Coleção pessoal de rubegan11

61 - 80 do total de 116 pensamentos na coleção de rubegan11

Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.

Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver.

Quando os nossos dias se tornarem obscurecidos por nuvens negras e baixas, quando as nossas noites forem mais negras do que mil noites. Lembremo-nos, que no universo há um grande e benigno poder, que é capaz de abrir caminho onde não há caminho, e de transformar o ontem sombrio num luminoso amanhã.

O que vale não é o quanto se vive, mas como se vive.

Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver.

A questão não é fazer o que gosta, mas aprender a gostar do que se faz.

Muitas pessoas estão ocupadas só para disfarçar a ansiedade; seu ativismo é um modo de fugir de si mesmas. Elas obtêm um pseudo e temporário senso de vivacidade correndo de um lado para o outro, como se estivessem realizando algo só pelo fato de se movimentarem, ou como se estarem ocupadas fosse uma prova de sua importância.

Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade.

Projetistas fazem canais,
arqueiros airam flechas,
artífices modelam a madeira e o barro,
o homem sábio modela-se a si mesmo.

Em tudo, o nosso sentimento é o que importa. A intenção, boa ou má, influencia diretamente nossa vida no futuro. Qualquer ação, por mais simples que seja, se feita com coração, produz benefícios na vida das pessoas.

Aqueles que buscam a Iluminação devem sempre se lembrar da necessidade de manter constantemente puros o corpo, a fala e a mente. (...) A mente impura segue atos impuros e estes trarão sofrimentos. Assim, é de suma importância que se conservem puros a mente e o corpo.

Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos.

O silêncio é um amigo que nunca trai.

O sábio envergonha-se dos seus defeitos, mas não se envergonha de os corrigir.

O mestre disse a um dos seus alunos: Yu, queres saber em que consiste o conhecimento? Consiste em ter consciência tanto de conhecer uma coisa quanto de não a conhecer. Este é o conhecimento.

O mestre disse: Pode-se induzir o povo a seguir uma causa, mas não a compreendê-la.

Saber o que é correto e não o fazer é falta de coragem.

Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.

A vida não dá e nem empresta, não se comove e nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos.