Coleção pessoal de RodrigoOliverae

41 - 60 do total de 164 pensamentos na coleção de RodrigoOliverae

⁠Escolha não ser prejudicado – e você não se sentirá prejudicado.
Não se sinta prejudicado – e você não será.

Esforça-te no trabalho! Não como um infeliz nem como alguém que quer ser alvo de compaixão ou admiração, mas como uma pessoa que quer unicamente mover-se ou deter-se como a razão social considera justo.

Humilha-te, humilha-te, alma minha! E já não terás ocasião para honrar-te. Breve é a vida para cada um!, Tu, praticamente, a consumiste sem respeitar a alma que te pertence, e, entretanto, torna dependente a tua felicidade á alma dos outros.

Tudo o que acontece é tão normal e já esperado como a rosa na primavera ou o fruto no verão; isto é verdade para a doença, para a morte, para a calúnia, para a intriga e para todas as outras coisas que deliciam ou incomodam os tolos.

Tudo o que ouvimos é uma opinião, não um fato. Tudo o que vemos é uma perspectiva, não a verdade.

Nunca deixe o futuro perturbá-lo. Você vai encontrá-lo, se estiver com as mesmas armas da razão que hoje te armam contra o presente.

Não dê às coisas pequenas mais tempo do que elas merecem.

O homem comum é exigente com os outros; o homem superior é exigente consigo mesmo.

Se estás aflito por alguma coisa externa, não é ela que te perturba, mas o juízo que dela fazes. E está em teu poder dissipar esse juízo. Mas se a dor provém da tua disposição interior, quem te impede de a corrigir? E se sofres particularmente por não estares a fazer algo que te parece certo, por que não ages, em vez de te lamentares? Um obstáculo insuperável te impede? Não te aflijas, então, pois a causa de não o estares a fazer não depende de ti.

O PROPÓSITO HONESTO NA VIDA

A verdadeira grandeza de um homem reside na consciência de um propósito honesto na vida, alicerçado numa estimativa justa de sua pessoa e de tudo o mais; num frequente autoexame, numa firme obediência às regras por ele tidas como certas, sem perturbar-se com o que os outros possam vir a pensar ou dizer, ou com fazerem elas, ou não, aquilo que ele pensa, diz e faz.

(...) Com efeito, não é o passado ou o futuro que perdemos; como poderia alguém arrebatar-nos o que não temos?

Não julgues as coisas ausentes como presentes; mas entre as coisas presentes pondera as de mais preço e imagina com quanto ardor as buscarias se não as tivesses à mão.

Quem peca, contra si peca; quem comete injustiça, a si agrava, porque a si mesmo perverte.

Nada de desgosto, nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça.

A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela.

Se te ocorrer, de manhã, de acordares com preguiça e indolência, lembra-te deste pensamento: "Levanto-me para retomar a minha obra de homem".

A experiência é um troféu composto por todas as armas que nos feriram.

Mudar de opinião e seguir quem te corrige é também o comportamento do homem livre.

Mais penosas são as consequências da ira do que as suas causas.

A maior parte das coisas que dizemos e fazemos não é necessária; quem as eliminar da própria vida será mais tranquilo e sereno.