Coleção pessoal de chefeborborema

21 - 40 do total de 52 pensamentos na coleção de chefeborborema

⁠“O Escoteiro é um crente e eu repudio. toda a forma de escotismo que não tenha a religião por base."

A conaturalidade do método escotista com a religião é clara desde o início do escotismo.

⁠"Jesus, como se fosse chefe, fala em linguagem direta aos escoteiros de como devem viver para serem felizes."

⁠"A partir do Escutismo Católico surgiu uma Espiritualidade, que está na origem da Congregação da Santa Cruz de Jerusalém cujas raízes estão fundadas na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola."

⁠"Quando nós acampamos com nossos miúdos não é somente para colocá-los em contacto com a natureza, a mais importante fonte de toda forma de educação; é principalmente para incutir nas suas almas, uma mentalidade campista para toda a vida. Esta é a mentalidade de todo homem que é realmente livre, independente de acções e de posses. Este tipo de homem sabe cuidar de si, sozinho, e por isso, está sempre pronto!"

⁠A oração do Escoteiro Católico:

Senhor Jesus,
Ensinai-me a ser generoso,
A servir-Vos como Vós o mereceis,
A dar-me sem medida,
A combater sem cuidar das feridas,
A trabalhar sem procurar descanso,
A gastar-me sem esperar outra recompensa,
Senão saber que faço a Vossa vontade Santa.
Amém.

⁠Baden-Powell em 1921:

"A melhor realização do meu pensamento é aquela
de um jesuíta francês."

"O Escutismo Católico é, antes de tudo, verdadeiro "Escutismo" que se limita a aplicar o pensamento de B-P quando se refere à importância da religião no Escutismo. Como afirmava o Pe.Sevin, "a religião é a base do Escutismo."

⁠Poder-se-ia sugerir a seguinte síntese do que é o Escutismo Católico:
- O fim último a que se refere é o Reino dos Céus (o seu acolhimento e
construção);
- Tem uma dimensão eminentemente comunitária de vivência da fé;
- Insere-se na comunhão da Igreja, mediante a promoção da vocação baptismal;
- Tem no Evangelho a sua Lei suprema, que ilumina de modo novo e original a
Lei do Escuta;
-Traduz-se na vivência de uma Mística e Simbologia espirituais.

"O Pe. Sevin indentifica e desenvolve alguns pontos de uma espiritualidade típica do/no Escutismo: Incarnação, Contemplação, Tenda (Acampamento em trânsito), Serviço e Compromisso. Penso que se podia aindajuntar elementos como: espiritualidade da vida comunitária (Sistema dePatrulhas), espiritualidade da pedagogia (jogo escutista), espiritualidade da acção (aprender fazendo), espiritualidade do testemunho (dos irmãos mais velhos)."

⁠ "O encontro entre o método escutista e as intuições do Pe. Sevin, S.J., permitiram elaborar uma pedagogia baseada nos valores evangélicos, em que cada jovem é convidado a florescer e desenvolver a sua personalidade fazendofrutificar os talentos que tem em si".

"A fé cristã e a vida escoteira formam um todo único, só são Escoteiros para viver como Cristãos mais perfeitos, com um espírito sobrenatural mais intenso."

⁠“O Escutismo”, desenhou “os princípios gerais do Escutismo Católico, na mais estrita fidelidade às intuições de Baden-Powell, mas dando-lhe o complemento decisivo de uma leitura à luz do Evangelho”

⁠⁠" Padre Jacques Sevin, Ele fez a melhor realização das minhas próprias ideias."
Ao ser condecorado em 1921 por B-P com a mais alta condecoração escutista: O Lobo de Prata.

⁠«A obra - O Escutismo - de Jacques Sevin, este livro é "altamente perigoso", uma espécie de espada de dois gumes: uma fonte de bênção para quem quer viver o Escutismo à maneira de Jesus Cristo - para quem deseja um escutismo autenticamente católico - e, por outro lado, "uma pedra de tropeço" para quem não tiver altos ideais na procura da realização da vontade de Deus, para quem procura viver o Escutismo católico à sua medida, segundo os seus critérios, assentes no relativismo do nosso tempo...»

⁠“O Padre Jacques Sévin é para nós, escuteiros católicos, uma figura incontornável, que deve de ser conhecida, e os seus escritos sobre o escutismo lidos e relidos”

⁠"As obras de Josef Pieper sobre as virtudes cardeais foram as minhas primeiras leituras filosóficas quando comecei meus estudos universitários em 1946. Elas despertaram o meu interesse para o pensamento filosófico a alegria de uma busca racional de respostas para as grandes questões do nosso tempo. E além disso aprendi que os grandes pensadores do passado ainda estão presentes por conta de sua luta pela verdade e que a filosofia não se torna obsoleta sempre que ela honesta e humildemente permaneça no caminho da verdade. Desde então nunca deixei passar sequer um livro de Pieper enriquecendo-me e renovando-me com essas leituras.".

⁠„A verdade é o bem de nossa mente conhecedora, sobre a qual a mente se fixa por natureza; não é concedido à mente escolher ou não escolher esse bem (verdade!) com base, novamente, no conhecimento. A mente finita não se compreende tão profundamente, e não tem tanto poder sobre si mesma, que segue sua própria luz.

⁠„Devemos considerar por um momento o quanto a compreensão cristã da vida se baseia na realidade da" graça "; lembremos também que o próprio Espírito Santo se chama "Dom"; que os maiores professores cristãos disseram que a justiça de Deus se baseia no amor; que algo dado, algo livre de todas as dívidas, algo imerecido, algo não alcançado - é presumido em tudo o que é alcançado ou reivindicado; que o que é primeiro é sempre algo recebido - se guardarmos tudo isso diante de nossos olhos, podemos ver o abismo que separa essa outra atitude da herança da Europa cristã. ”

⁠„Um amigo e um amigo prudente podem ajudar a moldar a decisão de um amigo. Ele o faz em virtude desse amor que torna o problema do amigo seu, o ego do amigo seu (de modo que, afinal, não é inteiramente "de fora"). Pois, em virtude dessa unidade que o amor pode estabelecer, ele é capaz de visualizar a situação concreta que requer decisão, visualizá-la a partir do centro de responsabilidade real. Portanto, é possível que um amigo - apenas para um amigo e apenas para um amigo prudente - ajude com conselhos e orientações a moldar a decisão de um amigo ou, de certa forma como um juiz, ajude a reformulá-la. Uma amizade amorosa genial e prudente (amor amicitiae) - que não tem nada em comum com a intimidade sentimental e, de fato, é bastante ameaçada por essa intimidade - é o sine qua non da orientação espiritual genital. Pois apenas isso permite que outro ofereça o tipo de direção que - quase!

⁠„Se alguém precisa que o" incomum "seja movido para espanto, ela perdeu a capacidade de responder corretamente ao maravilhoso, o mirando, do ser. A fome pelo sensacional, posar, por assim dizer, em "roupas boêmias", é um sinal inconfundível da perda do verdadeiro poder da maravilha, por uma humanidade burguesa ".