Coleção pessoal de sandrocapoeira

21 - 40 do total de 88 pensamentos na coleção de sandrocapoeira

⁠Feliz é o covarde que estende a mão afim de evitar que um jogo se torne um combate. No jogo todos vencem, num combate sempre haverá um ou mais perdedores.

Um mestre é efeito de uma vida de dedicação, não da última graduação.⁠

⁠A capoeira é um templo de corpos harmônicos regidos por um fio de aço que sobre pressão de um arco resistido imprime ondas motoras culminando no encontro do passado e presente projetando o futuro.

Que a grandeza da capoeira sobreponha a a vaidade do capoeirista e o fundamento da roda seja preservado como tal.

⁠Vamos la!
parei um momento mesmo com dor de cabeça pra escrever algumas linhas não a fim de causar discórdias, pregar absolutismo ou impor o meu ponto de vista no mundo da capoeira. Sem faltar com o respeito aos que merecem, o fato é que entendo a capoeira como um grande palco, onde se apresentam as mais diversas atrações, ao passo que tambem uma grande escola onde o conteúdo ensinado define o perfil do aluno, e por conseguinte o possivel futuro mestre.
A capoeira é como uma faca intrinsecamente ela não escolhe os bons ou ruins.
Uma faca pode nos ajudar a saciar a fome ao cortar nosso alimento, porém a mesma faca mata. A capoeira nas mãos errada tem o mesmo poder.
Quero acreditar que ainda existem militantes dessa arte, que tambem é "luta" e falando em luta aproveito pra referenciar mestre Bimba que dizia: - capoeira não foi feita pra bater em capoeirista, capoeira foi feita para bater em "OTÁRIO".
Enxergando por essa ótica levanto a seguinte indagação: a capoeira está nas mão dos que a representam corretamente?
O grande problema inicia quando nossos representantes e anfitriões motivado por questões ligadas à ambição, vaidade e egocentrismo resolvem fazer desse palco um circo, e se quer vestem a caráter esquecendo o acessório principal, a bola vermelha no nariz que caracteriza os grandes palhaços da história para fazer seus espetáculos de autopromoção e auto-afirmação.
Sigo traçando um paralelo com a famosa politica o pão e circo, onde o povo era alienado por espetáculos de gladiadores contra feras, e assistiam àquela carnificina sorrindo enquanto lhes eram ofertados pão para esconder as mazelas sociais. Algo triste, mas até "inteligente" quando comparado aos mesmos espetáculos oferecido atualmente sem nenhum finalidade além da vaidade, não esquecendo que o grandes Coliseus eram espaços fechados e sua maior tecnologia eram as portinholas onde surgiam os grandes leões. Hoje temos além dos celulares de última geração, uma mídia apurada de espectadores capoeiristas que jogam contra a Propriá capoeira quando expõe divulgam e incentivam o declínio de algo que nasce do sofrimento, resiste, sai do códico penal (temporariamente), alcança adeptos no mundo inteiro e hoje troca a luta contra o sistema, pela luta conta a propriá capoeira.
Genocídio reverso? quando os próprios mestres começam inventar loucuras das mais diversas para usurpar a capoeira e acabar com uma história?
Mudam nome, misturam modalidades, capoeira com dominó, capoeira com dama, xadrez, futebol, ginástica, hidroterapia e etc. todo dia uma forma de charlatanismo diferente, uma verdadeira ratoeira pra pegar dinheiro de idiotas alienados, seja o que for. É tudo capoeira.
A capoeira é completa e qualquer coisa que vier pra agregar a ela é válido, desde que não desrespeite e nem minimizem um passado ancestral e triste que custou a vida de muitos para estamos nela hoje.
Não tenho qualificações para aconselhar, ainda assim deixo aqui alguns pontos de vista:
Aos adoecidos por graduação, fica uma alerta e provocação. "É melhor merecer honrarias e não tê-las, que tê-las e não merecê-las".
Aos senhores de graduações brancas, vermelhas ou seja la qual for, que se julgam "mestres" e que fornecem tais diplomas em troca determinada quantia financeira, quero lhe conceder o titulo de deturpador da arte da capoeira e patrocinador da bagunça institucional. Mesmo entendendo as mazelas e dificuldade devemos primar pela honra imposta por aqueles que morreram pela nossa liberdade. Vejamos as contribuições dos grandes mestres, para que um dia sejamos lembrados como um grande tambem.
Aos capoeiristas de celular na mão formados em publicidade de merdas, fofocas e mentiras editadas contra a capoeira. Façam a sua historia, Vá treinar e experimente ser você o cara do vídeo que você assiste.
A todos capoeiras: Eu não vi quando a capoeira nasceu, eu não irei vê-la findar, eu a vivo agora, e é de agora que posso falar. Vamos nos despir da vaidade, valorizar quem merece, e está sempre ao nosso lado. Mestre bom, é o seu. E se ele não for bom, é porque você não é bom aluno, e por certo não será um bom mestre.
Invista na capoeira. Pague pra treinar, pague cursos, eventos e etc. A falta de valorização começa quando achamos que tudo na capoeira deve ser gratuito. Quando sobra dinheiro pra tudo, exceto pra capoeira.
Não exponha a capoeira ao ridículo, você deve ser militante da capoeira, defender seus princípios e ser exemplo, não mais um desses miseráveis que usam da influência dela para aliciar crianças e cometer atos ilícitos dos mais variados possíveis.
Aos capoeiristas e simpatizantes alerto! a internet vem como uma forte aliada da capoeira, mas tambem como inimiga mortal. Cuidado com o conteúdo e as fontes que vocês vêem e compartilham em rede sociais.
Absorvam o exemplos de quem está dando certo. Lembre que você pode fazer tudo, mas nem tudo lhe convém.
O seu sucesso e o seu fracasso tem relação direta com a forma que você ver o mundo e como vc se apresenta.
Faça o bem, e o bem lhe retornará.
Humildade e miséria não são sinônimos, então não confunda as coisas.
Falar da vida dos outros, não tornará sua vida melhor, então utilize esse tempo pra produzir algo para a sua vida.
Se não puder ajudar, se afaste, é melhor que atrapalhar.
Se não sabe, pergunte, se ja sabe, ensine. Cada lugar é regido de um forma, respeite as divergências e aceite quando estiver na casa dos outros.
Por ultimo afaste do que não te acrescenta, afaste de pessoas tóxicas, seja protagonista da sua vida e não espectador da vida alheia.
Hoje e seu dia, a hora é agora, o ontem não tem volta, o amanhã é incerto, então faça valer sua respiração, esse deve ser o minuto mais importante da sua vida.
Sandro Capoeira.

⁠Ladainha- Renascimento 18/08/2018 (homenagem aos meus alunos: Paulo Cesar (PC), Joadson, Michelle e Beatriz (Bia).

Vou contar mais uma história/ eu vou contar mais uma história colega "véi"/ falo do meu renascer/ com destino a Carinhanha/ Deus mostrou o seu poder.
Quebra-molas perigoso, da vida quis me afastar/ na aflição daquela hora/ só o senhor pra me ajudar.
Chamei por Deus o nosso pai/ chamei por Deus o nosso pai colega "véi". pra me livrar dessa agonia/ salve a vida dos meus alunos,/ salve a minha vida nesse dia/.

E Deus ouviu a minha prece/ Deus ouviu a minha prece colega "véi"/, me deu a vida outra vez/ hoje eu conto o testemunho/ cantando para vocês.

Deus do céu lhe agradeço/ pra sempre vou lhe agradecer, dia 18 de agosto/ Nunca vou me esquecer, meu segundo aniversário dia do meu renascer.

Viva Deus somente Deus/ viva Deus somente Deus colega "véi"/ pai nosso de compaixão/ que nos guarde e nos proteja/ Eu lhe peço em oração/ nos caminhos da minha vida/nunca solto a sua mão.

Agradeço a capoeira/ trago forças em meu cantar/ peço a Deus paz e saúde/ e condições pra ensinar.

Aos inimigos peço paz/ aos inimigos peço paz colega “vei”/ deixo recado em pra alertar/ enquanto Deus estiver por mim/ ninguém vai me derrubar/ camará.... Iêee Maior é Deus.

Autoria Sandro Capoeira composição 24/08/18 adaptação 31/05/2020

Fantasiou-se do que ja é, subiu num palco de um dia só, cantou, jogou deu o seu melhor! E agora? fez a diferença esperada! Mas me parece uma piada, voltar pra casa de caminhada, sem receber nenhum copo d'água e ainda ter que agradecer, e se preparar pra outra jornada ano que vem chamamos você! vamos treinar, só mais dois semestres, quatro unidades, contando em dias "três, meia e quatro" ou um ano inteiro do meu suor. Mas não preocupo com quase nada, pois esse dia que ainda lhe resta, o professor vai fazer a festa, quando lembrar outra vez docê!

Que Consciência inconsciente é essa?...

Que Consciência inconsciente é essa? Que escolhe um dia pra representar o sofrimento de uma gente que lutou pra ser gente, e quanto mais tenta ser gente, menos gente parece ser!
Qual a cor da consciência, do sofrer da inocência genocídio inconsequência? Será a cor da dor ou doença? Negra, preta, vermelha amarela, cor de negro da favela que entre becos e vielas desenvolve coisas belas: capoeira, samba, hip hop e candomblé. Toque de tambor, repique de afoxé "moreno" lindo mostra o que tu tens, não tenho nada só tenho garra luta diária mas digo o que convém. Negro do gueto, também sou preto, muito supeito, cabelo duro, pele da noite molhada de sereno, posso ser tudo, mas consciente não chame de "moreno".
Pedindo esmola, jogando bola, ou na capoeira, um dia eu vou crescer, mas la na escola que eu estudava o que me sobrava era o sací Pererê.
Que Consciência mais consciente desse lugar que encontrei aprender, foi la na escola que me ensinaram uma tal de Isabel agradecer, fique sabendo soberania, que pra você Isabel, eu não tiro o meu chapéu. Família real é minha que eu que está perto, que anda comigo, lado a lado e fortalece me ajuda a crescer.
Sou consciente agora eu vou provar, pois eu não quero um dia apenas, para me impressionar. Sou capoeira o ano inteiro minha pele é negra, tem o brilho do luar, forte como a palha que cobre peito e forra o meu patuá, corpo fechado mas mente aberta, sempre alerta pois não me esqueco, sei muito bem o meu lugar. Preto suspeito, dona segura a bolsa, aperta o passo, deixe o negão passar, calma minha tia uma boa noite, só vou pra casa descansar, cabelo black! Bata africana, no braço esquerdo carrego patuá, na boca trago a força do grito, que pra mundo ouçam o que vou falar: Sou preto, suspeito, maa consciente, não tente me escravisar.

Sandro Capoeira.

Se permita sentir a capoeira com a alma, a mente e o coração, deixe o corpo responder, independente da sua limitação, na roda ou no jogo da vida carregue sempre essa lição:
Capoeira nasceu pra todos,
Universo de inclusão.

Um corpo sem treinamento, é um corpo atrofiado e fraco, uma mente sem treinamento é um corpo inteiramente morto.

Qual o seu maior sonho?
Desista dele!
Acorde!
Transforma-o em meta,
estabeleça data, lute
Alcance e saboreie, volte a dormir
e ao acordar sempre poderá apreciar sua conquista.

Falar da vida alheia, é assinar para si um atestado de fracasso.

Na capoeira não existe abandono! as vezes ela nos permite viver no escuro, para valorizarmos a luz.

A liberdade da capoeira não nos permite segregação ou distinção de gênero, quando o berimbau toca somos todos luz.

A nossa arma faz reverberar acordes capazes de salvar vidas, nessa batalha não vencemos pelo poder do calibre e sim pelo poder da resistência e amor que a capoeira nos ensina.

03 de agosto (dia do capoeirista)

Hoje somos lembrados, enxergados e procurados pela mídia, hoje o povo para pra nos assistir, hoje o face, Wtsp e instagran se enche de frases bonitas supervalorizando a capoeira. hoje chamam a capoeira de nossa arte. hoje qualquer um com um berimbau na mão vira um baluarte. Amanhã teremos um dia. "Aplausos" pra um sistema sínico e genocida, aplausos a nós, que como nas antigas maltas continuamos nos vendendo por migalhas, pois nunca dizemos não quando somos solicitados em datas específicas. Trabalhamos o ano inteiro, dedicamos tempo, apanhamos, batemos, sofremos, deixamos as nossas famílias quase todo final de semana, investimos, nos humilhamos, nos lesionamos, enfrentamos as viagens longas, passamos por injustiças, ingratidão, decepção, baixa remuneração (isso quando há), um sofrimento inesplicável que termina quando o berimbau toca e cura as aflições mais profundas da alma. A capoeira é isso que vivemos e sentimos o tempo todo. Dia 03??? É mais um dos vários que treinamos, a diferença é que nesse dia precisam de nós. e estamos prontos a servir. Momento de refletir, quantas portas nos são fechadas?? quantos canais nos negam publicidade?? quantas vezes somos ignorados?? Mas dias 03 e 22 de de agosto ,21 de novembro, 07 de setembro, e 13 de maio, somos protagonistas, heróis viramos "estrelas" por alguns minutos, e o pior aceitamos e ainda agradecemos. Vamos refletir nessa data e nessa provocação. Sandro Capoeira.

Sentimento pela capoeira.

(Coral) A Capoeira é amor/capoeira é paixão, sentimento mais puro que invadiu meu coração.

Que sentimento é esse/ que eu não consigo explicar/ quando o berimbau toca/ o que eu quero é vadiar.

Ouvi dizer que é amor/ outros falam que é paixão/ seja ele qual for, mexe com meu coração.

Ela chegou de mansinho/ mudou meu jeito de pensar/ antes fui gota d'água/ hoje imensidão do mar.

Alegria de menino/ sinto quando vou jogar/ sorriso estampado no rosto/ humildade no olhar.

Capoeira da inclusão

Se não ver, escuta, se não ouve, sente, se não anda, balança, se não fala, olha pra mim.

Autista tá tocando, tocando berimbau, cadeirante jogando, isso é inclusão social.

Já vi cego enxergando, já vi mudo falar, já vi quem não andava levantar para jogar

Força da capoeira, contagia quem vai, quer ver jogo. Venha visitar Apae.

Cada um tem seu caminho. (ladainha chula).

Todo mau que você me quer/ eu não desejo a você
Te desejo paz e saúde/ que é pra tu me ver crescer.
Quem já foi não vai ser mais/ mais quem não foi ainda vai ser
A fruta passa por três fases/ antes de apodrecer
Fruta ruim morre no pé/ muitas nem chegam nascer.
Outras nem amadurecem/ fica verde até morrer.
Inveja só traz maldade/ nunca tive e nunca vou ter.
A minha história eu mesmo escrevo/ não dependo de você.
Já dizia a velha história/ que não me canso de falar.
Quer cuidar de muitas vidas/ compra um gato pra criar.
lua não fala do sol/ o céu não fala do mar
Cada estrela La de cima/ tem seu brilho e seu lugar.
Não falo mal de ninguém/ que é pra ninguém de me falar
Quem conhece seu caminho, Sabe aonde quer chegar.
Siga o seu que eu sigo o meu/ vamos ver no que vai dar, Camará!
Iê viva meu Deus!


Composição Sandro capoeira

Na memória eu trago a lembrança de um sentimento da minha ilusão, um amor que um dia foi embora deixando em pedaços o meu coraçao, aprendi que na luta da vida um bom capoeira nao pode cair, se você está arrependida, a dor dessa perda você vai sentir, os pedaços que você deixou, capoeira juntou e me fortaleceu, hj digo com sinceridade, que o vencedor dessa guerra fui eu. Ê êêê eu venci a batalha ganhei de você.