Coleção pessoal de RicardoMoura
Ser mediador de um Projeto escolar " Jornal O Corujinha" foi uma riquíssima experiência em minha formação enquanto pesquisador em Sociologia. Nunca vou esquecer da primeira experiência de mediação em projeto escolar " Jornal Cabeça de Cuia - 2012".
Sociólogo de formação ! E agora o que fazer? Ler, refletir, produzir e interagir com este mundo de incríveis possibilidades.
Quando temos metas e objetivos bem definidos, verificamos que as pseudo criticas não tem validade. Começamos então a perceber que os argumentos de autoridade ( do negativista) não tem valor, pois são rasas e ineficientes.
Foi o desafio de não ser da área de Sociologia que me levou a voos mais altos. Primeiramente ler o livro didático, segundo se especializar, terceiro produzir textos, vídeos e quarto entender que a produção de um pesquisador é constante.
O Brasil é o país do carnaval. Mas qual carnaval? Estar no carnaval pode abranger múltiplas possibilidades.
Exercer autonomia de pensamento é justamente proporcionar uma reflexão que abranja outras possibilidades.
Greve de professores? Marx falava de luta de classes ( burgueses versus proletariado), duzentos anos depois as classes fragmentaram-se e agora falamos de professores universitários? Professores celetistas? Professores efetivos? Professores da rede particular ou pública de ensino?
Greve de Professores é para todos os professores? Quantas classes de professores existem? Encontramos: Efetivo, substituto, da empresa privada, universitários, dentre outros. Estão todos unidos pela mesma causa?
Desde a minha tenra juventude sou agraciado a cada ano letivo com a presença da GREVE DE PROFESSORES! Será se nada mudou? E se mudou, por que ela ainda existe?
O Pensamento Sociológico é amedrontador, pois faz com que saiamos constantemente de nossas "caixas de verdades".
O Negativista apresenta-se como O Detentor do Conhecimento. Não entende que pode ser o Mediador do Conhecimento, ou seja, apropria-se de "bolhas de verdade" e fixam-se unicamente nelas.
O Negativista apropria-se dos discursos históricos críticos, mas não utilizam em sua vida prática. Dizem uma coisa e praticam outra.
O Negativista não tem conhecimento de causa. Por que? Por que fica na superficialidade. Ataca sem ao menos assistir a um vídeo. É mais interessante ao mesmo colocar -se como dono da verdade.
Pensar a sociologia no século XXI é combater o Negativista, ou seja, propor um pensamento que seja dialético e não " bolhas de verdade" como propõe o Negativista.