Dialética

Cerca de 80 frases e pensamentos: Dialética

A dialética da existência é saber viver entre o ser social concreto e a experiência líquida da solidão.

Inserida por PAULOEMILIOAZEVEDO

Primeiro a empatia, depois a dialética e por último a conclusão.

Inserida por brunofuzari

A ética é o passaporte justo e trans pessoal da dialética para qualquer movimento.

Inserida por ricardovbarradas

Quer brigar contra o sistema? Estude. Sua dialética não será vazia.

Inserida por swamipaatrashankara

''É risível a tentativa de inseri conhecimento, o aforismo ''Maiêutica-dialética '', produz o verdadeiro saber imutável através de uma depuração do espírito''.

Inserida por EmanuelAvelino

Minha vida se resume a uma dialética entre alguem dizendo que tudo é mentira e do outro lado alguem dizendo que ta tudo errado

Inserida por mrgattax

É a dialética social que gerará a necessária ideia de igualdade. Ou seja, é a compreensão do confronto entre as classes sociais que faz surgir a ideia de igualdade.

Inserida por hideraldomontenegro

Negação


A⁠ negação da negação da dialética da reclusão.
De repente tudo que é sólido desmancha no ar!E, os mortos enterrem seus mortos! Os proletários do mundo se uniram, sem dar as mãos, de braços cruzados, em casa pararam às máquinas da produção.
É a prova da alienação daquele que trabalha e não é dono do produto, nem do pão que falta em casa ou ou do teto que faz e não tem, planta, colhe e não come.
Aquele que está na cela é solto, por causa do vírus, que não escolhe rico nem pobre, ainda que mais afetado, pois que está livre, mas não quer ficar preso na própria casa, é encarcerado.
Os filósofos já estudaram o mundo, agora cabe transformar.

Inserida por samuelfortes

⁠Resuminho:
A dialética filosófica: resumidamente é atacar em duas frentes aparentemente contraditórias, mas que levam a um único resultado pretendido.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Durante a aula de filosofia, eis a questão de um aluno:

Professor, se a dialética não é só conversar, o que é?

A dialética para filosofia, é o encontro de duas ou mais pessoas, cada um chega com uma ideia, ao se encontrarem cada um troca ideia, ao saírem seguem seu caminho com duas ideias ou mais.

Inserida por PauloRobertoPinchas

"Na minha dialética,mesmo diante das divergências,não reconheço derrotas;Sou lúcido,atrevido e meio louco!mesmo em meio à obstáculos me atrevo a persistir..."traçando novas estratégias e rotas pra abençoada vida.

Inserida por FranciscoReis

Dialética

Não contesto a alegria de viver
É emoção que contagia
Quando a simplicidade se vê
E no simples põe magia
É logico que a vida é boa
Olha ao lado toda a energia
Quando se elege a salutar pessoa
Os amigos de amizade e parceria
Amo e tenho tudo para ser feliz
Sei. Eu é que preciso de melhoria
Sou este alguém, um triste aprendiz

07’44”, 03/10/2015
Cerrado goiano
Parafraseando Vinício de Moraes.

Inserida por LucianoSpagnol

"A dialética é uma lógica de base ternária, porque inclui, além da igualdade e da diferença, a semelhança. Mas a estrutura íntima do movimento dialético é sempre a lógica binária.
Só existe uma lógica: a lógica de identidade, ou lógica binária do certo e do errado. 'Lógicas difusas' são apenas técnicas de aplicá-la a questões cada vez mais incertas."

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠⁠O que separa o sábio do filósofo é a capacidade de usar a⁠ dialética sem deixar o ego controlar uma disputa retórica intelectual.

Inserida por Vinischuartz

⁠O sábio utiliza à dialética para procurar novas respostas e não para provar que está certo.

Inserida por Vinischuartz

Quando Deus quer que você aprenda a arte da dialética, Ele manda um diabinho contradizer tudo o que você pensa. 'A dialética — ensinava Hegel — é o espírito de contradição sistematizado.'

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠Graças a Web nos encontramos na era da redundante banalidade dialética. Discussões inúteis, perenes, estruturadas por argumentos patéticos e endossados por “NPCs” reais, vítimas da educação sucateada, e que dentro de suas bolhas formada por algoritmos, acreditam, desacreditam, batem palmas, vaiam, cancelam, e por fim, em sua síntese, criam o próximo certame, provavelmente, ainda mais banal que o anterior.

Inserida por thelastpoetalive

⁠Tempos virão de pura depuração retórica, dialética, relacional, conceitual.

Inserida por GutoMaiaBaptista

⁠Pessoas têm manias, viciam-se. Mas, o transtorno mais recente, nos falantes, de verve dialética na comunicação formal, é a compulsão por palavras da moda, academicistas, semieruditizadas, que descambam em vício de linguagem (palavrofobia). Reduz-se o discurso a palavra pela palavra, simplesmente, para que ela se lhe pareça douta. Isso fica impactante pela especificidade, sobretudo, quando desvirtua-se o discurso foco no ouvinte, fragmentando-o. Momento quando não prestamos mais atenção em nada, pela multiplicidade de repetições, deslocadas em nível de desconstrução multidisciplinar, transverbal, com semântica confusa de retórica aleatória. É a hora em que o olhar para as unhas entra em cena. Isso procede? De novo, isso faz sentido para você? Você TEM que concordar comigo.

Inserida por GutoMaiaBaptista

⁠⁠Um ateu é alguém que fugiu da dialética por culpa, medo ou modismo. Criou uma síntese, ignorando a tese e a antítese; entrou em um labirinto escuro fechando os olhos, ouvido e os sentidos do corpo e do espírito e desesperado esbraveja - Deus não existe!

Inserida por meirinhopensa1949