Coleção pessoal de sammisreachers
Não é um exclusivismo aleatório ou autoritário: A vingança pertence ao Senhor (Rm 12.19) porque nunca conseguiríamos vingar tudo o que precisa ser vingado.
Se o mal é empresa de expertise humana, a vingança é grandeza doutra magnitude. Pois estamos de tal forma embebidos no mal que é como se sequer soubéssemos o que fazemos (Lc 23.34: “Pai, perdoa-lhes pois não sabem o que fazem”); não podemos ver, (pres)sentir, compreender o volume e variedade de mal que se excreta de nós, que dirá o que vai no dentro. A vingança compete impreterivelmente a Outro: Um pincel azul embebido em tinta azul não poderia pintar nada de verde.
As ações de um amigo corajoso podem colocar a VOCÊS DOIS em perigo. As ações de um amigo covarde podem deixar você SOZINHO diante do perigo.
Escolha! Mas lembre-se: o amigo corajoso e o amigo covarde são melhores do que amigo nenhum.
Há irmãos que são sangue de seu sangue, legados de sua mãe; e há irmãos que são alma de sua alma, gestados em Deus, fundados pelo mesmo fogo.
Enxergar linearmente e mais, enxergar linearidades é típico daqueles que foram agraciados/mimados por elas. Os perfeitamente educados na segurança e ortodoxia (simulacros, desde já entenda) de sua tribo; seja condomínio, seja favela, igreja ou partido. Os que picotam o mundo à perfeição em “bons” e “maus”, “comunistas” e “fascistas”, preto e branco. Gente que nunca foi confrontada a contento pela hostilidade criativa-disruptiva-funcional fundamental da vida, a que chamamos de CONTRADIÇÃO.
Do embate ideário entre as diversas historiografias se constrói a História, conjunto de conhecimentos que transita – conhecimento científico que é – entre a provisoriedade fática e a certeza alcançada e nunca alcançável, num vir-a-ser perpétuo.
Fé significa precisamente a inquietude profunda, forte, bem-aventurada, que impulsiona o crente, para que ele não possa aquietar-se neste mundo, de modo que se ele se aquietou completamente também cessou de ser um crente; pois um crente não pode assentar-se calmamente, tal como a gente se assenta com o cajado na mão, um crente caminha adiante.
Cristo Jesus nos fará novas criaturas, pois não pode haver cicatrizes no absoluto, nem oscilações na eternidade.
Sua idade não importa. Enquanto conseguir sentar-se e observar, embasbacado, a beleza multiforme das nuvens, há lugar para você no ônibus da esperança.
Já observou uma bandeira tremulando ao vento, já observou como seu serpentear é hipnótico e belo? Tal beleza muda já arrojou mais homens em direção à morte do que milhares de discursos.
A ação mais imediata, e que no entanto se prolonga por toda a vida, consiste em o homem definir a cada instante o preço da própria liberdade.
Somos uma espécie gregária, por mais que a vida intelectual – essa viagem que engendramos, e que nos engendrou – diga o contrário, e pregue o escape pela solitude. Mas não se engane: sua necessidade de validação (grupal, social, familiar) pode ser um mecanismo interno e inconsciente de auto sabotagem. No fim de tudo, é você e Deus, que vê o seu dentro.