Coleção pessoal de Renatinho
As Mudanças
"Vou mudar pra melhor!" Dexamos no ar... Tudo que é novo pode trazer tremores.
A novidade é o máximo. Seja capaz e acredite, não é questão de sorte ou simplesmente um acaso da vida. É algo mais íntimo e pode estar estritamente relacionado ao trilhar um caminho, seguro ou não? Mas, de forma planejada. Que seja um objetivo que tenhas chances de alcançá-lo. Uma das metas principais deve ser a busca da paz interior e da felicidade, externada através de ações que conquistem o próximo.
Mude e não esqueça de deixar no ar um clima de esperanças; não temas, pois tudo pode acontecer. Prepare-se, lute e conquiste com sabedoria. Reflita e seja você mesmo. Assuma os riscos e aprenda com os erros.
Viva, aceite as mudanças e renove-se a cada instante.
Mudanças são inevitáveis conseqüências. Existe um fluxo invisível que não nos permite seguir sempre o mesmo caminho. Nada permanece intacto. Nem as nossas convicções, as nossas idéias, por mais que queiramos que permaneçam. Por mais que o passado pareça reconfortar, a vida não se resume somente a isso. É por isso que existe o Sol. Você acordará de manhã, e ele estará lá, pra te lembrar de que não há nada insuperável. Os dias prosseguem. E como já dizia Nietzsche, aquilo que não me destrói, fortalece-me. Tudo é aprendizado, basta você querer enxergar isso.
Se o mundo está em constante evolução por que ficar parado esperando? Irei junto com as mudanças, para não ser grande o suficiente para me tornar uma coisa do passado.
Que mudanças você está enfrentando?
Cemitérios interrompem as famílias mais distintas;
Aposentadorias encontram os melhores empregados;
A idade enfraquece os corpos mais fortes;
Com a vida vem a mudança!
Mas com a mudança, vem a segurança tranquilizadora da permanência do céu. "O fundamento de Deus fica firme" [2 Tm 2.19]. Sua casa permanecerá para sempre.
Os amigos são afastados pelos caminhos e escolhas, mudanças e atitudes. Vejo ao meu redor a distância que me separa de meus amores, isso me corrói a alma, de pouco em pouco morro de saudade. Nossas promessas permanecerão intactas? Seria minha maior dúvida, neste exato instante. O medo de um "não" me diz aos ouvidos para não procurar respostas, porém sei bem que para tê-las, preciso criá-las. O prolongamento de minhas antigas e confiáveis amizades depende de meu ser, de minha vontade de continuar sempre junto, do meu verdadeiro amor por eles. Nada como um pouco de tentativas para que de meu coração não saiam, e vice-versa. Se forem tão verdadeiras como me parecem ser, sempre serão, será, seremos.
O degrau da escada não foi inventado para repousar, mas apenas para sustentar o pé o tempo necessário para que o homem coloque o outro pé um pouco mais alto.
Nenhum tempo e nenhum lugar nos agrada tanto como o tempo que não existe, e o lugar em que não estamos.
O amigo é a resposta aos teus desejos. Mas não o procures para matar o tempo! Procura-o sempre para as horas vivas. Porque ele deve preencher a tua necessidade, mas não o teu vazio.
Quem quiser nascer tem que destruir um mundo; destruir no sentido de romper com o passado e as tradições já mortas, de desvincular-se do meio excessivamente cômodo e seguro da infância para a conseqüente dolorosa busca da própria razão do existir: ser é ousar ser.
(Demian)
Mesmo que tenham cometidos erros gravíssimos no passado, é possível que essas pessoas se recuperem e evoluam de modo surpreendente, bastando que encontrem ambiente favorável e, no sorriso das pessoas, uma segunda chance.
Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Não é possivel destruir o passado para reconstruir o presente, mas é possível reconstruir o presente para reescrever o passado.