Coleção pessoal de ruisdaelmaia
O espaço não esta vazio, ele esta cheio de existência, a função do espaço em relação ao tempo é a possibilidade da existência.
Não digo que tudo é possível, mais que há possibilidade, e que essas possibilidades podem ser criadas.
O momento em que homem e Deus se torna um só, e então ele se torna senhor de seu destino.
A linguagem, diferente da linguá (idioma), é representação da organização mental, a partir de símbolos.
Há certos conhecimentos que são subjetivos a sensações do sujeito, e por sua vez construídos, tanto plea linguagem como pela experiencia
O juízo da razão sintética esta em função da probabilidade, da construção de um determinado espaço, relativo a função do tempo.
A existência é uma probabilidade da construção real de uma percepção da razão em função do pensamento
O futuro é construído entre os diversos fatores que pre-supõem uma existência entre o movimento de um corpo num determinado espaço de probabilidades
Primeiramente gostaria de enfatizar, que critica não necessariamente é uma refutação, mas o julgamento da reflexão do pensamento.
Definição:
Idealismo transcendental é uma terminologia aplicada à epistemologia de Immanuel Kant
Segundo esta, os fenômenos da realidade objetiva, por serem incapazes de se mostrar aos homens exatamente tais como são, não aparecem como coisas-em-si, mas como representações subjetivas construídas pelas faculdades humanas de cognição. Seu oposto seria o idealismo dogmático.
Outra definicação importante:
Jogo de linguagem é um conceito filosófico desenvolvido por Ludwig Wittgenstein, referindo-se a exemplos simples do uso da linguagem e das ações em que a linguagem é tecida.
Onde as palavras são simbulos e seu siguinificado (semantica) pode ser mudada conforme convenções humanas.
No texto aterior citei alguns fatores relevantes para o entendimento do que vem a seguir, por isso a necessidade de definição de algumas palavras, assim como a elucidação de alguns conhecimentos.
Kant divide o conhecimento para facilitar o entendimento, mas não acredito que ele tenha dividio o conhecimento em si.
Quando Kant sita conceitos como "a priori" ou " a posteriori", ou ainda juizo estetico ou subjetivo, na verdade ele está demonstrando fatores pelos quais se se percebe o mundo e as coisas como são apresentadas.
vamos a definição seguinte definição:
"a priori" o conhecimento que vem antes da experiência
" a posteriori" o conhecimento dado pela experiência
Iniciarei com pedido, tente organizar seu pensamento de forma completa sem que haja uso da linguagem.
Impossivel, pois a linguagem, diferente da lingua (idioma), está a representação da organização mental, apartir de simbolos.
Se todo conhecimento é dado pela mente, pela razão pela reflexão, antes há a necessidade da utilização da linguagem para organizar tais pensamento, assim a inteligencia é dada de forma construida pela organização mental mediada pela linguagem.
Como julgar o nivel de inteligencia objetiva segue a seguinte ordem, dados, selecionados em informação, selecionados em conhecimento, selecionado inteligencia, palavra esta que vem em sua etimologia escolher dentre.
Então a linguagem é a organização dos dados em simbolos para a seleção, chegando a inteleligencia.
refutando jean Piaget, sim a linguagem é a priori.
Mas a linguagem em si não é o suficiente para construção do conhecimento, antes é necessario uma atividade
"A posteriori" dada pelas experiencias.
continuaremos apartir de uma problematica, opinião é uma questão de gosto, ou no minimo analogas, então gosto é individual ou cultural ?
Veja como a cultura tem grande peso, tudo que escolhemos é dado pela cultura que nos cerca, o espaço, o contexto cujo qual estamos imersos, observe;
voce gosta de baratas fritas ? sim baratas ? não por que ?
Não? como não, em bangkok é o que tem de mais sofisticado.
A não, por que a cultura que voce está inserido, diz que é nojento comer barata
Provavelmente quando você vai a um churrasco prefere um pedaço de carne, nos EUA é um salsição ou amburgues, mas sabe aquele espetinho de coração de galinha bem assadinho? para os EUA é como se tivesse comendo baratas.
Então gosto e opinião é construido pela cultura e não é individual.
Então pera ai esta dizendo que achamos que estamos escolhendo, mais na verdade não estamos ?
sim isso mesmo.
mas ai entra o grande segredo, quando Kant apresenta o Juizo estetico, ele diz que há certos conhecimentos que são subjetivos a sensções do sujeito, e por sua vez construidos, tanto plea linguagem como pela experiencia, "a priori" e " a posteiori".
Justamente esse conhecimento faz você ser diferente de não igual a todos, o individuo, e a força da cultura sobre indiviuo de hegel, chamada de espirito do povo.
Então temos um unico conhecimento de kant que é o trancedentalismo, o que está além do sujeito que é construido em função do tempo e das experiencias pelo espaço que o cerca ( Cultura) .
Mas como mudar isso ? A cultura é o espaço, o contexto, ele pode ser mudado transformado, o que refuta o absolutismo do espirito do povo de Hegel.
Então meu amigo, você constroi e é construido pelo espaço que está enserido, mas para isso há a necessidade de conhecimento de mundos e a construção de possibilidades, que só pode ser feitas na mente, na conciencia, a partir de dialogos internos e observações da propria conciencia, voce deixa de reagir a estimulos externos, e começa a agir de determinar suas escolhas , interferindo diretamente no seu espaço, o esforço do marxismo é uma teoria vinda de Hegel que em sua estrutura estava falha e incompleta, misturadas com a teoria mal compreendida de Kant.
Então vamos rever, que o indiviuo é um ser ontologico em sua exitencia interna, racional e de observações e dialos internos construidos pela linguagem mental de suas representações obsetivas e subjetivas, mas também é um ser inserido em um espaço cultural, cercado de outros individos dotados da mesma capacidade, que quando somados possibili uma infinitude de possbilidade até mesmo as mas improvaveis.
A MANIPULAÇÃO PELO CONTROLE DO ESPAÇO NO TEMPO !
( Realidade Alternativa )
Tudo é relativo esta em função de tempo, o futuro é construído entre os diversos fatores que pre-supõem uma existência entre o movimento de um corpo num determinado espaço, tempo está em função da possibilidade pela relatividade de sua flexibilidade pelo espaço, se não pode controlar o tempo, podemos então controlar o espaço, a existência é uma probabilidade da construção real de uma percepção da razão em função do pensamento, que por sua vez é puro juízo sintético e construtivista, pois o juízo da razão esta em função da probabilidade da construção de um determinado espaço relativo a função do tempo para o observador que o percebe.
Logo a construção mental do espaço possibilita a probabilidade de uma existência no tempo, e se determinar o movimento em função do espaço que lhe foi oferecido, temos o surgimento da manipulação do espaço em função de tempo, que por sua vez é pura possibilidade da construção da realidade alternativa em função do futuro.
Claro, se não posso controlar o tempo, posso controlar o espaço relativo ao tempo, se eu crio o espaço, então manipulo uma parcialidade do tempo.
Então há possibilidade de dobrar pequenos espaço de tempo pelo controle de um espaço do movimento, pelo qual o tempo se sugere.
"Deus cria o espaço para manipular a possibilidade da existência no tempo".
mas falar que o homem pode controlar seu futuro, é fácil, o que dificulta é exemplificar como isso poderia acontecer.
Não temos como controlar tudo em absoluto pois tudo é relativo, mas podemos criar espaços de possibilidades, como uma semente, você não pode controlar a vida, mais pode criar a possibilidade um solo fértil para que ela cresça.
Claro, se não posso controlar o tempo, posso controlar o espaço relativo ao tempo, se eu crio o espaço, então manipulo uma parcialidade do tempo.
Então há possibilidade de dobar pequenos espaço de tempo pelo controle de um espaço do movimento, pelo qual o tempo se sugere.
Refuta a teoria Hegeliana de Absoluto.
Inicio essa reflexão a partir da compreensão semântica da teoria fundamentada de Hegel, do sujeito individuo (finito) , sobre um espirito do povo (Absoluto).
Avaliarei então o significado etimológico:
Absoluto vem do latim solutus ab omni re, compreendendo o que é "em si e por si", independentemente de qualquer outra consideração ou condição: é a quintessência da abstração, a essência e o termo da generalização.
Mas como proposto pelo próprio Hegel há necessariamente um processo imperativo Dialético, onde opõem-se a coisa observada a seu oposto equivalente, neste caso então temos o antônimo de absoluto , o relativo.
Relativo:
Que depende da relação com outra coisa, ou outro fator. Que varia conforme a relação com outra coisa, ou que varia conforme a circunstância.
Partindo destes dois conceitos supracitados apresentarei minhas proposições.
1- O absoluto não esta sujeito a mudança, logo o espirito do povo não pode ser absoluto.
2- Tudo está em função do tempo, se tempo é relativo logo tudo que está em sua função também é relativo.
3- Se tudo está em função de tempo, e o tempo é relativo basta saber em função de que está o tempo? tempo está em função de possibilidade da construção de um futuro, logo tempo esta em função de possibilidade de realidades.
4- Se tudo há possibilidade então, tudo é relativo e nada é absoluto.
Partindo das proposições sugeridas, temos um povo relativo as experiencias criada e co-criadas pelo próprio povo, em função na necessidade do povo, em um determinado tempo, logo todo povo é relativo em seu tempo, pelo espaço que cria para si.
CORREÇÃO DE UMA PERCEPÇÃO DE OBSERVADOR
Observação da dualidade apartir da perceção dos juizos:
1- Vamos observar a dualidade entre quente e frio
o que define a perceção de quente ou frio ?
o juizo de quem está imerso a temperarura e a percepção ajuizada da mesma, na verdade quente ou frio, são qualidades, adjetivos de temperatura.
temos a seginte definição de temperatura :
fís.térm propriedade de um corpo ou região que define a direção da troca de calor com sua vizinhança (símb.: T ).
2- Ao mesmo modo as noções de bem ou mal não há dualidade mas um monismo que darei como nomeclatura a moral, utilizando de jogos de linguagem, moral é nossa percepção a juizada entre o bem e mal, ou a contrastação de ambos.
3- Então também podemos afirmar que toda polaridade seu oposto também é verdade, ainda que aparentemente ferir a logica formal, sabemos que na verdade toda polaridade é a reorganização dos eletrons em um sentido.
4- Quando desenhamos uma vertice em um plano cartesiano, e ligamos os pontos sua polaridade é interligada por uma linha, novamente utilizando de jogos da linguagem, uma monoda.
5- Todo elemente observado parte de duas vertentes, o que é o elemento em si, e a quem o observa, então temos uma atribuição da filosofia do eu observo e sou observado, interior e exteriormente, uma conciencia que observa e um objeto de observação.
6- Temperatura é variação de energia, energia comporta por atomos, atomos composto por três elementos, eletrons, protons e neutro, o Neutro é o nucleo, o que determina a quantidade de camadas de um determinado elemento entorno do atomo, isto é importante .
Voce só resolve um conflito estando neutro, ou seja sejando o nucleo, assim são as relações entre polos, encontramos isso na politica, no trabalho, na realidade do comportamento.
individuos neutros possui uma qualidade de observar e controlar determinadas situações, por exemplo um conflito.
A dualidade do juizo é a neutralização do conflito que é proposto pela dualidade pardgmatica de Kant, a razão é a observação do juizo, por ai se controi o conhecimento dedutivo, cientifico subjetivo.
Retorno posteriormente com a critica do idealismo trancedental !
mas falar que o homem pode controlar seu futuro, é fácil, o que dificulta é exemplificar como isso poderia acontecer.
Não temos como controlar tudo em absoluto pois tudo é relativo, mas podemos criar espaços de possibilidades, como uma semente, você não pode controlar a vida, mais pode criar a possibilidade um solo fértil para que ela cresça.
Claro, se não posso controlar o tempo, posso controlar o espaço relativo ao tempo, se eu crio o espaço, então manipulo uma parcialidade do tempo.
Então há possibilidade de dobar pequenos espaço de tempo pelo controle de um espaço do movimento, pelo qual o tempo se sugere
Refuta a teoria Hegeliana de Absoluto.
Inicio essa reflexão a partir da compreensão semântica da teoria fundamentada de Hegel, do sujeito individuo (finito) , sobre um espirito do povo (Absoluto).
Avaliarei então o significado etimológico:
Absoluto vem do latim solutus ab omni re, compreendendo o que é "em si e por si", independentemente de qualquer outra consideração ou condição: é a quintessência da abstração, a essência e o termo da generalização.
Mas como proposto pelo próprio Hegel há necessariamente um processo imperativo Dialético, onde opõem-se a coisa observada a seu oposto equivalente, neste caso então temos o antônimo de absoluto , o relativo.
Relativo:
Que depende da relação com outra coisa, ou outro fator. Que varia conforme a relação com outra coisa, ou que varia conforme a circunstância.
Partindo destes dois conceitos supracitados apresentarei minhas proposições.
1- O absoluto não esta sujeito a mudança, logo o espirito do povo não pode ser absoluto.
2- Tudo está em função do tempo, se tempo é relativo logo tudo que está em sua função também é relativo.
3- Se tudo está em função de tempo, e o tempo é relativo basta saber o em função de que está o tempo, tempo está em função de possibilidade da construção de um futuro, logo tempo esta em função de possibilidade.
4- Se tudo há possibilidade então, tudo é relativo e nada é absoluto.
Partindo das proposições sugeridas, temos um povo relativo as experiencias criada e co-criadas pelo próprio povo, em função na necessidade do povo, em um determinado tempo, logo todo povo é relativo seu tempo.
O prazer assim como a dor é transitório, vem e vão como Devir, a vida é cíclica mais nunca se repete, como o inicio de uma espiral, altos e baixos lhe mantem no ciclos, aquete-se na ansiedade, e anime-se na depressão, pois logo passará.
O QUE NOS CONECTARIA, NOS AFASTOU, ESTAMOS TÃO SUPERFICIAIS COMO NUNCA ANTES.
AS RELAÇÕES ESTÃO VAZIAS !