Coleção pessoal de sophosster
"É possível que, depois de todo amor vivido, nada mais permaneça igual a antes. A ingenuidade se perde, a maldade aflora. Somos bichos querendo ser deuses, somos finitude querendo eternidade."
"Não se constrói uma identidade somente com belas lembranças, mas também com cicatrizes profundas."
"A verdadeira amizade está no caráter recíproco de nossas escolhas. Sem esta condição, é impossível caminhar lado a lado."
Os bons vi sempre passar
No mundo graves tormentos;
E para mais me espantar
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.
"Onde vejo sensatez, sinto o cheiro das ideias e o perfume da razão. É insensato, porém, não admitir que a sensibilidade humana é a coerência necessária ao pensamento prudente e virtuoso. Ser racional é ser sensível ao que se pensa e ao que se sente no calor da existência humana".
No mundo realmente invertido, o verdadeiro é um momento do falso (DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. p. 16)
"A maior virtude de uma vida digna não consiste em evitar os erros e fracassos, porém, em superá-los com dedicação e vontade".
"A melhor das intenções sempre despertará o pior dos desejos. A ambição humana só encontra limites quando sufocada pela indiferença afetiva de uma pessoa humanamente mesquinha."
"A política é o exercício do pensamento coletivo. Se em sua essência não se inclui o outro, a chamaremos, então, de vaidade".
"Nenhum amor é tão pequeno que não me faça sorrir. Nenhum amor é tão grande que não me permita chorar".
"Não é sempre que me permito chorar. Vez ou outra me sinto assim: humano, finito e insignificante. É da própria natureza do ser humano a angústia.
E me pergunto sempre que o sentimento desnuda minh'alma: o que fazer diante de enorme pequenez?"
"A ética é a forca abstrata por trás de toda boa ação. O bom senso e a prudência são suas mais explícitas manifestações dentro de um contexto em que se faz necessária uma intervenção moral."
"Sendo eu mesmo me torno misterioso aos olhos vulgares. Sou estranho para as pessoas que querem acreditar nas quimeras mais fantásticas e que se fascinam ao ponto de viverem ilusões. E das ilusões alheias não faço parte. Sou real, sem cor, sem sabor. Sou o melhor de mim mesmo pra mim mesmo. Não sou reconhecido, me percebem como uma representação criada e estranha à minha natureza."