Coleção pessoal de protestapoeta
"Muito já foi escrito pela humanidade? Mas, e se for só o início? Imaginemos nos próximos dez mil anos o que ainda será escrito... Ou não?"
"Uma das atrações da Religião é que ela pode estar impregnada de Arte! E Arte em suas mais variadas formas e expressões!"
"Se, num debate sério e anti tendencioso, formado por líderes religiosos cristãos famosos, ricos, donos de redes de comunicação... Fosse lido por alguém, uma criança até, o início do livro Atos dos Apóstolos, não poderiam responder a gritante diferença entre o Cristianismo da Igreja primitiva e o Cristianismo Capitalista Pós-moderno!"
"O Impossível: uma teoria, um conjunto arquitetado e orquestrado de ideias geniais, uma obra... Absolutamente nada disto citado pode dar conta da REALIDADE! Mas, estamos nela, vivenciamos, sentimos, pensamos... Mesmo mergulhados nela e fazendo parte da mesma não é possível dar conta do que percebemos, conjecturamos... Mesmo assim, a estrada humana baseada na Arte, na Filosofia, na Ciência, e para muitos, na Religião, pode, cada vez mais, dar conta desta complexidade em movimento..."
"Humanidade: sete bilhões e meio ou mais de animais comendo, defecando, pensando, sorrindo, sofrendo, acreditando, vivendo...Parafraseando Comte, mais os que morreram e os que vão nascer!"
"A Religião de uma pessoa foi construída - e esta sempre em construção e desconstrução - num tempo, ou seja, toda Religião é e será produto do humano para o humano, em função das necessidades humanas, e para "guiar" o humano!"
"O Belo talvez não seja Belo, o bem talvez não seja o bem, o mal-u talvez não seja o mal-u, o talvez talvez não seja o talvez... Duvidar é preciso!"
"A Religião é como uma inquisidora mental: castra, proíbe, amedronta, ofende, dirige, aliena... No lugar do pensar livre (livre sobre o que é possível e real) ela injeta fecalomas mentais!"
"O livre pensar é uma conquista social (democracia, Estado de Direito, liberdade de imprensa e pensamento...). E também, pessoal: rompimentos, desmistificação, quebra de paradigmas..."
"Estude, descubra, mas cuidado com as mudanças, não vá ficar desestruturado... Por exemplo: estudando descobrirá que não existe "para cima"; o céu não é "azul" e as estrelas não "caem"..."
"Curiosidade: os dias citados no primeiro livro da Bíblia são dias literais? Mas, o sol e a lua só foram criados no quarto dia?"