Coleção pessoal de SIMOESPENSADOR

101 - 120 do total de 133 pensamentos na coleção de SIMOESPENSADOR

AMIZADES

No decorrer da vida, irá se deparar com muitas pessoas fingindo serem boas; Demonstrando que são suas amigas, mas chegará o dia em que Deus, através de pequenos detalhes, irá mostrar que elas são falsas. Acredite... Amigos(as), são pedras preciosas difíceis de se encontrar. Quando aparecerem na sua vida, diversos empecilhos surgirão para que sejam reconhecidas e o Eterno quer que seja assim mesmo, para que, quando forem reconhecidas, você as saiba estimar e dar o devido valor.

PARADOXO PROFUNDO: A LUZ E A ESCURIDÃO

A profunda falta de entendimento entre as pessoas está, justamente às margens do que é certo e errado, da luz e da escuridão. No meio das duas vertentes, sempre haverá mudanças, pois os que possuem conhecimento, sabiamente, estão sempre à procura de novas culturas capazes de esculpir tenros saberes capazes de projetar a luz necessária a iluminar as mentes que, por ignorância, ainda vivem no mundo sombrio. A mudança tende a vir, justamente, com o advento dessa projeção, pois as pessoas não almejam viver na escuridão para sempre. Todas buscam para si um mundo promissor. E acreditem, elas, por mais ignorantes que sejam, um dia haverão de abrir os olhos, pois a escuridão incomoda e, por mais cegante que seja, a luz é contagiante e há de iluminar as mentes desprovidas dos conhecimentos aptos a nos conduzir a um mundo melhor para viver.

COMPARTILHAR FELICIDADE E ÓDIO

Se compartilhar felicidade, terá a vida alongada; Se partilhar ódio, terá melancolia, pois guardar ódio e raiva, é o mesmo que pegar uma brasa incandescente para atirá-la na fonte de onde advêm esses sentimentos nefastos. Sairá lesado quem pegar a brasa para lançá-la... Ferirá seu âmago, visto que a raiva e o ódio são venenos para a alma.

LIVRE ARBÍTRIO

Sabemos que Deus criou tudo que há no universo, inclusive o mal. Veja:
"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas."
Isaías 45:7
Entretanto, Ele é tão Perfeito que nos deu o livre arbítrio para que possamos escolher entre o bem e o mal.
Temos em mente que a injustiça, em todos os níveis, é desumana; Que devemos voltar os nossos corações à justiça e à pacificaçao; Desatar os nós da opressão aos quais mentes maliciosas tentam nos submeter e a outrem, pois fomos engendrados para viver em liberdade; Fomos criados à imagem e semelhança de Deus; Sem diferenciação de raça, religião, cor, cultura, classe social ou idade. Portanto, devemos primar pela dignidade e, em razão dessa, ser íntegros e respeitar o próximo para que sejamos respeitados.
Não devemos nos corromper, para que não nos tornemos indíginos nem escravos de homens maus que só nos vêm sob o efeito do mal e não percamos nossa dignidade e aliança com Deus.

LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.

PENSE ANTES DE FALAR

Entra em concordância com seu interior e pergunte: Por que fui criado?
Não ande falando ou agindo, antes de pensar bem nas palavras que profere e de examinar a direção de cada passo a ser dado.
A pessoa que não pensa antes de falar, acaba dizendo asneira. É como se corresse, às pressas, sem observar onde pisa e acaba caindo em um lodaçal fétido.
Assim acontece com as pessoas que falam muito sem medir suas palavras.
Lembre-se, para toda ação há uma reação; Existe uma consequência e a devida compensaçao.
Tenha em mente, você receberá do mundo o que oferecer a ele, pois o Princípio de Causas e Efeitos existe e está em constante operação.

LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.

CONHECIMENTO E SABEDORIA

Viver na escuridão é desconhecer o poder do conhecimento que pode ser obtido através da observação dos fatos e, também, da leitura que é uma excelente indicação aos que almejam sair das trevas.
O conhecimento é a luz na qual a humanidade sempre esteve ligada e que nos foi repassada com sabedoria que, em muitos casos, foi obtida com a experiência de vida.
Se estamos no patamar em que nos encontramos hoje, devemos render graças aos que, com sabedoria, buscaram o conhecimento e o repassaram aos primórdios da humanidade.

LUIZ CARLOS VIEIRA SIMOES .'.

REMÉDIOS PARA A ALMA

Os livros são considerados os melhores remédios para a alma que se encontra na caverna. Se você deseja sair da ignorância na qual se encontra, exercite a mente através da leitura. Além de iluminá-la, com conhecimentos abundantes, evitará que entre para o mundo dos insanos.

LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.

OS HOMENS DA CAVERNA

Em história, você deve ter estudado o tema "Os Homens da Caverna", expressão que nos trás uma metáfora muito profunda. Ao analisá-la, veremos que uma caverna é desprovida de luz. A luz nos permite sabermos onde pisamos e pode ser compreendida como conhecimento. Portanto, um dos significados da expressão acima é, "Os homens Desprovidos de Conhecimento."

LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.

O MODO DE VER AS COISAS

Cada ser possui uma maneira de ver as coisas e ninguém precisa concordar com a ideia do outro, basta respeitá-la. Cada um tem suas próprias idéias, não precisa e não há como pensar e agir conforme outrem.
As pessoas esclarecidas, com certeza, têm suas próprias ideias.
Não existem verdades absolutas... Só há um mundo de idéias diferentes, porém discutíveis.
Vivemos num país democrático e podemos apreciar os problemas de vários ângulos e isso é muito bom, pois estamos diante de ideias múltiplas.
O que não está correto é alguém querer nos impor suas ideias, como se fossemos 'paus mandados'. Esse alguém deve entender que somos democráticos e não vivemos presos às amarras das trevas.

LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.

PENSAMENTOS

Não devemos ditar nossos pensamentos às pessoas como se fossem os únicos corretos a serem aceitos por todos, pois diante dos olhos alheios podem não estar certos e não somos nós quem iremos julgar se estamos corretos ou não. Entretanto, Mentes Medianas sempre irão querer julgá-los, como se rossem dignas a esse feito, como se fossem donas da verdade. Diante do exposto, não sejamos prepotentes em querer julgá-las, pois agindo assim, estaremos nos tornando similares a essas mentes. Tenhamos em nosso interior: Somos todos seres simples e dignos que procuram analisar tudo o que ocorre em nossa volta... Mas, analisar, é diferente de querer controlar quem vive próximo de nós.

LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.

PALAVRAS DO ÍNTEGRO

As palavras de um íntegro têm início em seu subconsciente. A mentira jamais brotará de seu âmago. Ele se sente incomodado com a mentira e se mantém longe dela, pois essa o incomoda.
O íntegro, ao lado da verdade, mantém-se firme; confia no Pai da Verdade que sempre o conduziu na senda do bem e Jamais o abandonou; sempre que abre os lábios, abri-os discretamente.

O CONHECIMENTO E A LEITURA

O conhecimento é adquirido no dia a dia através de experiências e análises individuais e coletivas.

O homem e a sociedade, cientes dos resultados de suas pesquisas e das observações analíticas, munem-se dos resultados obtidos durante os períodos de experimentações e tecem suas conclusões sobre o porquê de ser das coisas.

O conhecimento, desde a antiguidade, até os dias de hoje, foi obtido mediante experimentação, observação, escrita e leitura.

Veja:

Um lavrador, mesmo desprovido de escolaridade elevada, sabe quando deverá semear, colher e o tipo de solo para o plantio.

Ao legado acima, se procurarmos acharemos diversas cartilhas instrutivas.

O Conhecimento nos torna seres diversos dos demais e uma das formas de obtermos novos conhecimentos é através da leitura que pode nos conduzir à obtenção de saberes capazes de nos elevar a patamares mais elevados nos nossos processos de aprendizado.

Tenhamos em mente:

A ignorância tolhe as nossas possibilidades de avançar a um mundo melhor e nos mantém prisioneiros das cavernas.

Viver nas cavernas é viver na escuridão e a leitura tem o poder de nos fornecer a luz necessária para trilharmos nossos caminhos pautados nos preceitos do conhecimento que nos torna seres racionais.

LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.

Quem não é visto, não é lembrado.

Isso acontece porque estamos muito ocupados com as nossas vidas; Com as nossas existências egoísticas e acabamos nos esquecendo daqueles que fizeram parte do nosso convívio e que, por ironia do destino, tiveram que se afastar. E o pior... Não notamos que as nossas indiferenças os afeta muito.
Pois bem, façamos a diferença; Vamos transformar essa frase em um mito, procurando saber a respeito do sumiço das pessoas que conosco conviveram e em um lapso temporal desapareceram; Vamos nos importar com aqueles que já fizeram parte do nosso convívio, pois, se assim o são, devemos viver em uniao.

LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.

O Poder da Palavra

Punhais e armas de fogo deixam
vestígios de sangue.
Bombas abalam edifícios e ruas.
Venenos terminam sendo detectados.
Mas a palavra destruidora consegue
despertar o Mal sem deixar pistas.

Crianças são condicionadas durante anos pelos pais,
artistas são impiedosamente criticados,
mulheres são sistematicamente massacradas
por comentários de seus maridos,
fiéis são mantidos longe da religião
por aqueles que se julgam capazes
de interpretar a voz de Deus.

Procure ver se você está utilizando esta arma.
Procure ver se estão utilizando esta arma em você.
E não permita nenhuma destas duas coisas.

Paulo Coelho

APEGO À IGNORÂNCIA

Ignorância é o oposto do conhecimento e muitos a adimiram. Tenha em mente uma coisa:
Quem se apega à ignorancia é porque é incompetente e almeja levar vantagem usufruindo-se dela.
🔨🔨🔨

RESPEITO

Se quero respeito, não devo fazer aos outros o que jamais gostaria que fizessem comigo; Se quero respeito, tenho que dar espaço para que os outros expressem suas opiniões sem discriminar ou puni-los; Se quero respeito, não devo maltratar, humilhar ou espezinhar as pessoas, simplesmente, porque me considero certo ou melhor. Respeito, é o dom que advém do caráter do ser.


LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.

SEARA DA PAZ

Se você almeja colher
paz e tranquilidade na eternidade, plante, neste plano, somente sementes virtuosas nas searas, para que seja merecedor de boas colheitas no mundo espiritual.
🔨🔨🔨

A MULHER DE LÓ OLHA PARA TRÁS E VIRA UMA ESTÁTUA DE SAL.

VEJA UM EXCERTO DA HISTÓRIA:

(...)
Os anjos disseram a Ló:
- Depressa! Tome sua mulher e suas duas filhas, e saia daqui!
Ló e sua família demoraram-se um pouco, de modo que os anjos os pegaram pelas mãos e os levaram para fora da cidade. Um dos anjos disse:
- Corram para salvar a vida! Não olhem para trás. Corram para os morros, para não morrer. (...)

Minha interpretação:

Há nessa história duas metáforas:

Primeira: Estátua não se locomove. O momento em que a mulher de Ló olha para trás quer nos dizer que, enquanto estivermos com os pensamentos presos às coisas do passado, não teremos condições de crescer material ou espiritualmente. Guardar raiva e ódio do próximo é pecado.

Segunda: Ela havia se atrasado para sair da cidade e pensou que as filhas estivessem para trás, do mesmo modo que bens materiais. Isso nos remete ao apego ao materialismo, fato esse, também, reconhecido como pecado.

Portanto, não fiquemos com os pensamentos preso às coisas do passado, para que não venhamos cair em pecado.

A verdade jamais pode se apresentar vestida a nós conforme a mentira sempre o faz, paramentada; Que ela nos venha como deve vir, com toda a franqueza, nua e crua.

PROMESSA DIVINA

Veja o quê nos foi prometido por Deus. “ O Espírito Santo Que o Pai enviará em meu nome vos ensinará tudo.” ( Jo 14,26 ). Há uma garantia na qual os seguidores das Boas Novas podem se prender: Não estamos sós! O Espírito de Deus Que habita em nós, nos capacita à grande missão: Divulgar o nome do Senhor. Mesmo que surjam problemas e dores, não estaremos sós, pois o Espírito de Deus faz morada em nós. A vida espiritual é uma verdade indiscutível. Abra teu coração e deixe-O te dar luz e entusiasmo para que continues tua jornada.