Coleção pessoal de sam75
Sobre "formas de existir" num mundo cada vez mais líquido e moralista...
Nem leviano, nem austero; mas leve e profundo.
Não raras às vezes pessoas que se dizem intensas, são rasas. Em geral não conseguem se aprofundar numa relação. É que profundidades demandam tempo e paciência, coisas que muitos "intensos(as)" dizem não ter.
Se você é acompanhado por um psicanalista, conte os seus sonhos pra ele, seja os sonhos de olhos fechados (o que acontece durante o sono), seja os sonhos de olhos abertos. Ambas as formas de sonhar falam sobre você.
O filósofo Karl Popper vai dizer que a "tolerância ilimitada culminará no desaparecimento da tolerância. Se estendermos a tolerância ilimitada até para aqueles que são intolerantes [...], então os tolerantes serão destruídos, e junto com eles a tolerância." Ou seja, não dá para tolerar a intolerância, pois tolerar a intolerância é tolerar o ódio, o preconceito, a injustiça e a morte.
A história é marcada por vários apocalipses e em geral são caracterizados por um certo alinhamento entre o poder político e religioso, por um certo frenesi messiânico e por um espírito de engano e violência que perpassa a muitos indivíduos numa sociedade.
A vida se torna um impasse quando nossas resistências interiores se tornam mais fortes que o nosso desejo de prosseguir.
Uma coisa é o que te fizeram sofrer. A outra é a angústia e os conflitos decorrentes das marcas que deixaram em você. Mas o pior de tudo mesmo é quando, no final das contas, você se convence de ser aquilo que te fizerem ser.
Inútil e presunçosa é a busca pela felicidade. Melhor vive quem apenas se ocupa em fazer o seu caminho diário com o melhor da sua mente e com o melhor do seu coração.
O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos.
Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade se me revela.