebermos que já se fez tudo o que era possível, ou até mesmo um pouco além, há que se mudar de alvo para não se tornar, em vez de um vitorioso, apenas mais um teimoso. Persistir em algo viável é uma coisa. Insistir teimosamente em algo que se revela impraticável, não é sinal de bom senso. Para podermos recomeçar sempre, devemos nos perdoar pelos fracassos e erros que talvez tenhamos cometido, devemos aprender com eles e, a partir deles, programar as próximas ações. Nem sempre conseguimos tudo em curto prazo. Há que saber esperar a oportunidade. Nem tampouco devemos ficar esperando que os recursos todos nos venham às mãos, deveremos saber procurá-los, temos que ir à luta, se quisermos conseguir algo nesta vida.
De imediato, temos um grande objetivo, que é ter UM LINDO DIA, que poderá ser repetido enquanto tivermos pensamentos voltados para o bem e para a amizade, que sempre deverá nortear nossos atos e atitudes...
Minha pretensão como dramaturgo é dialogar com a contemporaneidade. O que tem sido complexo, já que ela não anda retornando meus telefonemas.
Esta capacidade humana
de dialogar com o outro diferente,
quebrar distâncias
e deixar que a própria vida
seja questionada pelo outro
é a qualidade maior
daqueles que alargam suas fronteiras
e não se deixam dominar pelo medo
e pelo preconceito.
Em um relacionamento é fundamental compartilhar, dialogar e ser franco, para que a gente corrija o que precisa melhorar e faça mais do que é bom e está dando certo! Pense nisso!
Quando os corações afastam-se, dialogar torna-se quase que impossível compreenderem-se.
Em meio uma pequena fala se não cuidadosa, os gritos surgem, o conflito está gerado, um quer falar mais alto que o outro.
Embora bem próximos, precisam gritar, parece que não se ouvem, de fato essa é a maior distancia entre dois seres, pois não são os corpos distantes mas sim seus corações.
Mas quando próximos os corações, quando a paixão impera entre os dois, pela mesma causa,bastam olhares e sussurros e compreende-se, pois a distancia não existe quando se tem sentimentos nobres.
Eu proponho, que sejam cuidadosos com as falas, por mais sinceras que sejam.
Não mensure frases espinhosas ou em farpas por calor do momento, nem em estado de fortes emoções, pois são as ditas palavras que distanciam os corações e se não ministradas com sabedoria pode levantar muros, barreiras, e a distancia será tanta que não encontrarão mais o caminho da volta, forçando assim o distanciamento dos corpos geograficamente.
E nobre ter a sinceridade por companheira, mas esta, se não moderada em momento oportuno é venenosa, visto que a franqueza que ofende não é sinceridade, e sim grosseria, grosseria que humilha e pode ferir ou matar a alma e lá se vão os anéis.
Vamos dialogar?
Por que tantas mulheres estão trocando a sensualidade pela vulgaridade?
Ser sensual não é mostrar-se inteira, ser sensual é ter atitude.
Não é a roupa curta, decotada, transparente e principalmente a ausência desta que faz a mulher sensual.
A mulher sensual possui uma exuberância natural em suas atitudes, no modo de falar, de se movimentar, de gesticular e não precisa de nudez para ser fascinante. Ela simplesmente é.
A sensualidade forçada, os excessos tornam a mulher vulgar.
E o corpo exposto em demasia por mais belo que seja, torna-se banal, passa uma mensagem de vulgaridade porque quando se se mostra tudo e não se deixa espaço para a imaginação e acaba-se o mistério.
Nem todos os sins são reais para mim.
Prefiro dialogar com o ato, do que me perder em palavras.
Prefiro caminhar sozinha, no silêncio, do que vagar por mentes perturbadas.
Sou sol, e encaneço em todo lugar.
Seja aqui,
Ali,
Ou lá.
Eu ainda vou querer brindar, sobre a luz do luar.
Vivemos numa era do sem paciência.
Sem paciência para dialogar!
Sem paciência para trabalhar!
Sem paciência para chefe!
Sem paciência para família!
Sem paciência para amizade!
Sem paciência para estudar!
Sem paciência para ler!
Sem paciência para esporte!
Sem paciência para malhar!
Sem paciência para assistir cinema, televisão, vídeos e teatro!
Sem paciência para orar!
Sem paciência para viver a vida, más com muita paciência para o depois e quando chega no fim, tem muita paciência, mas não tem mais tempo.
A tempos deixei de mão o habito de discutir com surdos , e comecei díalogar apenas com pessoas flexíveis , e que sim defendem com paixão o seu ponto de vista , mais se percebem que estao equivocados mudam a forma de pensar , porém a pessoas fora desse padrao eu me limito, pois percebi que é impossivel mudar um ponto de vista quando uma ideía mesmo idiota , faz o maior sentido para um tolo fanático , que tem como hobby ou capricho eu nao sei , dar vida e acreditar em ideias vãs, que em suma nao fazem o menor sentido , mais crêr nessas ideias da um prazer macabro a eles que chega a ser doentio.
"Procure ter uma mente que sabe raciocinar, que está aberta para dialogar. Pronta para reagir sem impulso".
Se não consegue ainda dialogar, se ainda não consegue exercer a compaixão, busque o silêncio como o plantio da semente do perdão.