Coleção pessoal de yhuldsbueno
Pioneirismo
Pode se dizer que graças a esse pioneirismo dentre tantos outros é que o tradicionalismo da cultura gaúcha se espalhou pelo Brasil e pelo mundo com eventos Nacionais, Regionais e Estaduais. Nos meios tradicionalistas se afirma que o Gaúcho não é unicamente o indivíduo natural do Estado do Rio Grande do Sul.
O Gaúcho é considerado o homem cavaleiro dos Pampas das Américas, que recebe na Argentina, Uruguai e no Brasil o nome de Gaúcho, no Chile de Guaso, na Venezuela de Ilanero e no México Charroe.
O Gaúcho é o vaqueiro, é o homem ligado ao campo e nas tradições, ele que inicialmente era simplesmente um caçador, tornou-se um verdadeiro protetor do tradicionalismo.
Hoje o Gaúcho além de tudo isso é um representante fiel das tradições da maneira simples de viver representado pela família, amizade e cultura.
E fato que todo grupo social, toda a nação, tem sua própria escala de valores e é essa escala que torna os povos espalhados pelo mundo distintos entre si, no mundo porque tem uma escala de valores muito característica, pois cultuam os valores da tradição muito mais focados.
Mas deve se, fazer saber que tradição cada Estado e Região do país têm a sua e todas devem ser respeitadas e apreciadas de forma a manter sempre viva a cultura de valores no Brasil. E viva a semana Farroupilha!
Como seria bom se os problemas se esvaziassem nos copos de bebidas, mas o problema é que sempre voltam a ficar cheios.
Pensamentos
Já me peguei em meus pensamentos, vagando junto ao vento, pelos campos e pradarias deste vasto rincão fronteiriço, sem muro, cerca ou portão, dentro deste lamento de perseguir os meus pensamentos, percebi que de nada adianta tanto sofrimento, guardado no peito e nos pensamentos, se o passado e um tormento, sigo sem rumo junto ao vento, tentando entender esses pensamentos, que ficaram guardados dentro do meu peito e coração.
Menina linda do sorriso brilhante e olhar sedutor, um dia te roubo um beijo, só para sentir teu gosto, por um breve instante, ser teu amor.
Chuva mansa que molhas as plantas, pelos campos e matas deste rincão, chuva boa uma garoa, lava minha alma e também meu coração.
Pericón! Dança típica fronteiriça de salão, venha, morena linda, me dê a alegria desta dança, não me negue essa chance de alegrar meu coração.
Ponta Porã a princesinha dos ervais, cidade acolhedora e cheia de histórias dos seus ancestrais, Ponta Porã cidade vizinha, Junto a cidade de Pedro Juan Caballero que foi um paraguaio bravo guerreiro de outros tempos que não voltam mais.
Fronteira querida do meu coração, fronteira amada, desejada e cobiçada, fronteira sem fronteiras e sem portão,fronteira aberta uma só nação, bom ser fronteiriço cheio de paixão.
Com um simples gesto de humildade você será capaz de mudar uma vida, a sua própria mudando suas atitudes.
O pior choro e aquele que não produz som, nem lágrimas, choro da alma que invade o coração, choro sem fim, choro sem perdão.
Viva o hoje, amanhã outro dia, viva o agora, amanhã ainda não tem hora, não perca mais tempo dentro deste lamento, que não a trará de volta.
Aproveitar o momento é desfrutar de um instante, que ficará congelado no tempo e sempre vivo na memória.
A vida e seus problemas, depois de um dia difícil e uma noite de insônia, outro dia começa mais ou menos assim.
Como é bom ser amado, querido e respeitado, massageia o ego da alma e renova as energias espirituais.
Carrego dentro de mim muitas lembranças, umas boas outras ruins, mas a vida é assim tudo tem um começo e um fim, um dia acaba.
Quando não tem nada para fazer e pensa em falar, faça algo para ter o que fazer e não o que falar, pois o que fica são seus trabalhos e não suas palavras.