Cultivar
Capinando o Zóio
Meninu qui cê tá fazendo?
- Capinando o Zóio uai.
Mai pra quê homi de Deus?
- Pra nascê Flor!
- É pumodiqui em todo Zóio siscondi uma Flor
E toda flor tem qui ser regada
Assim como o Amor
Sobre você!
Até ontem, você nunca foi ninguém.
Não se ouvia falar de você.
Fingiam que você não existia.
Te intitulavam menos que plebeu.
Mas hoje o discurso já mudou,
o mundo inteiro parece que te notou,
já falam que sempre souberam de você,
que você vai mais longe do que alcançou;
A massa da hipocrisia revelou o rosto,
cuidado para não se perder em meio a multidão;
Amigos são aqueles que vem desde o começo,
os verdadeiros sempre estiveram em seu coração.
A verdade é que perdemos tempo demais elaborando teorias que que justifiquem a efemeridade do amor, mas, na prática, o tratamos como as flores de plástico que enfeitam as estantes.
Amor é prática diária. É cuidando das raízes do outro e cultivando a relação com pequenas atitudes que podemos contemplar o desabrochar de seus botões.
Flores artificiais ficam lindas na estante, mas nunca darão vida à primavera.
Percebes que quando tu começares a esquecer demasiado as coisas é porque tens parado de olhar para trás. E é sempre necessário que se cultive os risos, porque o sorriso que te fez feliz um dia é um dos muitos que te fará ter forças pra seguir pelos caminhos temerosos de pedras nessa vida.
Com o tempo as flores cultivadas no jardim da vida selecionaram as borboletas que mais bem souberem usar do seu perfume, por isso cuido do meu jardim
Cultive a amizade como um bem instantâneo a ser procurado, quando de um ombro você precisar, alegrias quiser compartilhar, ouvidos quando precisar falar e paciência quando quiser calar.
Apreciar a natureza vai além do reconhecimento do nosso papel como seres que trabalham pelo sustento, mas também é uma manifestação da consciência de que somos sustentados por algo maior que nós mesmos. Essa consciência nos lembra da nossa interdependência com o ambiente natural e nos inspira a cultivar uma relação de respeito e gratidão para com ele.
—
A experiência do homem do campo é uma experiência espiritual. O plantar na terra às 5h da manhã é uma oração matinal com sementes de louvores. Descalço, caminha entre as rosas, a revelação do real, em solo sagrado. Cultivar e guardar é a liturgia da vida.
.
[Cultivar&Guardar, o viajante iluminado].
—
Andamos hoje descalços
Aqui é nossa casa,
Cada passo é uma inspiração,
A oração na terra em que me criei.
Muito andei... Peregrinei.
-
Como devo caminhar, agora?
Se cada caminho aqui são palavras.
Valores e cultivo lá fora,
Inspira-me, cultiva-me.
.
[TORVIC, no solo sagrado que vivi]
Cultive o amor sem pressa, como se fosse uma flor. Na hora certa, ele será colhido por alguém que, de fato, o mereça.
“Amamos alguém porque conhecemos um pouco desta pessoa, permanecemos com esta pessoa porque o que conhecemos foi suficiente para se cultivar o amor”.
Deus responde às orações trazendo pessoas sábias para nossa vida. Por isso eu decidi parar de acolher confusão em minha vida e, agora, faço escolhas conscientes para cultivar a serenidade e a paz interior.
A seara sócio cultural literária faz-se aos poucos, em meios a outras ferramentas em estruturas na sociedade. Nem tantos sabem, observam ou entendem, mas vão cultivando este chão que em breve há de brotar pujante, crescente, e com novos e melhores tempos ao nosso povo e nação. Pajo - 2015
Sentir ciúmes afetivo, valoriza e cultiva a relação. Ter ciúmes possessivo, pesa e destrói o relacionamento.