Cronica de Graciliano Ramos
"MUITAS VEZES VEMOS O GALO CANTAR, MAS NÃO SABEMOS ONDE: -- Tomamos conhecimento das coisas superficialmente e nós atiramos como se ali estivesse a nossa solução, mas não temos informações suficientes; o principal INCAUTO é o jovem atrevido. Muitas vezes trabalham honestamente e jogam seu dinheiro em bolsa ou Bitcoin, sem conhecer o assunto e acabam ficando de BOLSO VAZIO, são logrados a todo instante"
Saber perder requer grandeza de alma. Requer colocar o orgulho sob guarda, esse inimigo oculto que nos corrói lentamente (...). É preciso não permitir a autocomiseração, reconhecendo o que foi realmente perdido. Sem idealizações. E sepultar, definir as exatas proporções do que perdemos. Nem menos nem mais.
"A MORTE NÃO É RUIM, O RUIM É, o impacto, o sofrimento a DOR que ela trás no seu BOJO, Todos passam por ela, dos animais aos seres humanos. Por isso, não custa nada sermos prudentes na alimentação (o olho vê a boca pede); no nosso comportamento em relação aos vícios, tenha um plano de saúde e economize um dinheirinho, porque está na ordem natural das coisas que todos nós teremos sofrimento no final de nossa caminhada. Lembre-se às áreas que mais crescem são a área médica e de tecnologia e o conceito de que a área médica e um sacerdócio já não mais existe.
"CUIDADO COM O SOFISMA -- Argumento ou raciocínio com objetivo de produzir ilusão da verdade, apresenta na realidade uma estrutura inconsistente, incorreta e enganosa -- muito cuidado em toda área de atividade humana (comércio, indústria, prestação de serviços etc.), há um campo fértil para aplicação do SOFISMA, MUITO CUIDADO"
"QUANDO NASCEMOS, começa a contagem regressiva para MORTE. Todos sofrem na hora da morte e não encontramos ninguém que queira sofrer no nosso lugar, mesmo que tenhamos milhões de reais para pagar. Até chegar o último suspiro, cada um tem a sua trajetória. Uns sofrem por longo tempo numa cama pedindo para morrer, outros nem tanto. Um dia, às leis irão flexibilizar a morte e a dor, extensiva a todas às pessoas; será o maior avanço da MEDICINA, DESCANSE EM PAZ"
Michelangelo, grande escultor italiano, esculpiu a estátua de Davi, exposta em Florense, Itália. Perguntaram a ele como conseguiu tal feito -- ele respondeu: "Fiquei diante do mármore por alguns meses, procurando o DAVI; quando encontrei o Davi, tirei tudo que não era Davi" gênio, o Grande Michelangelo.
"TER COMPAIXÃO; uma das atitudes mais nobres dos seres humanos; que é se colocar no lugar do outro, na hora do sofrimento. Muito se fala, mas pouco se coloca em prática. Quantas vezes os seus ante queridos se queixam de dor e você diz: velho mole, fingido, etc. Lembre-se os teus dias maus chegarão e precisará de alguém que tenha a verdadeira compaixão por você"
"Quem não é ORGANIZADO E CAPRICHOSO, não vai muito longe na vida e arruma muitos atritos. O convívio com pessoas que jogam os objetos pessoais em qualquer lugar, deixam a pia cheia de louças sujas, usam as ferramentas e não retornam ao mesmo lugar; PERDEM OS DOCUMENTOS e dezenas de outras atividades que causam aborrecimentos a ele e aos outros. Tente mudar, a partir de hoje, eu fiz um trato com meu subconsciente e mudei, HOJE SOU OUTRA PESSOA"
"DIARIAMENTE travamos uma luta contra o mal, mas não significa que é uma preocupação só nossa: --- O APÓSTOLO PAULO lutava contra este mal; O BEM QUE EU QUERO FAZER NÃO CONSIGO, O MAL QUE EU NÃO QUERO, FAÇO A TODO INSTANTE, (Romanos 7-18) -- cabe a nós agirmos: Orando e Vigiando" Ademar de Borba
"EUFORIA DE FINAL DE ANO; como se as palavras ditas: FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO, fosse mudar às coisas, o dia seguinte por acaso não será o mesmo? As grandes (longas viagens) quantas vezes se tornam em tragédias? Não é nesta data que as pessoas se indiviidam e por vezes perdem a vida, principalmente com bebida. TUDO PARA DIZER, FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO, pense nisto, vale a pena?"
Não há nada melhor do que olhar para o passado e estar em paz por saber que em todas as situações que lhe coube, você deu o melhor de si e que você enfrentou todas as batalhas e os desafios com a dignidade de aceitar que certas coisas não eram para ser suas, certos caminhos não eram seus, pelo menos naquele momento. E isso te fez mais forte e mais capaz de acreditar, não em si mesmo, mas nos planos de Deus para a sua vida. Todos os caminhos que deram certo eram para te levar aos propósitos d’Ele e os que deram errado eram para não te desviar desses propósitos. Deus sabe o que faz e sempre faz o melhor. Por isso, não há nada mais bonito do que confiar n’Ele e em Seu tempo, isso traz leveza para a alma e paz para o coração...
É preciso se dar conta de que o que move o mundo é o amor, se não fosse por ele tudo estaria fadado ao fracasso: não haveriam gentilezas, não haveriam sorrisos, não teríamos um braço estendido, não haveria caridade, inexistiria tudo que é bom e tudo o que faz bem, mas temos tudo isso e, por isso, não desistimos da caminhada. E quem nos permite viver tudo isso é a própria essência do amor: Deus!
Talvez os que disseram que eu não conseguiria, desconheciam o meu Deus, que capacita os inaptos e faz com que tenhamos a certeza de que ter fé nos leva aos patamares mais altos e de que lutar por aquilo que sonhamos é uma bonita forma de dizer a Deus que fazemos o possível e confiamos a Ele os impossíveis. E, por tamanha bondade, Deus sempre nos surpreende, colocando em nossas mãos as realizações almejadas! Se isso não é milagre, só pode ser bondade do Criador!
Não existe alegria maior do que ver pessoas boas sorrindo, conquistando os seus sonhos e sendo muito felizes, porque sabemos o quanto elas batalharam com fé, sem se esquecer dos tombos, mas fazendo deles seus alicerces para seguir; sem sabotar o caminho alheio, mas entendendo que cada um tem o seu processo, o seu tempo e o seu próprio caminho; sem deixar de sorrir, mesmo diante dos inúmeros obstáculos que sempre surgem ao longo do caminho; sem deixar de estender a mão a qualquer um, mesmo tendo dias em que a generosidade de alguém era o que mais precisava; sem reclamar das batalhas, porque com consciência de que eram elas as verdadeiras pontes para os sonhos; sem deixar de acreditar que um dia ruim não poderia ofuscar todos os outros que poderiam ser bons; sem se esquecer de aproveitar as simplicidades da jornada, os verdadeiros milagres escondidos por trás de cada beleza plantada por Deus ao longo do caminho; sem deixar de sonhar e de caminhar passo a passo lutando por suas conquistas. E além de tudo isso, com a certeza de que Deus era o guia e, por isso, não havia o que temer, pois não existe alguém melhor em quem possamos depositar a nossa confiança plena...
É impressionante a facilidade com que nos tornamos especialistas em "vida de outros". Falamos por eles, dizemos como se conhecêssemos as razões de seus erros, sentimentos, opções. Desmerecemos suas vitórias, ridicularizamos suas fragilidades, julgamos suas condutas. Tudo para encobrir o desapontamento de ainda não sermos especialistas em nós mesmos.
Diante de nossa pequenez perante os problemas, não há nada a fazer senão confiar na grandeza de Deus. Quem confia a sua vida a Deus não se deixa abater por problemas porque caminha com Aquele que é dono da solução. Ele é o amor que não merecemos, mas que pela graça recebemos. Por isso, confiar é a chave que faz com que o nosso coração descanse certo de que o Senhor sabe o que faz e sempre faz no tempo certo!
"Existem perdas na nossa vida que acontecem de forma diária e nem percebemos! Talvez você já tenha perdido o melhor dos sorrisos! Porque estava chorando. O melhor beijo... Porque estava de "cara virada". O melhor sim porque estava focado no não de anos atrás. O melhor chega pra nós todos os dias! Chega pela vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável!"
A felicidade está em aproveitar cada segundo para ser amor e espalhar o bem, a alegria virá na medida em que soubermos colocar isso em prática, porque a dignidade é dos verdadeiros; a oportunidade de quem as reconhece; as belezas para olhos que são capazes de enxergá-las; mas a felicidade, ah... essa é dos que sabem que a sua essência é o amor... Quem o espalha, recebe em doses dobradas, e, assim, não há como não ser feliz... Se as pessoas não retribuírem seus gestos, ao longo do caminho encontrará o cuidado de Deus e Suas bênçãos como forma de amor... Como não ser feliz diante dessa possibilidade?
Eu sei que Deus está comigo e esse é o único cuidado que não pode me faltar ao longo da caminhada, porque, com Ele, sei que nada mais me passará desapercebido e entenderei o sentido de cada detalhe do caminho: de cada pessoa, de cada situação, de cada momento. E sem Ele, não há nada que faça sentido, pois quem não vê Deus no caminho, não pode enxergar qualquer outra coisa. Ele é o sentido e o significado de cada segundo, de cada simplicidade, de cada dia e de todas as coisas que permite em nosso caminho e em nossa caminhada... Por isso, se guie pela fé e passe a enxergar Deus em tudo, porque, assim, encontrará o sentido da sua vida e o seu verdadeiro propósito os quais estão escondidos n'Ele, e quem busca, sempre encontra...
Não se apresse em dizer. Sob o impulso da ira é provável que as palavras lhe machuquem tanto quanto quem as escutará. Espere que a razão ponha ao colo o sentimento e dele cuide. A inteligência tem o dom de esclarecer o que sentimos. Só então, depois de decantadas pela sensatez, solte as palavras. Elas dirão bem mais do que antes. A ira desqualifica. A leveza reforça.