Dialética
O silogismo jurídico rende-se à nova dialética em um mundo de múltiplas verdades socialmente construídas. O formalismo abraça a simplicidade. O indecifrável juridiquês não mais se sustenta, incompreensível diante de comunicações líquidas. O conservadorismo é atropelado pelas constantes inovações tecnológicas, imediatismo e o estado constante de urgência. O dinheiro torna-se “cripto” e os dados cada vez mais valiosos.
A dialética é o poder inesgotável e supremo do universo, do qual irremediavelmente todos nós fazemos parte deste glorioso tipo de poder.
DIALÉTICA
Qual minha linha poética?
Linha poética?
Não a tenho...
tenho a alma poética.
Serve?
Em mim a poesia nunca se conclui
Estou sempre me transfigurando
Hoje crisálida
amanhã
perversão...
...Amor
revolta
ilusão
Sonho
Melancolia
Raiva
Utopia
Borboleta?
Quem poderá saber?
Sou tantas no poema, meu bem...
E o poema é tudo em mim!
Ele me liberta de todo
Pré( conceito)
Não o escrevo para agradar à ninguém
Não o escrevo nem mesmo para me agradar
É uma necessidade. Entende...?
Varro as madrugadas em busca constante do poema
Sou dependente do poema
Das suas leituras de mim
Perdoem-me por eu ser assim...
Intensa demais
Loucura demais
Dor demais
Afeto demais
Amor,
ah, se soubesses...
Quanto amor
Demais!
Mas não sabes
E nem poderás, jamais
saber...
Mas não importa
Não muda nada
A poesia em mim é tudo o que sou
O que fui um dia
e o que talvez nunca venha a ser!
Razão de ser...
No mais
nada mais a dizer...
Elisa Salles
A educação é uma relação dialética de troca, de significado e de amor.
Desenvolver no outro a capacidade de sonhar, de se reconhecer e desejar aprender são alguns dos desafios a serem alcançados.
A dinâmica da dialética existente na arte de ensinar e de aprender impulsiona todo processo de aprendizagem de todos.
Bem-Vindo, Outono!
Legítima Estação dialética
que teu verde teimoso das folhas que ficam
e teu amarelo caduco das folhas que partem
recebam o plantio de rosa que chega
e a luta do vermelho que brota
“A nossa vida é permeada por uma constante dialética e mudanças continuas. Quando nossa vida muda de maneira significativa ou quando acontece algo traumático, parece que nosso mundo se desmorona em mil pedaços. Sentimo-nos absortos e sem sabermos sequer por onde começar a organizar os destroços, visto que estes eventos nos reportam a um estado de sofrimento intenso e significativo.Este sofrimento pode levar a dissociações, onde serão mobilizados recursos egóicos como meio de sobrevivência psíquica.”
"A Educação Permanente é uma concepção dialética da educação, como um duplo processo de aprofundamento, tanto da experiência pessoal quanto da vida social, que se traduz pela participação efetiva, ativa e responsável de cada sujeito envolvido, qualquer que seja a etapa de existência que esteja vivendo... O primeiro imperativo que deve preencher a Educação Permanente é a necessidade que todos nós temos de sempre aperfeiçoar a nossa formação profissional. Num mundo como o nosso, em que progridem ciência e suas aplicações tecnológicas cada dia mais, não se pode admitir que o homem se satisfaça durante toda a vida com o que aprendeu durante uns poucos anos, numa época em que estava profundamente imaturo. Deve informar-se, documentar-se, aperfeiçoar a sua destreza, de maneira a se tornar mestre da sua práxis. O domínio de uma profissão não exclui o seu aperfeiçoamento. Ao contrário, será mestre quem continuar aprendendo. "
A dialética da existência é saber viver entre o ser social concreto e a experiência líquida da solidão.
A vida é dialética. Em muitos casos o que foi solução vira problema e o que foi problema vira solução.
No meu mundo a dialética social é essencialmente pautada na igualdade.
Gente gosta de gente. Ser gente, é a gente que se faz. E como é bom ser a gente quando nos sentimos gente.
Quando a gente se enxerga acima de tanta gente, a gente deixa de ser gente.
DIALÉTICA
Sidney Santos
Paz da minh’alma
Luz do meu caminho
Meu berço de calma
Verso do meu carinho
Pulsar do meu coração
Sangue em minha artéria
Gênese do meu vulcão
Vida da minha matéria
Ponto do meu início
Aresta do meu quadrado
Anistia pro meu vício
Você, doce pecado
estupidamente sua
Estou aqui
Eu sei que é madrugada
Mas não vai adiantar minha dialética
Fiz questão de romper vínculos
Fiz questão de criar desigualdades
Não sei ser sóbria e incomum ao mesmo tempo
Preciso me livrar do espaço estúpido que insisto em guardar para você
Estás tão vivo em mim
Que às vezes confundo minha alma com a sua
Estás tão repleto de mim
Que às vezes confundo meu reflexo com o teu
Estou tão farta de ti dentro de mim
Que as vezes me esqueço de digerir meu sentimento
ÉTICA E POLÍTICA
Entre a ética e a política constatamos uma dialética conflitiva, pois há um imenso abismo separando-as. O objetivo desse artigo é verificar os conflitos entre a ética e a política, enfocando como o poder político interfere nas relações sociais desde a chegada da política no Brasil, pouco depois do seu descobrimento em 1500, deturpando os valores morais da sociedade hodierna através de mentiras e corrupção, pois muitos políticos só procuram autopromoção; e manipulação da sociedade. O tema é justificado devido às rotineiras denúncias de corrupção por parte dos políticos, que deixam a população brasileira perplexa, mas que infelizmente, não reivindica mudanças nesse quadro. Promessas políticas feitas em período eleitoral, para a obtenção de vantagens não são cumpridas - algumas¬ por pura falta de vontade, e outras por ineficiência ou falta de recursos financeiros do Estado. A metodologia utilizada nesse trabalho é baseada em pesquisa bibliográfica para a melhor compreensão dessa temática. O texto é dividido em cinco partes. Na introdução desenvolvemos uma relação dialética entre a ética e a política. Depois, temos um breve histórico da política brasileira, desde a independência, passando pelo Golpe Militar até chegar aos nossos dias. Posteriormente foram enumeradas algumas posturas antiéticas dos políticos nacionais como a política do "coronelismo". A conclusão traz uma retomada de toda a problemática, com possíveis formas de modificar o pensamento político brasileiro. Por fim, temos as referências bibliográficas que utilizamos para o embasamento teórico do trabalho.
É a dialética social que gerará a necessária ideia de igualdade. Ou seja, é a compreensão do confronto entre as classes sociais que faz surgir a ideia de igualdade.
Minha vida se resume a uma dialética entre alguem dizendo que tudo é mentira e do outro lado alguem dizendo que ta tudo errado
A base da dialética é igual ocorrência, um profético antigo do hoje, redimindo o podes se manifestar, profundas licenças.
''É risível a tentativa de inseri conhecimento, o aforismo ''Maiêutica-dialética '', produz o verdadeiro saber imutável através de uma depuração do espírito''.
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