Cronica de Graciliano Ramos
Ao (re)encarnarmos passamos a viver uma nova existência, uma nova oportunidade de aprendizado, de aprimoramento d'alma, na perspectiva da evolução espiritual. Todavia durante a vida estaremos sujeitos a uma sucessão de armadilhas, desafios, obstáculos, provações e tentações, cabendo somente a cada um de nós a escolha do melhor caminho a seguir, pois durante nossa breve estada por aqui sofreremos muitas influências, boas e ruins, positivas e negativas, uma vez que estaremos entre a luz e a escuridão, entre anjos e demônios".
"Quando observamos com amor os pequenos detalhes, fenomenos e sinais da vida, por mais simples que possam parecer, nossa existencia passa a ser um permanente encanto, pois passamos a perceber e ver tudo com encantamento, inocencia e pureza, voltamos a ser crianças novamente. Eis o encantamento do amor".
"Um andarilho solitário, ao longo de sua caminhada, conseguirá ver, sentir, ouvir, tocar, perceber, desfrutar, maravilhar-se com a paisagem e interagir com a natureza, lugares, pessoas e culturas com muito mais intensidade e encantamento do que aqueles que percorrem céus, mares e terras a bordo das confortáveis máquinas que os seres humanos inventaram."
“Se fossem retirados todos os seus bens materiais, seu dinheiro, sua aparência física, seus estudos, realizações e status social, o que restaria em você seria apenas aquilo que você realmente é! A essencialidade do teu ser, tua essência! Portanto, pense bem nisso, reflita e responda para si mesmo com toda sinceridade! Quem é você? Você conhece sua essência?! Qual é o propósito de tua existência?!”.
"Permita-se momentos de paz, tranquilidade e harmonia. A vida é maravilhosa e nos proporciona tudo de bom, desde que tenhamos nossos sentidos aguçados para os sinais emitidos por ela, seja através da natureza, seus elementos ou o próprio planeta. Vivencie cada momento de sua existência com alegria, gratidão e simplicidade. O segredo da paz interior reside em estarmos bem conosco, com nossos semelhantes e o universo. Portanto, sintonize-se com Deus, onde quer que você esteja, em qualquer momento ou circunstância, sem intermediários, sem templos, somente você e Ele, e alcançarás a paz-de-espírito."
“Se me pedirem um exemplo de pureza, não hesitarei em dizer que são as crianças, pois elas, quanto mais jovens, mais puras e inocentes são. Na realidade, quando bebês, encontram-se no estado-da-arte da pureza, da inocência humana, encontram-se em plena pureza d`alma, muito próximas de Deus, pois ainda não foram maculadas pelo contato com a humanidade, não foram influenciadas pelas mazelas e falsos valores, não foram corrompidas, preservando assim a essência espiritual original.”
“No momento derradeiro de nossa partida, sozinhos no leito da morte, (re)passaremos nossa existência na velocidade que o nosso cérebro permitir, e chegaremos a triste conclusão de quanto poderíamos ter sido melhores conosco, com os outros e o mundo, mas infelizmente já não teremos tempo para mais nada, exceto para lamentar.”
“O acaso não existe, tudo tem uma razão de ser, nada ocorre por acaso, as leis da física são universais e passiveis de comprovação em todos os quadrantes do universo. Tudo observa uma sincronicidade contínua e ininterrupta, a exemplo das batidas de nossos corações, o fluxo do sangue nas artérias, vasos e veias, a sazonalidade das estações do ano devido ao movimento de translação de nosso planeta ao redor do sol, as marés dos oceanos devido a lua, a alternância do dia e da noite devido ao movimento de rotação do planeta em torno de seu próprio eixo, assim como o maior de todos os milagres, o milagre da vida.”
“Somos todos viajantes no espaço-tempo. Estamos apenas de passagem por aqui, em nossa breve jornada. Nosso objetivo é observar a paisagem, aprendermos com nossos erros e acertos, amarmos uns aos outros e evoluirmos espiritualmente. O término da viagem ocorrerá somente quando retornarmos para uma das moradas de Deus, onipotente, onisciente, onipresente.”
“Em tempos estranhos, em que o medo, o ódio e o terror imperarem, quando o povo enfurecido tomar as avenidas, ruas e praças públicas, as primeiras cabeças rolarem e corpos tombarem, ninguém conseguirá impedir que a barbárie prevaleça, que a razão ceda lugar à emoção e que a besta-fera se aposse das mentes e corações daqueles que se auto-intitulem lideres de alguma causa.”
"A essência da vida está no desapego, na certeza de que nada somos, apenas estamos. Que todos fomos matriculados na escola da vida, enquanto alunos do espaço-tempo existencial. Que não somos donos de nada, nem de ninguém. Que nada nos pertence. Que durante nossa breve passagem por aqui apenas tomamos emprestado o que necessitamos e depois prosseguimos em nossa jornada universal da mesma forma como chegamos, sem nada, pois do pó viemos e ao pó retornaremos.”
"Estar velho não é e jamais será a mesma coisa que ser velho, pois existem inúmeros exemplos de anciãos em plena atividade, vivendo com alegria, disposição, energia, e sabedoria, enquanto muitos jovens vivem em crise existencial consigo mesmos, tristes, deprimidos, drogados e desesperançosos, como se não houvesse o amanhã, pois perderam sua própria essência, perderam o encantamento pela vida."
"É preciso coragem e fé para percorrer caminhos desconhecidos, determinação para vencer os desafios, paciência para superar as provações, prudência para não cometer erros, disposição para aprender, humildade para ensinar, generosidade para compartilhar, gratidão pelas graças alcançadas, amor ao próximo, respeito pela natureza, compaixão pelos necessitados, discernimento nas escolhas e sabedoria ao utilizar o conhecimento obtido. Eis o aprendizado da vida.”
"Felicidade é um sentimento autêntico, natural e puro, faz parte da essência humana, está presente em cada um de nós, em nosso ser, em nosso dia-a-dia e não em lugares paradisíacos, na posse de bens materiais, em falsos valores ou no consumismo exacerbado e ilusório. Eis o segredo da felicidade”.
Assim como o diamante cristalino, lapidado e "puro" advém da amálgama do carbono bruto submetido a elevadas pressões e temperaturas ao longo de milhões de anos, cada um de nós é um ser único, pois vivenciamos inúmeras experiências de vida, há éons, aprimorando, transmutando e lapidando o espírito, em um contínuo processo de evolução no espaço-tempo multiversal, em busca da utopia da perfeição".
"As flores nos revelam em sua simplicidade, as nuances da vida: beleza, fluidez e fragilidade. O dilema de quem não as valoriza e cuida é o de vê-las murcharem, esvanecerem e morrerem. Mas quem apreciá-las e pacientemente cultivá-las, terá o privilégio de desfrutá-las por muito tempo. Assim são as flores, assim é a vida."
"Nada se compara ao poder de encantamento das crianças, da energia que transmitem através de sua alegria contagiante, amor, inocência, olhar e sorriso. Por onde passam irradiam felicidade, luz e ternura, conseguindo tocar os corações de todos a sua volta. Transmutam tristeza em alegria, amargura em brandura, timidez em descontração, maldade em bondade, ódio em amor. Eis o poder de encantamento das crianças!"
"A jornada da vida não revela o que você quer, mas sim o que você precisa saber. Quanto mais longa, tortuosa e difícil ela for, maiores serão as provações, desafios e obstáculos a serem superados. Da mesma forma, maiores também serão as oportunidades de aprendizagem, conhecimento e experiências a serem vivenciadas pelo corpo, mente, e alma."
"O tempo, assim como a vida, é ininterrupto, inexorável e não volta. Infelizmente, a maioria de nós somente se dá conta disso quando é surpreendido pelo momento da partida, quando constatamos que poderíamos ter aproveitado melhor nossa existência, amado mais, celebrado mais amizades, termos sido mais solidários, mais generosos, agradecidos, viajado mais, conhecido outros lugares, paisagens, países, pessoas e culturas, mas não o fizemos e de um momento para outro, já não há mais tempo para fazê-lo, pois terá chegado a hora derradeira, a hora da transição da carne para o espirito, a hora de fazermos a travessia, de cruzarmos o umbral entre os planos material e espiritual. Portanto, viva intensamente o aqui e o agora, abrace, beije, agradeça, fale, seja mais solidário, conviva mais com os seus familiares e amigos, como se fosse o último instante de sua vida, pois ontem é passado, amanhã o imponderável e hoje … um presente de Deus!.”
Da mesma forma que a natureza e seus elementos, a mulher é ao mesmo tempo, delicada e forte, compreensível e imprevisível, amarga e doce, brava e mansa, mística e pragmática, submissa e desapegada, pétala e espinho. Não nasceu para ser acalentada ou dominada, mas sim amada, respeitada e compreendida. Eis a essência feminina."