Coleção pessoal de sistemavidya
"É simples: divida seus objetivos em fatias menores e se esforce para cumprir etapa por etapa. Beber um balde de água de uma só vez talvez seja difícil, mas um copo ou dois, obviamente, será mais fácil e dentro de suas possibilidades. E em breve, de copo em copo, você acabará consumindo o balde inteiro."
Lembre-se: “planos não substituem ações”. Você precisa QUERER E AGIR para concretizá-los. Querer apenas não basta! Os objetivos modificam a nossa vida, para melhor ou para pior. Você pode se tornar uma pessoa altruísta ou egoísta. A escolha é sua e de acordo com os seus objetivos.
Quando o homem entra em contato com a natureza material (correspondente aos Gunas: Tamas, Rajas e Sattwa), fica condicionado automaticamente por esses modos. O homem, porém, é transcendente a todas estas coisas, inclusive à natureza material. A verdadeira natureza do homem é essencialmente pura. Santocha é a pureza preconizada pelos grandes sábios para que o homem atinja sua plenitude.
Como saber quais são os nossos objetivos? Todas as pessoas têm objetivos, maiores ou menores. Talvez algumas pessoas não queiram admitir isso. Outras, talvez, não estejam conscientes dos seus objetivos de vida. Mas todas elas têm objetivos, conscientes ou inconscientes. Estabelecer objetivos é fundamental para nossa vida.
Os três modos (Gunas) que encontramos em toda Natureza são: Tamas (modo da inércia, da ignorância), Rajas (modo da agilidade, da inteligência ou paixão) e Sattwa (modo da espiritualidade, do equilíbrio, da bondade). Tudo o que acontece em Maya provém da combinação de dois fatores: Kshetra (Corpo) e Kshtrájña (Alma). Esse provêm de Mahatattwa (Substância Material).
O homem deve elevar-se com sua própria mente e não se degradar. Atingir seu Ishwaraguru (Ser Divino) é a meta da vida. Para aquele que conquistou a mente, ela é o seu melhor amigo. Mas para aquele que fracassou nesta tarefa, a mente se tornará seu pior inimigo.
Existem muitos caminhos (Margas) por onde o homem poderá perder sua Consciência Espiritual. Se usarmos alguma droga, médica ou não-médica, ou se usarmos o álcool, afetaremos imediatamente o nosso estado mental. E a mente estando afetada, o corpo padecerá. E padecendo, passaremos a dizer coisas boas e ruins, ora conscientes, ora inconscientes.
Guru é o termo sânscrito usado para “mestre”. Literalmente, quer dizer “aquilo que dissipa as trevas”, que elimina a ignorância. O Guru pode se manifestar em nossa vida na forma de uma pessoa, de um animal ou de uma situação. A função principal do Guru é despertar a consciência do Síshya (Discípulo). O mestre espiritual é aquele que ensina como o seu próprio exemplo. Quando esta meta é alcançada, então mestre e discípulo se encontram no estado de Ananda (Bem-aventurança).
A mente nada mais é do que um instrumento ou um membro, como pés e mãos. Mas a mente tem oscilações. Ora está bem, ora está mal. Às vezes está alegre e eufórica, outras vezes triste e deprimida. (...) A mente pode ser anestesiada, drogada e manipulada. Mas a mente também pode ser controlada, dominada e superada.
Um Yogi é superior ao asceta, é superior ao empirista e é superior ao trabalhador material, pois sua consciência está alinhada ao Princípio Divino Universal.
A possibilidade de luz ou de escuridão está presente em nós. Podemos vir a ser “iluminados” ou podemos nos manter na ignorância (Avidya).
Desde que nascemos somos condicionados a compreender os mecanismos materiais pelos quais passaremos durante um curto ou longo período nesta dimensão. A mente poderá nos conduzir para estados elevados de consciência, assim como para estados mais baixos de percepção. O segredo está em como usar a mente e em dominá-la.
Para aquele cuja amente está apegada e iludida, a busca da autorrealização é um pesadelo. Insista em estar envolvido com seu grupo de estudo da Filosofia. Enfrente seus medos e obstáculos. Não deixa que eles tomem conta da sua mente e estraguem relações e sua própria vida.
Não há possibilidade de uma pessoa se tornar um Vidya Yogi se ela come e demasia ou se come muito pouco, se dorme em demasia ou se não dorme o suficiente. A regulação harmoniosa do corpo (dieta e sono) conduz ao equilíbrio e à consciência Yogi.
"A mente é o portal de entrada para este planeta em que vivemos. A mente faz parte do ego (Ahamkára) e é um instrumento para a busca e o resgate do conhecimento. A mente pode ser fonte de libertação ou de escravidão, dependendo de como a condicionemos."