Coleção pessoal de ulisseguimaraens

21 - 40 do total de 50 pensamentos na coleção de ulisseguimaraens

– O fogo da verdade consome toda impureza. A astúcia age por exagero, no entanto, a sabedoria é estruturada com temperança, guarnecida de amor e afiada com prudência.

– Contra um tolo orgulhoso é mais sábio tomar o silêncio e ouvir até que sua ignorância tenha seu estoque esgotado, então a sabedoria inicia sua consumação.

– Eis que o idoso que aceita a Lei na última hora; é semelhante à desvairada que se arrependeu na última hora e seguiu fiel até o fim com seu marido. Eia, que, aquele que abandona a Lei; é semelhante à noiva que traiu o seu marido. Eia, pois, que, aquele que abandonou a Lei, aproveitou e saciou da sua veracidade, e novamente retornou para a Lei; é semelhante à noiva que traiu o seu marido muitas vezes sabendo que ele a perdoaria, e por fim retorna aos seus braços sem valor próprio e com grandes marcas na alma. Mas que há então de questionarmos sobre a justiça quando somos falhos?

– Para se obter o branco é necessário misturar variadas cores. Do mesmo modo para resplandecermos com a luz é preciso unir virtudes e variados dons.

– O coração do sábio bate nos ritmos da justiça. Por mais surrada que seja a carcaça humana ou por mais diferente que seja todos somos feitos do mesmo material. Somos estruturados dos mesmos sentimentos e firmados com sonhos, entretanto como o musgo cresce onde não há cuidados, também é no coração dos perversos o crescimento dos defeitos.

– O sábio sabe e sente a vaidade nas coisas, sem nunca ter conhecido, e assim permanece até o fim. Nosso tesouro está onde nosso coração está. Então, se almejarmos a sabedoria ela será nosso tesouro real. A justiça do Senhor é como delicioso bálsamo que exalamos na hora certa.

– A ignorância e o egoísmo do astuto sufocam qualquer tentativa de crescimento das virtudes. O exercício da astúcia é engabelar. O tolo não entende que amar é mais importante que ser amado. Porém, o sábio tem plena convicção, que vã é a sabedoria sem o amor.

– O exemplo vale mais que a compreensão. E a compreensão vale mais que os conselhos sábios.

– A tristeza é uma âncora pesada que nos prende... Livre-se dela.

– A curiosidade e a coragem para saciar os desejos são asas para o inferno e a infidelidade prende com correntes perpétuas.

– Deus é fonte da vida e a resposta para a morte, a sabedoria é a regra conseqüente de Suas palavras.

– O entendido visa à sabedoria, entretanto, o tolo almeja os prazeres passageiros, ainda dizendo: “estou condenado, mas curti”.

– O astuto ensina com maldições, no entanto, o sábio aconselha com o amor. O astuto é como a onda do mar, segue a força da grande maioria, mas o sábio é firme como a rocha.

– Não convide um sábio para lugares de obscenidade e de palavras torpes, pois lhe indigna a alma tanta depravação.

– Existiria honra em uma medalha entregue sem sentido? Sem mérito? Todas as honrarias são entregues por merecimento. Um mérito entregue por uma ação patriota, ou por vitória e superação. Qual sentido ou valor de uma medalha entregue a um vadio? Para se alcançar a honra é preciso pagar um preço. Para se conseguir qualificação é preciso pagar um preço. Para a conquista é preciso pagar um preço, que acompanha o valor, para receber a consciência da existência de Deus é preciso deixar a tolice e para aceitar a sua salvação é preciso ser sábio.

– As mentiras dos astutos duram momentos, mas as armaduras das virtudes e da sabedoria são imortais e verdadeiras.

– Antes de arrumar uma companheira prepare uma sogra. Você não poderá ignorá-la para sempre e também evitará muitas brigas.

– Quem dita antecipadamente às próprias ações almeja chamar atenção.

– É calado que aprende a entender os corações, pois aquele que abre muito sua boca impõe sua personalidade e sufoca as personalidades que estão ao seu redor. Mas entender não é o mesmo que compreender. Pois, o entender nos traz indignação pelos desejos de um coração pervertido, mas o compreender inclui a compaixão por saber da insignificância de um espírito assim – e espero indulgência por esta licença que fiz, para separar estes dois conceitos.

Ora, ora... Quem me dera ter desesperança, pois não me decepcionaria facilmente com o medíocre. Teria um toque pormenor de frieza, mas esta é a maneira de como gostaria de vivenciar as coisas e os momentos. Por isto tenho muita pena de ter tamanhas esperanças e esperar coisas que muitas vezes não podem acontecer. Porém todos vimos que o efeito de não criar expectativas é uma arma contra as decepções, assim, mais tarde, talvez aprendam esta lição de maneira que não se decepcionem tão facilmente. Então quem sabe eu, outro dia não me decepcione com este texto, que foi por ti mal interpretado, então possa me fazer o menor sentido de decepção.