Coleção pessoal de ThiagoTombini
A experiência do cliente deveria ser a meta de qualquer negócio. Empresas que negligenciam a experiência do cliente permitem que fatores externos sabotem o seu futuro. Inovar na experiência do cliente é tão importante quanto conhecer o seu produto.
A falta de um processo eficaz de qualificação faz com que o profissional de vendas fique refém de uma rotina que envolve prospecção, agendamento e visitas com 100% de apoio na intuição. Informações desatualizadas são a outra causa de um desvio na curva de qualidade da prospecção já que o resultado impacta diretamente na estratégia do profissional de vendas. Qualificar um cliente com base em indicadores sólidos é o primeiro passo para aumentar a porcentagem de fechamento de vendas.
Prospecção tem mais a ver com uma maratona do que com uma corrida de 100 metros. O que traz mais clientes não é uma técnica mágica, é usar a criatividade de maneira consistente.
O que mais importa é o motivo pelo qual o seu potencial cliente avaliou a sua solução como interessante.
Existem 3 grandes desafios que todo profissional de vendas precisa vencer para vender em qualquer cenário político, econômico ou social. O primeiro grande desafio consiste em encontrar o seu perfil de cliente ideal. O segundo grande desafio consiste em manter a prospecção ativa. O terceiro grande desafio consiste em trabalhar na fidelização de clientes.
Liderança não tem a ver com cargo, iniciativa ou poder. Nós todos vemos exemplos todos os dias de líderes que fracassam em sua posição porque não administram o ego, a ganância e a infantilidade. Para analisar a verdadeira liderança você precisa ver o ser humano por trás do líder.
Pessoas de alta performance usam as decepções, os fracassos e as limitações como motivo para continuar, crescer e conquistar.
Empresas de alta performance não demitem os seus colaboradores. Na verdade, o que acontece, é que um colaborador é demitido sempre que os seus resultados são inconsistentes e não sustentam as metas acordadas e os objetivos declarados. Uma vez que as exigências e as expectativas da empresa não são atendidas em seu todo, o resultado óbvio é a demissão.
Muitos líderes não conseguem extrair o melhor dos seus liderados porque não conhecem o que inspira cada liderado ou a equipe como um todo. Uma vez que um líder consegue entender e compreender o que inspira os seus liderados, aquele botão que transforma limitação em poder, a alta performance torna-se uma aliada e a excelência torna-se um hábito.
Um resultado, do ponto de vista da liderança, tem um caminho muito interessante. Todo o resultado nasce de um sonho, de um propósito, de um objetivo, de uma meta, nasce de um estado de insatisfação, de inquietude e de inoperância, e ganha forma quando é planejado, organizado, direcionado, coordenado e controlado. Sobriamente, na mão do líder certo, uma ideia ganha um plano e um plano ganha uma estratégia.
A mentalidade de crescimento desperta quando acreditamos e trabalhamos para que as nossas habilidades e as nossas virtudes possam ser cultivadas e melhoradas, ao ponto de usar as críticas e as dificuldades como o ponto de partida para uma mudança positiva.
Para você adicionar um zero no seu faturamento, no seu lucro ou no seu resultado, você precisa de conhecimento. Os desafios em vendas sempre existiram, mas o fato é que hoje, a crise agravada pela pandemia, está exigindo mais capacidades, mais habilidades e mais atitudes dos profissionais de vendas. Não existe sorte nesse tipo de cenário, a verdade é que no médio prazo, o tempo condenará os amadores e premiará os especialistas.
Não existe essa história de tempo de estrada, o que realmente importa são os resultados que você tem em vendas. Os próximos anos serão decisivos para quem trabalha com vendas. Para os vendedores defasados, exaustos e fracos sobrará apenas os restos, aquelas migalhas que atraem quem está na merda, porque o futuro é dos especialistas em vendas.
Ligar o foda-se para os erros do presente é aceitar ser esmagado aos poucos pelas mãos implacáveis do futuro. Jogue fora o tempo que você tem e estará jogando o seu futuro no lixo. Hoje você precisa estar disposto a aprender rápido para não ser apagado do mapa.
Tudo o que acontece numa empresa, positivo ou negativo, resulta de um padrão. Ao descobrir o padrão, você descobre a fonte do resultado, e pode alterar, intervir, questionar, e por aí vai. O padrão nos dá uma perspectiva clara do porquê estamos recebendo determinada resposta.
Uma equipe madura está preparada para os desafios que surgem em todos os níveis. Uma equipe imatura, por outro lado, faz tempestade em copo d'água e nunca consegue superar problemas simples. Todo o valor de uma empresa está nas pessoas que a empresa abriga, ou seja, o maior patrimônio de uma empresa não é a sua estrutura física, nem os seus produtos, e por mais que esses tenham um peso na hora de somar o valor do negócio, quem muda o rumo da conta são as pessoas. Saber o como contratar, manter e trabalhar com pessoas diferentes é uma arte explorada pelas empresas mais lucrativas do mercado.
Envolto em uma postura arrojada, dinâmica e genial, o profissional anticrise não tem limites para as suas conquistas, para os seus feitos e para as suas realizações. Comprometimento, entusiasmo, gana, inteligência emocional, motivação, resiliência, são algumas das capacidades presentes no profissional anticrise. A fome de aprender, criar, experimentar, ganhar, impressionar, faz do profissional anticrise um profissional largamente distinto de todos os outros profissionais.
Uma equipe anticrise é uma equipe afiada, confiante e empreendedora, onde os desafios, os julgamentos e os problemas são resolvidos com maturidade, sempre pensando no bem comum. Toda equipe anticrise é liderada por um profissional capaz de dominar os 3 maiores inimigos da liderança de resultado: a autossabotagem, o ego e a ignorância. Ser um exemplo não é um papel isolado em uma equipe anticrise, todos estão no mesmo barco, jogam no mesmo time e ostentam o mesmo propósito.