Coleção pessoal de sistemavidya

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⁠A mente possui características de inquietação, turbulência, obstinação e força que muitas vezes sobrepujam a inteligência do homem, embora se pense que a mente está subordinada à inteligência. Corpo, Mente e Emoção são estruturas distintas. Podemos fazer um paralelo identificando o cocheiro com a inteligência, a carruagem com o corpo, e o passageiro com o indivíduo. A mente é o instrumento de direção e os sentidos são os cavalos.

Tudo na vida são escolhas. Por isso, devemos refletir bem e meditar a respeito do que desejamos optar. E temos que ter a consciência de que nós é que somos os responsáveis pelas nossas próprias ações.

⁠"A mente é tão poderosa e obstinada que, às vezes, sobrepuja a inteligência, embora se suponha que é a mente que esteja subordinada à inteligência. No mundo contemporâneo, para um homem que precisa lutar com tantos elementos opostos, é certamente muito difícil controlar a mente. O homem é um passageiro deste planeta. E o tempo voa."

⁠Aquele que pela comparação do seu próprio Eu Espiritual vê a igualdade verdadeira de todos os seres, tanto em sua felicidade, quanto em seu sofrimento, é um Yogi perfeito (Siddha).

⁠Não acumule as situações. Procure resolver suas dificuldades na hora. Grandes problemas começam pequenos. E pequenos problemas não resolvidos se tornam grandes problemas. Lembre- se dos Vikshepas. Eles nos constróem ou nos soterram.

⁠Não devemos nos queixar por estarmos ocupados com tantas tarefas para realizar. A nossa ocupação desperta a nossa força interior para coisas de que não tínhamos consciência. Os Vikshepas – ou obstáculos – são plataformas para nossa evolução. Devemos agradecer pelas dificuldades que temos. Os obstáculos podem nos fazer crescer ou podem nos soterrar. Cada um de nós escolhe o caminho pelo qual deseja caminhar, apesar de alguns negarem isso.

⁠Tudo é possível para aquele que despertou a consciência. Se nossa consciência espiritual é por nós, quem poderá ser contra nós?

⁠Quando o homem está alicerçado em Sátya, a Verdade, ele medita com o coração puro. Assim, as coisas de que ele necessita virão rapidamente e sem obstáculos (Vikshepas).

"Sabemos que existe aquele que engana e aquele que quer ser enganado. Ambos estão no modo da ignorância. O primeiro considera-se mais esperto e ágil. Manipula as palavras e se vale da aparência. O segundo, iludido pelos aspectos fenomênicos, assemelha-se ao primeiro, tendo como referência a aparência. Há a sintonia e, conseqüentemente, a atração. ⁠

⁠A Verdade maior se identifica com o Bem maior. Toda a verdade relativa que for pronunciada de forma a ferir alguém acaba se transformando num mal. Devemos cuidar com tudo o que pensamos, sentimos e materializamos ao falar.

⁠Todos precisam ser motivados. Então, dê ênfase ao positivo, não ao negativo. Estimule e elogie, mas sem excessos. Se for preciso criticar, cuide para que suas palavras não firam, nem magoem.

⁠Olhe sempre as pessoas nos olhos e tenha um aperto de mão firme. Seja cortês e disciplinado. Seja forte, simples e prudente. Estas são as características de um Yogi.

⁠Desde que nascemos somos condicionados, para o bem ou para o mal. Portanto, perpetue bons hábitos e condicione sua mente, seu corpo e suas emoções de forma a ser um exemplo. Construa bons hábitos e os hábitos se tornarão você!

⁠Auto-realização significa conhecer a própria natureza espiritual através de uma experiência íntima e individual da Verdade. O verdadeiro Vidya Yogi observa a todos os seres e também vê todos os seres como parte do Princípio Divino Universal.

⁠Feliz é aquele que se apóia em Ishwaraguru – seu Mestre Interior. Nos momentos de dificuldades, não teme antecipadamente, nem se aflige com o que possa acontecer. Sua autoconfiança está na firme verdade (Sátya).

⁠"Se nós tirarmos um peixe da água e o colocarmos na terra, em poucos instantes ele começará a agonizar e morrerá. Da mesma forma, o homem não pode ser retirado de sua verdadeira natureza espiritual, caso contrário morrerá."

⁠Ahimsa é a não-violência. Aquele que se estabelece em Ahimsa tem toda a hostilidade eliminada de sua presença. Ahimsa vai muito mais além da mera proibição de agressão física. A não-violência é tomada de modo tão amplo que está proibida a emoção de ódio ou o sentimento negativo sobre alguém, além do respeito incondicional a toda e qualquer forma de vida.

⁠Yama é a morte, aludindo à autodestruição das barreiras ou obstáculos que dificultam a consciência Vidyogi. Yama é o autodomínio, pois oferece uma conotação real de positividade e indica as atitudes que devem ser adotadas para o desenvolvimento espiritual do homem.

⁠"Atualmente as pessoas estão buscando cada vez mais algum tipo de “vida espiritual”. Na verdade, este desejo é absolutamente natural. O homem é um ser espiritual dotado de consciência própria e livre arbítrio. Muitas vezes, esta “consciência”, quando ligada exclusivamente ao ego é a causa de sua própria escravidão."

⁠Sentimos o cheiro do que queremos sentir e perceber. Ao olharmos, vemos o que queremos ver. Ao falarmos, falamos o que queremos dizer.