Crônicas sobre Escola
Muitos que ascendem socialmente, tendo como origem a classe pobre e a escola pública, se esquecem das suas raízes e defendem ferrenhamente os interesses dos burgueses que vampirizam a sociedade brasileira destinando milhões a estagnação e a miséria... Relativos a esses insidiosos só temos a lamentar, mesmo se dizendo servos dO CRIADOR TODO PODEROSO, mentecaptamente não fazem nenhuma diferença acerca da redução das desigualdades e injustiças sociais, pois fortalecem aos exploradores sanguessugas...
Nossas desculpas para não pregarmos o evangelho em casa, no trabalho, na escola, na faculdade, ou em qualquer outro lugar (em tempo e fora de tempo), revelam nosso medo de rejeição. Estamos mais focados na preservação de nossa própria imagem do que na missão de preservar e propagar a imagem e a glória de Deus. Precisamos manter nossos olhos fixos, não em nós mesmos, mas em Jesus, o autor e consumador de nossa fé, para que não percamos de vista a missão que Ele nos deu – ir e pregar o evangelho.
Escola pública com ar condicionado. Ali com 30 alunos divididos em opinião. Os desforradores dos bens públicos com espírito de compensação por entenderem que pagam imposto. Ligam o aparelho no 12. O professor falando com dificuldade de respirar, mas ai dele se pedir para desligar. Atrairá o ódio e repulsa de muitos deles e a aula ainda será perturbada pelos os que não querem o ar condicionado fazendo pressão para o professor mandar parar. Como, se o controle eletrônico está na mão do usurpador da liderança? Pois é, porém colocar os aparelho de ar condicionado e não usar não tem sentido, né? E o que é mais importante? Assim como o limoeiro da calçada tem que suportar o peso do marmanjo viciado na alegria da gratuidade, tirando o limão ainda verde para ser ele o primeiro beneficiado. E nem se importa com o cachorro dentro do muro espumando de tanto latir, já que também nem se importa com os olhares de reprovação dos transeuntes. Pessoas viciadas no gratuito não sabem votar no melhor candidato São elas que nos dão a liderança que temos.
Precisamos na escola de nativos emocionais e não fugitivos emocionais. Os alunos do século XXI precisam de ser ouvidos e educados, partindo das suas motivações, interesses e sensibilidades. Precisam de projetos consistentes, professores/educadores resilientes e acima de tudo de serem... felizes!
O pai caminhava com o filho pequeno para a escola. O pai leva a mochila pesada. O filho insiste em levar a mochila. O pai, então, coloca a mochila nas costas do filho e coloca o filho nos seus ombros. O garoto segue contente, por estar "carregando" a sua mochila. Nós somos assim. Estamos cansados e sobrecarregados com pesados fardos da vida, mas não lembramos que o Pai Celeste está nos carregando na caminhada cristã rumo ao reino de Cristo.
Embora a escola se denomine inclusiva, sua prática exclui no ato da matrícula na medida em que o olhar clínico se sobrepões a atuação pedagógica e, o que parece ser novo, permanece com os mesmos sistemas e os mesmos valores. Embora a escola se anuncie como inclusiva, sua prática é excludente. E tudo isso é um convite à reflexão porque quando se tem uma justificativa moral para o “fracasso” significa que os desvalores ou os valores possuem dimensão cosmética (julgamento pela aparência – forma e conteúdo) e estética (dimensão moral, ética e disciplinar).
A verdade é que, a vida é uma escola cheia de alunos e estudantes, alunos bastantes preocupados com as provas que hão de passar, aflitos, mas, muitas vezes irresponsáveis. estudantes, seres críticos, ativos, responsáveis com as consequências de suas ações, preocupados com sua conduta ética e moral, comprometidos e entusiasmados para exercerem seu papel de humanos diante de uma sociedade plenamente deturpada. Nessa escola da vida, seja estudante, pois a escassez destes, é notória.
É importante entender que a problemática da violência na escola não deve ser aceita como um estado de exceção. O dilema da sala de aula é que ela reflete exatamente o espírito da comunidade. É um reflexo no espelho de regionalismos e não de toda a sociedade. É um termômetro do entorno socioeconômico. Então, a partir desta perspectiva, podemos traçar projetos ou ações direcionados ao que se pretende corrigir ou adaptar, e que protejam professores e alunos. Num primeiro olhar é isso que precisamos compreender. É um tema complexo.
O papel da escola é transformar a cegueira num dilúvio de luz. Ou é, da família? A cegueira é branca, José Saramago já profetizou, descrevendo o futuro do mundo. Então, repreenderam-me porque eu concebia a palavra aluno como "sem luz", mas fui pesquisar, aí ficou bem contextualizado, vendo as escolas dando almoço para os alunos e se importando menos com a limentação intelectual. Segundo o dicionário Houaiss “aluno” vem do latim Alumnus, que significa “criança de peito, lactente, menino, aluno, discípulo”, deriva do verbo "alére" “fazer aumentar, crescer, desenvolver, nutrir, alimentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer” etc. Ou seja, aluno significa “aquele que necessita de leite”. Qual é a receita para não ser aluno; mas, estudante? CiFA
Se seus únicos adjetivos foram adquiridos "exteriormente" na escola ou faculdades da vida, infelizmente eles poderão ser limitados, abstratos, frios, neutros e até liberais ou libertinos, mas se forem "interiormente" isso significará que foram forjados por Deus. Pois é melhor ser exaltado por Deus do que humilhado por Ele. Uma vez que o único que é, foi e sempre será é o grande EU SOU!
Temos à plena compreensão de que a rua se faz mais atraente que a escola, isto muitas vezes se deve ao fato de que ainda temos em nosso quadro profissional educadores tradicionais, educadores que não se atualizam e nem fazem muito esforço para isto e são esses educadores que precisam se reciclar para melhorar o ensino em nossas escolas, afinal o educador têm de levar em seu coração a esperança de um futuro melhor e sentir em seu ombro o peso da responsabilidade de sua profissão.
A AFBA Associação Fluminense de Belas Artes não possui a outorga de presidente de honra da Escola Fluminense de Belas Artes e muito menos titulo de associado benemérito livre da contribuição obrigatória associativa. A AFBA só permite congraçar medalhas e premiações para os artistas não associados por meios do Salão Fluminense de Belas Artes, nome e marca do tradicional evento artístico e cultural brasileiro que a entidade desenvolve desde o ano de 1940.
Ainda sou da velha escola que acredita que o humor e sátira aparece diante do fato inesperado cotidiano. Assim é com a melhor parte das piadinhas, historinhas e diálogos do anedotário popular brasileiro. Como aquela conversa de uma mulher ao receber um galanteio grosseiro de um homem, por ela estar bebendo cachaça diante do balcão de um botequim, a esta altura os dois visivelmente bêbados e só pensando em bebidas... e a fina dama replicou irritada - eu bebo "Cachaça" sim, você não me "Conhaque", não sabe da onde eu "Vinho", então peço por favor não me "Campari" com qualquer "Rum" e "Gin" de conversa.
A vida é uma escola onde aprendemos a lidar com a adversidade. Se você chegou até aqui, é por que é um lutador! Viva um dia de cada vez, não deixe o amanhã atrapalhar o hoje. É necessário acreditar que o amanhã será sempre melhor. Não espere o amanhã para perceber quem e importante para você. Não espere o silêncio se tornar um abismo para sentir a sua falta. Não espere tanto tempo para entender Amanhã pode ser tarde demais! Boa noite.
Quando a escola incorporou a ideologia neoliberal, que transformou as instituições da sociedade em empresa, ela passou a agir com tal, logo o desenvolvimento pleno do aluno deixou de ser seu objetivo, passando a focar na obtenção de resultados positivos em avaliações externas, como parâmetro de eficiência da sua ação.
Quando a escola não cumpre o seu papel no processo de ensino e aprendizagem, depara com uma realidade dentro dela, que não consegue encontrar uma solução e a melhor que encontra é transferir a responsabilidade para a falta de participação da família no processo de ensino e aprendizagem do aluno ou na dificuldade que este tem de aprender.
Conforme vamos para a escola ou quando, infelizmente, somos "obrigados" a seguir alguma religião, entram em cena todos os aspectos dos paradigmas, dos dogmas e das crenças limitantes que acabam por enforcar nossa evolução consciencial e nos fazem perder a direção do verdadeiro conhecimento.
Enquanto o histórico escolar, assiduidade e o bom comportamento na escola desde o ensino fundamental não passarem a valer como critério de aprovação nas melhores universidades do país,nas forças armadas e nas polícias o Brasil continuará a ser um país injusto e desumano com os estudantes.
A escola,faculdade e o trabalho são os melhores lugares para conhecer alguém para se relacionar.A discoteca e o banco são os piores lugares.Na discoteca as pessoas estão todas bêbadas ou drogadas e não vão com o intuito de se casar,mas apenas se divertir.No banco as pessoas estão preocupadas com dinheiro e com o que você possui na conta. Relacionamentos que se baseiam em interesse financeiro são relacionamentos superficiais.Estudar e trabalhar junto por algo em comum gera uma admiração que pode se transformar em um sentimento incondicional e verdadeiro.
Tudo o que se falar sobre a 1a Escola do Pensamento Fora do Padrão, estará "quase certo". Senão, não faria sentido esse nome. Temos alunos em todas as partes do mundo que nem conhecemos, não se matricularam, e nem, sequer, foram convidados, mas temos muito orgulho de tê-los conosco. Praticamos a Escola Aberta, uma preparadoria fundamentada na Ciência Aberta, um movimento mundial de Inteligência Solidária. Boas-vindas!
- Relacionados
- Frases com Autoestima para Escola
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
- Saudade de Amigos e Amores da Escola
- Dedicatórias para finalistas pré-escola
- Frases de Despedida da Escola
- Textos sobre a Escola