Coleção pessoal de RicardoMoura
SÓCRATES JÁ DIZIA: Uma vida sem busca não é digna de ser vivida. Contudo, percebo que em minha breve existência, já busquei muito, o melhor consegui, o que não consegui portanto, não me fez falta.
Descrever a realidade local procurando suas peculiariades é a melhor forma para se estudar sociologia.
A sociologia é a desnaturaziação do natural, ou seja, agora percebo que os fatos sociais existentes estão fora de mim e não dependem de mim para existir. Tudo é uma construção social.
Apenas nas aulas de Sociologia foi que eu percebi, ou tomei a consciência de que a história inspirou-se na Sociologia.
A história não é feita apenas pelo historiador. Esse é o grande erro, pois na verdade é o historiador que é feito pela história. Quanto mais ele se atualiza e fortalece seu currículo, a instituição o denomina de historiador.
Sonhos são expressões metafísicas de uma realidade que pode se fazer presente ou não. São necessários. Ah, quantos sonhos eu ainda tenho pela frente nessa vida passageira? Muitos, e a cada sonho realizado ou desfeito ou impossibilitado no momento acabo por reafirmar a necessidade de sempre lutar por eles. Pois, lutar sempre é necessário.
O mito é tão importante para o conhecimento humano quanto a filosofia. Filósofos apenas criam e recriam conceitos. A filosofia apenas dorme...
Sempre tive muito medo de errar. E errei. Mas também acertei e com os acertos aprendi a não errar, contudo com os erros percebi um fator determinante para a vida de um homem: " maturidade". Esta que as vezes não tenho, que as vezes tenho mas que sempre aparece, cresce e fortifica com os desafios da vida.
Sempre quis ser escritor. Desde a minha tenra infância, mas só descobri a possibilidade de concretizar tal sonho quando comecei a escrever.
Será que Lulu Santos ao compor a música " Como Uma Onda", estudou o filósofo grego Heráclito? Definitivamente não sei, mas penso que quer onde Heráclito de Éfeso estiver está feliz ao ouvir uma música que extrai o seu filosofar.
O interessante em uma aula não é quando apenas o professor domina o conteúdo, mas quando este percebe que está aprendendo cada vez mais, em cada situação nova por ele enfrentada.
O grande problema é que se separou tanto as disciplinas, mas tanto mesmo que estás ficaram distantes até da vida cotidiana não apenas dos alunos, mas até de alguns professores.