Frases de David Hume
Numa tal letargia, e numa tal melancolia,
deve inevitavelmente teu espírito ficar mergulhado, quando privado das ocupações
e prazeres que lhe vêm de fora.
É raro que a liberdade de qualquer tipo seja perdida de uma só vez.
Opiniões opostas, mesmo sem qualquer decisão, proporcionam um entretenimento agradável.
Olha o mundo à volta: contempla a inteireza e cada parte sua: descobrirás que ele nada é senão uma grande máquina, subdividida num número infinito de máquinas menores que também admitem subdivisões até um grau além do que sentidos e faculdades humanas podem traçar e explicar.
Este mundo é apenas um ponto em comparação ao universo; esta vida, apenas um momento em comparação à eternidade.
O reino de um homem sábio é seu próprio peito; ou, se ele for olhar mais longe, será apenas pelo juízo de uns poucos seletos, que são livres de preconceitos e capazes de examinar seu trabalho.
A humanidade é bastante parecida, em todos os tempos e lugares, e a história nada nos informa de novo ou estranho a este respeito.
A natureza, por uma necessidade absoluta e incontrolável determinou-nos para julgar, assim como para respirar e sentir.
Mas qual a recompensa da virtude? E que recompensa foi prevista pela natureza para sacrifícios tão importantes como o da vida e o da fortuna, que frequentemente temos que fazer-lhe? Oh, filhos da terra! ignorais o valor dessa celestial amante?
A razão é - e só deve ser - escrava das paixões e, em nenhum caso, pode reivindicar uma função diferente da de servir e obedecer a elas.
"O homem também é um ser ativo, e é forçado, por essa inclinação e pelas variadas necessidades da vida humana, a dedicar-se
aos negócios e ofícios; mas a mente exige algum descanso e não pode corresponder sempre à sua tendência ao trabalho e à diligência"
"O espírito se eleva gradualmente do inferior para o superior: por abstração, forma, a partir do imperfeito, uma idéia de perfeição, e lentamente, distinguindo as partes mais nobres de sua própria constituição das mais grosseiras"
Estamos aterrorizados, não tentados pela continuidade da nossa existência.
O curso da natureza não tende à felicidade humana ou animal – portanto, não está estabelecido com este propósito. Através de todo o âmbito do conhecimento humano, não há inferências mais certas e infalíveis do que estas.
Todo o plano da natureza evidencia um autor inteligente, e nenhum investigador racional pode, após uma série de reflexão, suspender por um instante sua crença em relação aos primeiros princípios do puro teísmo e da pura religião.
A experiência e a semelhança têm seu papel fundamental; uma por sermos incapazes, apenas olhando o fogo sem jamais tê-lo tocado, de inferir que ele queima, e outra por sempre podermos ao ver um objeto semelhante ao fogo tomá-lo novamente por fogo.
Semelhança e experiência, pois, são sozinhas condições necessárias mas não suficientes para explicar o porquê de das mesmas causas esperarmos os mesmos efeitos.
Para o raciocínio acerca de questões de fato serão necessários a experiência de conjunção entre dois eventos no passado, a semelhança e o hábito, certo instinto que faz universalizarmos temporalmente a experiência passada.
Quanto mais parecidos são os efeitos que se veem e mais parecidas as causas que se inferem, mais forte é o argumento. Todo desvio de cada lado diminui a probabilidade e torna o experimento menos conclusivo.
Os sentimentos de nosso coração, a perturbação de nossas paixões e a impetuosidade de nossas emoções, dissipam todas as conclusões.