Coleção pessoal de yhuldsbueno
Estudar fatos históricos do passado é buscar entender no presente como poderá ser o futuro hipotético.
Preservar o patrimônio imaterial é de fundamental importância para sociedade, por preservar sua identidade cultural e histórica.
Os muros invisíveis construídos por questões socioculturais, afastam o intelecto, ainda que os corpos se fazem presentes.
A preservação da memória histórica cultural de uma região, realiza-se por intermédio das pesquisas e seus registros atemporais.
A formação profissional é um processo contínuo em qualquer área do conhecimento, pois o saber é mutável o que ontem era aplicável hoje é questionado, através de novos estudos.
A imortalidade do homem está nas ações e não nos objetos, pois à memória por meio do registro histórico sempre destaca as pessoas e suas realizações em seu tempo.
Preservar a memória histórica, cultural de um povo é a forma de contemplar no presente o que podemos ser no futuro.
Respeitar o passado ajudar à construir o presente para proporcionar um futuro melhor, somente ocorrerá preservando a cultura e a memória historica do seu povo.
A árvore morta
Num inverno, quando eu ainda era criança, meu pai estava precisando de lenha. Procurou uma árvore morta e a cortou.
Mas, quando chegou a primavera, viu que no tronco daquela árvore que tinha cortado, nasciam novos brotos. Meu pai ficou desolado.
Então ele disse:
- Tinha certeza de que aquela árvore estava morta. Perdera todas as folhas no inverno e fazia tanto frio que os galhos quebraram e caíram no chão, como se o velho tronco tivesse ficado sem vida. Mas agora percebo que ainda existia vida naquele tronco.
Depois voltou-se para mim e aconselhou-me:
- Não esqueça esta lição. Nunca corte uma árvore no inverno. Não tome uma decisão negativa no tempo adverso. Nunca tome decisões importantes quando se sentir desanimado, deprimido e com o espírito abatido. Espere. Seja paciente. A tormenta passará. Lembre-se: a primavera voltará!