Coleção pessoal de smla1234
Quando se faz o bem conscientemente,quando se faz com naturalidade, sem soberba, sem arrogância, por uma necessidade espitirual, a vida, logicamente, se amplia.
Recordar o bem recebido é fazer-se merecedor de tudo quanto amanhã possa nos ser oferecido
Não é possível alguém inspirar confiança a outros quando nele mesmo essa confiança não existe.
Da amizade nasce a confiança mútua, e é esta a que cimenta e dá vida aos grandes vínculos afetivos.
Conhecendo-se a si mesmo, isto é, explorando seu mundo interno e descobrindo as maravilhas que nele existem, o homem conhecerá seu Criador.
Não se pode ensinar o que se sabe, se ao fazê-lo não vai refletida, como garantia do saber, a segurança que cada um deve dar com seu próprio exemplo.
Conseguir que as gerações futuras sejam mais felizes que a nossa será o prêmio maior a que possamos aspirar.
Quem é generoso ao aprender, é generoso ao ensinar: mas nunca haverá de exceder-se nessa generosidade, pretendendo ensinar antes de haver aprendido
A moral se edifica com o bom semplo, não com palavras.
É sabendo - e não crendo - que o homem sonsegue ser verdadeiramente consciente.
Nunca, como nos tempos atuais, foi tão necessário, útil e instrutivo o conhecimento das defesas mentais.
As susências, quando são promessas de novos encontros, servem para fortalecer os laços do mútuo afeto.
O inefável prazer de viver não se experimenta, enquanto não começamos a encarar nossa vida como o principal dos trabalhos que devemos empreender.
A alegria é vida, mas não a alegria externa, senão a que nasce do interno, ou seja, a alegria que surge da consciência.
O homem reflexivo rara vez se deixa levar por seus pensamentos, e até nos momentos mais críticos costuma amparar-se na serenidade.
A vida é atividade constante: a própria Natureza nos demonstra isso.
Todo ensinamento moral não avalizado pelo exemplo de quem o dita, atua em sentido contrário na alma de quem o recebe.
É costume, no sentir comum das pessoas, pensar no que fariam com aquilo que lhes falta, deixando de fazer muitas coisas com o que realmente têm.
Há emoções que, traduzidas em palavras, perdem grande parte de seu encanto.
O homem foi criado com uma individualidade própria e dotado de todos os atributos indispensáveis para evoluir por si mesmo em direção a um fim superior.
Para o homem em pleno exercício de sua liberdade de consciência, não há dogma algum atrás do qual a verdade possa se manter oculta.
Não há prazer mais sentido nem mais bem ganho, que o proveniente do bem que fazemos a nosso semelhante.
O segredo consiste em preparar os dias futuros com antecipação, semeando hoje o que queremos colher amanhã.
O inefável prazer de viver não se experimenta enquanto não começamos a olhar nossa vida como o principal dos trabalhos que devemos empreender.
Às vezes pode mais a força de um sentimento que a de mil pensamentos juntos.
Há duas coisas que são, sem dúvida alguma, inseparáveis, porquanto constituem uma mesma e absoluta verdade: a Criação e seu Criador.
A fidelidade é uma força indissolúvel, quando seu objeto - seja um ser, uma ideia, um pensamento - constitui algo que se acha consubstanciado conosco.
A fortuna pode enriquecer o homem materialmente, mas se ele não enriquece também sua inteligência, a vida continuará misérrima.
O bem que fizermos ao semelhante deve ser espontâneo, nunca obrigado, sem sequer pelas circunstâncias. Isto quer dizer que nossa bondade terá que estar subordinada unicamente ao nosso lire-arbítrio e ao nosso sentir.
Sejam permanentemente ativos, como tudo o que Deus criou; como a própria Natureza que está em constante atividade.
A vida não deve ser colocada dentro dos problemas, mas os problemas dentro da vida.
A natureza é sábia e contém o nectar da Sabedoria.É a primeira mestra do ser humano.
ESPÍRITO
O espírito - força anímica que alenta o ser - é uma parte inseparável dele, cuja existência real é inegável e perfila os caracteres da própria vida. A vida humana, em seu conteúdo espiritual, é tudo aquilo que, transcendendo o comum da vida física, interessa vivamente a inteligência humana.
A Logosofia demonstra que o espírito do ser se manifesta à sua razão por dois meios e expressões diferentes, os quais se comunicam entre si e se identificam como propriedade individual. Esses meios a que nos referimos são sua mente e sua sensibilidade.
CONCEITOS
Diante do caos espiritual que assola grande parte do mundo, produto da efervescência de ideais extremistas que ameaçam a independência mental do indivíduo e sua liberdade, que é seu direito imanente, faz-se necessário buscar soluções reais e permanentes, começando pela substituição de certos conceitos totalmente inadequados para a vida.
A Logosofia guia o entendimento humano, levendo-o a encontrar soluções dentro de si mesmo para, depois, contribuir com seus semelhantes, igualmente munidos de tão inestimáveis elementos de juízo, no grande esforço para resolver os complexos e tortuosos problemas que afligem a humanidade.
HERANÇA DE SI MESMO
Cada indivíduo haverá de encontrar, dentro de si, o caudal hereditário que foi formando através de suas próprias gerações. Haverá de descobri-lo, por exemplo, ao sentir uma acentuada vocação por determinada ciência, arte ou profissão. A facilidade que encontre ao encarar estudos e as ideias que auxiliam sua compreensão, enquanto se encaminha para o pleno domínio do conhecimento a que aspira, serão demonstrações claras de que nisso opera a herança de si mesmo.
Cada um é o que é, conforme o quis e - salvo nos casos em que aparecem males irreparáveis - será aquilo que se proponha ser, mas pela única via possível: o conhecimento.
Os bens do conhecimento não podem ser herdados pela ignorância. Daí que seja necessário ativar o campo das próprias possibilidades, para que a herança se manifeste onde se lhe ofereça a oportunidade de fazê-lo.
As Leis Universais sustentam os pilares da Criação e animam a vida de tudo quanto existe. Tais leis estabelecem uma nova relação de causas e efeitos, que permite compreender, sem dificuldades, o amplo panorama da existência humana, ao mesmo tempo que orientam e prescrevem normas de conduta para percorrer as sucessivas etapas do aperfeiçoamento.
Nunca te deixes afetar pelas coisas que só têm importância secundária.
A atenção é sinal de consciência, não permitas nunca que se ausente de tua vida.
Não te conformes somente em saber que Deus existe. Deves senti-lo através das manifestações conscientes de teu espírito.
Aprende a ver, em cada observação ou correção que teu comportamento mereça, uma oportunidade de melhorá-lo; se não a aproveitas, deixará passar uma preciosa oportunidade.
Faze da observação um hábito; somente assim poderá ela adquirir eficácia.
O amor á vida, aos semelhantes, a Deus deve conter formas de concepção que libertem o espírito das restrições impostas pelas crenças generalizadas.
Tudo se faz quando se quer, pois já sabemos que não há dificuldade quando nos decidimos a fazer algo.
É necessário que se saiba, não obstante, que a liberdade não se concebe nem se exerce cabalmente se a responsabilidade não a acompanha, como a sombra em relação ao corpo que a projeta.
A ignorância trava as engrenagens do sistema mental.
Distrações podem acarretar desagradáveis consequências, perda de tempo ou lamentáveis fracassos.
Ninguém poderia sustentar, sob pena de passar por desequilibrado, que se haja de privar o homem de conhecimentos para que ele seja feliz.
O esforço mental atrai a ideia porque oferece a oportunidade de manifestar-se; mas é essencial que acostumes tua vontade a manterseativa.
Quem vive sob a influência de preconceitos sofre uma espécie de feitiço que costuma durar toda a vida
Aprende a aproveitar o tempo, cujo valor é tanto mais apreciável quanto mais se compreende sua importância na vida.
Interessar-te por novos motivos ajuda a viver em permanente juventude. Sejamos como os rios que renovam constantemente suas águas.
Evita que teus gastos excedam teus rendimentos, para não produzirem desequilíbrio em tua economia.
Cada oportunidade é uma fração de tempo que muito tem que ver com nossa vida. Prepara-te para aproveitá-las, porque se não o fizeres, passarão junto a ti em silêncio, como uma sombra e as perderás irremediavelmente.
A excessiva confiança que se deposita em outra pessoa é a que não pode depositar-se em si mesmo, por carecer-se de segurança.
Geralmente se tem a pretensão de que os demais interpretem o conteúdo do pensamento que não se soube expressar.
A justiça de Deus é inexorável e exige, por meio de suas leis, o cumprimento do divino plano de evolução que todos os seres e coisas devem seguir.
Une ao esforço a inteligência; trabalhás menos e farás mais.
A pressa, fruto da impaciência umas vezes, e da ausência de controle na distribuição de tempo outras, faz o homem intolerante, violento e insensato.
Grave é a cegueira do crente, cuja inteligência não pode discernir entre o verdadeiro e o falso.
Enquanto os interesses materiais ocupem o primeiro posto nas mentes humanas, sempre haverá discussões, disputas, desacordos e guerras.
Cuida das tuas palavras se não queres que elas venham a ferir a ti mesmo.
A compreensão não é o conhecimento, mas, sim, um meio para chegar a ele.
O esforço é a manifestação da vontade e é ao mesmo tempo um recurso da mente; é pois o esforço uma força em ação.
Ainda que tenhamos a razão sobre um assunto, a razão dos outros a respeito do mesmo assunto deverá interessar-nos tanto como a nossa.
Que sempre seja Deus quem presida tuas horas de alegria, oferecendo-Lhe, do mais íntimo do coração, tua gratidão por tudo o que Lhe deves e possuis: em felicidade, em conhecimento, em conforto, em triunfos.
As diferenças de opiniões nunca devem suscitar inimizades nem ressentimentos.
Muitas vezes são os fatos que falam, e por eles se interpretam as pessoas melhor que por suas próprias palavras.
A sabedoria oferece ao homem a solução de seus problemas, porém o homem faz de cada solução uma quantidade de problemas.
É de vital importância para a vida do homem que os pensamentos sirvam a seus propósitos, em vez de estar ele a serviço deles.
O ser que nada observasse, e que nem ainda o que simplesmente visse, fosse para ele objeto da menor preocupação mental, terminaria por anular sua mente, o que equivaleria a enclausurar as portas de sua inteligência a qualquer aspiração própria de seu gênero.
O ser para lograr de seus organismos físico e psicolólico um funcionamento perfeito e obter um máximo de rendimento, necessita aumentar dia a dia sua atividade mental e física em forma progressiva e inteligente, a fim de não pertubar o normal desenvolvimento das possibilidades internas, em especial as psicológicas e mentais.
Tudo que permaneça alheio ao homem é como se não existisse para ele, mas nem por isso deixa de existir para os demais.
Qualquer desequilíbrio que o homem provoque em si mesmo, tanto em seu complexo psicológico, físico ou mental,contraria de fato o Grande Pensamento, que pode trazer-lhe como consequência sérias alterações no ritmo normal de sua vida.
O valor é uma força extremamente estimulante, porque amplia o campo mental e dá solidez ao pensar e ao agir. O temor, ao contrário, é deprimente; aflige, tortura, amargura, entristece.
O respeito e a tolerância mútua propiciam os acercamentos e atenuam as diferenças.
Aquele que quiser chegar a ser o que não é deverá começar por não ser o que é.
Toda ação realizada, conscientemente, no sentido do bem, é um pecúlio que acumulamos nesse grande Banco de Crédito Universal que registra nossas dívidas.
À verdade só se chega pelo caminho da razão.
Há um estímulo grandioso que move a vida humana. Esse estímulo é seu fim, é sua meta, é o tudo; esse estímulo é o que a incita continuamente à busca do saber, do conhecimento.
O saber é a razão de ser da existência do homem e a última de suas tarefas. Faze que o estímulo de consegui-lo te alente sem cessar, porque nele está a verdadeira finalidade de tua vida.
O maior dos bens que possas possuir - recorda-o sempre - é tua própria cultura, ou seja, tua ascenção aos elevados pináculos do saber.
Quando as lutas que a vida te ofereça forem duras, suaviza-as. Não aumentes sua dureza tornando-te pessimista ou deixando que teu vigor decaia.
Saber desfrutar com plena consciência as horas de lazer que conseguimos conquistar na vida, é compreender que o excesso de comodismo é tão pernicioso como o próprio abandono.
A vida é um espelho onde se reflete o que o ser pensa ou faz, ou o que os pensamentos próprios ou alheios o levam a fazer.
O tempo se perde, em grande parte, quando não se faz nada, quando a mente divaga ou não pensa.
A imaginação é criadora só quando não se afasta da realidade.
Tempo que se perde é vida estéril, que não merece sequer a honra de ser recordada.
Aperfeiçoamento também significa simplificação, intensidade, velocidade.
O conhecimento amplia a vida. Conhecer é viver uma realidade que a ignorância impede desfrutar.
Ninguém pode ir ao lugar que se propõe, se ao mesmo tempo pretende permanecer no ponto de partida
Não julgue nunca sem conhecer as causas, porque aquele que se atreve a julgar pelas aparências, pelo externo, pelo incompreendido, periga ser julgado pelas causas mesmas que fixarão o juízo.
Assim como o valente desvia a direção da bala, o temeroso a atrai para si.
Duas coisas opostas jamais podem permanecer unidas; a presença de uma é a ausência da outra.
A justiça de Deus é inexorável e exige por meio de suas leis o cumprimento do divino plano de evolução que todos os seres e as coisas devem seguir.
A Logosofia abarca todos os conhecimentos humanos e transcende para conhecimentos maiores