Desenvolvimento Urbano
“Autocrítica é uma das principais ferramentas necessárias para nosso desenvolvimento. Aquele que não é capaz de se criticar, permanecerá no mundo inerte da arrogância.”
O sofrimento é ferramenta eficaz para nosso amadurecimento e desenvolvimento humano, mas apenas o sofrimento útil, refletido e que for muito bem elaborado.
A gestão competente das organizações é fundamental para a geração de riqueza, para o desenvolvimento do país, para a preservação de recursos naturais e para a valorização do ser humano.
Não Há Evolução -
Não se pode falar em desenvolvimento, em evolução humana enquanto houver pessoas morrendo em decorrência da fome.
Nada evolue sem que, primeiro, se priorize e se alimente o básico, o vital, o essencial.
Mesmo nos dias em que as Bolsas de Valores estão em alta, pessoas continuam morrendo de fome.
(Não há evolução!)
O ponto de convergência entre o desenvolvimento social e a competência, reside no combate ferrenho ao nepotismo e a corrupção que assolam as sociedades emergentes.
Compreender os estágios de desenvolvimento da inteligência, como se dá a evolução do pensamento e interessar-se sobretudo em compreender os erros da criança, são atitudes de um verdadeiro educador interessado na formação psíquica saudável do sujeito.
O fato é que cada exemplo bem sucedido de desenvolvimento econômico deste século passado - todos os casos de uma nação pobre que trabalhou seu caminho até um mais ou menos decente, ou pelo menos melhor padrão de vida - foi feito através da globalização, isto é, através da produção para o mercado mundial, em vez de tentar a auto-suficiência.
Um eficaz profissional de Desenvolvimento Organizacional é aquele que faz com que sua a empresa nunca sinta que não há mais o que inovar e que vive “incomodando” todo mundo ao perguntar: “O que mudou hoje e o que já fizemos para nos adaptar?” ou “Que transformações vem por aí e como podemos nos preparar mesmo enquanto elas não chegam?”
Não é lícito que nos entreguemos a dor e ao sofrimento. A vida nos foi dada para desenvolvimento e superação. A dor, por vezes, dilacera, mas não atormentará os capazes de compreendê-la e superá-la.
A educação para que favoreça efetivamente o desenvolvimento, tem que ser antes de tudo dirigida ao homem e não para a sociedade.
A psicologia nos ensina que o desenvolvimento de uma mente saudável requer a capacidade de questionar, refletir e agir de acordo com as próprias convicções e valores, em vez de simplesmente seguir cegamente o que é imposto por terceiros.
Não adianta aplicar ferramentas de desenvolvimento criativo em pessoas não criativas, pois o resultado será apenas cópias mais aprimoradas.
Podemos dizer também que os ensinamentos de Jesus são indispensáveis para o desenvolvimento da nossa capacidade de pensar e para consolidar em nós, a compaixão - sentimento que deve habitar no âmago da nossa essência.
A natureza e forçosamente eficaz no seu desenvolvimento, o que impede o sucesso dela é sempre a intervenção humana, e o sucesso humano sempre dependeu de alguma contribuição da natureza, o homem deve ser contribuinte e integrante da natureza, mesmo que esteja residindo em grande cidade.
“O desenvolvimento tecnológico e a biodiversidade têm crescido, respectivamente, em proporções inversas nos últimos séculos”
Perceber a multiplicidade de suas experiências são necessárias para o desenvolvimento, transforme seus pensamentos em emoções e utilize a flexibilidade para combater o extremismo.