Democracia
Um funcionário público é sempre alguém treinado para defender e lutar pelo Estado.
Desconfie sempre, pois qualquer pessoa é falha e defende primeiro seus próprios interesses corporativistas. E os interesses corporativistas de um funcionário do Estado passam obrigatoriamente por fortalecer o Estado em detrimento do cidadão comum, por mais que a narrativa seja o contrário.
Pedir pelo fechamento das instituições democráticas, se torna automaticamente num movimento antidemocrático, por mais que, paradoxalmente estejam exercendo o seu direito democrático em se expressar.
Acredito que um dos grandes méritos da Constituição cidadã de 1988
é seu conjunto de ordenamento para o funcionamento pleno da
democracia e o resgate do estado de direito após um longo período
autoritário. Com o passar do tempo, algumas disposições de nossa
Carta Magna foram ou estão sendo ajustadas para atender novas
indigências da sociedade nos campos político e social, como ainda
reforçar os processos decisórios democráticos.
É assim que se constrói uma democracia sólida.
A corrupção é o mal que assola a humanidade; pois atenta contra a estabilidade e a segurança das sociedades, abala e enfraquece as instituições e os valores da democracia; destrói os princípios éticos e valores da justiça social.
Qualquer que seja o nível de intolerância, a extensão do ódio ou extremismo adotado, haverá sempre um risco potencial e iminente para arranhões à democracia e ao estado de direito.
"Muito cedo aprendi que não conseguiria viver sem bradar contra as injustiças, me colocar à serviço do Estado de Direito, e o meu pouco conhecimento adquirido, dedicar à cátedra do ensino jurídico.
Ah, mas o que não imaginava.
E agora, quando já passadas mais de duas décadas nestas sagradas profissões de Advogado e Professor, descobri como uma certeza.
É que não é que não conseguiria viver sem tudo aquilo, exceto, que somente sendo aquilo para o que nasci, somente isso, é viver."
Como cidadão compreendo ser discutível a ideologia marxista, como cristão não aceito. Não é difícil de entender.
Falo o que falo, escrevo o que escrevo, mas nem tudo que falo e escrevo, reflete o que verdadeiramente penso.
Democracias não caem mais pela pólvora, mas sim por suas instituições democráticas, guiadas pelo ódio e governadores extremistas, radicais, prometendo acabar com a corrupção e defender liberdade de expressão. A frequência da música é raiva e ressentimento, o resultado é fatal, em especial para os mais pobres. “A voz do povo é a voz de Deus”, ou seria do demônio?
Estado Democrático de Direito pressupõe que, em sede de cognição sumária, não havendo indícios razoáveis de autoria ou participação e nem prova da materialidade delitiva, os magistrados tenham igual coragem e atenção para absolver sumariamente um inocente arrolado em processo criminal como têm para decretar medidas cautelares a pedido do Ministério Público.
O público não está ciente do valor real da educação e não percebe que a educação como força social não está recebendo o tipo de atenção que tem o direito de esperar em uma democracia.
Somos governados, nossas mentes são moldadas, nossos gostos formados, nossas ideias sugeridas, em grande parte por homens dos quais nunca ouvimos falar.
Há governantes invisíveis que controlam os destinos de milhões. Geralmente não se percebe até que ponto as palavras e ações de nossos homens públicos mais influentes são ditadas por pessoas astutas que operam nos bastidores.
O cidadão comum é o censor mais eficiente do mundo. Sua própria mente é a maior barreira entre ele e os fatos. Seus próprios "compartimentos à prova de lógica", seu próprio absolutismo são os obstáculos que o impedem de ver em termos de experiência e pensamento, e não em termos de reação de grupo.