Coleção pessoal de uspiao
Um homem livre é aquele que, tendo força e talento para fazer uma coisa, não encontra barreiras a sua vontade.
O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião.
Os pactos, sem a força, não passam de palavras sem substância para dar qualquer segurança a ninguém.
Qualquer governo é melhor que a ausência de governo. O despotismo, por pior que seja, é preferível ao mal maior da anarquia, da violência civil generalizada e do medo permanente da morte violenta.
A verdade não é unidimensional consistindo apenas em uma face verdade e na outra a mentira , mas sim a um dodecaedro rômbico ou a um icosaedro truncado.
13/05/2024
Muitos teriam podido chegar à sabedoria se não se tivessem se chocado com a muralha da realidade por meio das instabilidades que nos rodeiam.
(parafraseando Juan Luis Vives)
"Só pelo fato de pertencer a uma multidão, o homem desce vários graus na escala da civilização. Isolado seria talvez um indivíduo culto; em multidão é um ser instintivo, por consequência, um bárbaro. Possui a espontaneidade, a violência, a ferocidade e também o entusiasmo e o heroísmo dos seres primitivos e a eles se assemelha ainda pela facilidade com que se deixa impressionar pelas palavras e pelas imagens e se deixa arrastar a atos contrários aos seus interesses mais elementares (...) Para o indivíduo em multidão a noção de impossibilidade desaparece. perdida a sua personalidade consciente, obedece a todas as sugestões de um operador. "
Ser diplomático permite deixar, para o futuro,um espaço para manobras.
(Essa é a interpretação:
na horizontal para Maquiavel; e
na verticalpara Hermes)
Normalmente, pessoas com forte disposição ideológica e/ou religiosa têm os filtros muito densos. Por via de regra, acertam, e acertam muito, mas invariavelmente seguem todas as leis da óptica.