Coleção pessoal de Poliana16
O Evangelho não contém ameaças de espécie alguma; apenas palavras de consolo. Sempre que, na Escritura, você se confrontar com uma ameaça, esteja certo de que esta passagem enquadra-se na lei, pois a lei não é outra coisa senão ameaças.
A Palavra de Deus não é aplicada corretamente, quando o evangelho é pregado antes da lei; a santificação antes da justificação; a fé antes do arrependimento; as boas obras antes da graça.
O crente mortifica o pecado, porque Deus o ama; mas o legalista, para que Deus o ame. O crente mortifica, porque Deus está pacificado em relação a ele; o legalista para que ele possa pacificar a Deus por sua mortificação.
Lembrem-se disso, que nunca houve uma alma que foi até Cristo e Ele a abandonou! Lembre-se, novamente, que nunca poderá haver tal alma, pois Ele disse, "Aquele que vem até mim, de maneira nenhuma lançarei fora." Lembre-se, de novo, que toda alma que já veio até Cristo, foi porque o Pai a chamou - e que toda alma que chegou, descobriu, depois, que havia uma eleição de Graça que o englobava - e que Ele estava nela!
(...) Eu tenho pregado a vocês a Sua verdade e vocês a tem ouvido! Sim, e vocês tem sentido algo do seu poder. Entreguem-se a ela, eu peço a vocês. Se vocês se entregarem a ela, e forem até Ele e confiarem Nele, então regozijem-se, pois a linha do amor eletivo te enlaçaram! Você é dEle! Você não poderia, nem iria chegar a Ele em oração e simples fé se assim não tivesse de ser! Sua vinda a Ele prova que o Seu amor eterno chegou a você!
Dize que és meu, ó Salvador!
Dá-me clara segurança.
Meus negros temores bane!
Silencia minha dúvida, acalma meu medo.
Ó, minha alma dentro de mim anseia
Agora ouvir Tua voz divina;
Assim a tristeza irá embora para sempre,
E o desespero não mais será meu.
O legalismo procura alcançar o perdão de Deus e aceitação de Deus através de minha obediência a Deus.
Deus não nos chamou para sermos como aqueles que nos rodeiam. Ele nos chamou para sermos como Ele mesmo. A santidade é nada menos do que a conformidade com o caráter de Deus.
Só quando estamos completamente convencidos de que a vida cristã é inteiramente de graça, somos capazes de servir a Deus com um coração agradecido e amoroso.
Estamos mais preocupados com a nossa "vitória" sobre o pecado do que sobre o fato de que nossos pecados entristecem o coração de Deus.
Por que iríamos querer fama, quando Deus nos promete glória? Por que deveríamos estar buscando a riqueza do mundo, quando a riqueza dos céus é nossa? Por que nós corremos para uma coroa que perecerá com o tempo, quando somos chamados para ganhar uma coroa que é imperecível?
Evite atividades triviais. Você é um filho de Deus, destinado à glória, e chamado para fazer grandes coisas em Seu Nome. Não desperdice sua vida em passatempos, esportes e outras atividades recreativas. Não jogue fora os preciosos momentos de sua vida em entretenimento, filmes e vídeo games. Embora algumas dessas coisas possam ter adequadamente um 'pequeno lugar' na vida do cristão, devemos ter cuidado para não dar atenção indevida às atividades temporais e infrutíferas. Não desperdice sua vida. Empregue o tempo de sua juventude no desenvolvimento do caráter e habilidades necessárias para ser um servo de Deus útil.
Vocês não necessitam dizer ao homem nascido de novo: "anseie a santidade". Vamos, ele daria seus olhos para possuí-la. Não necessitam dizer a um homem sob convicção de pecado: "anseie a justiça de Cristo". Ele estaria disposto a entregar sua vida se com isso pudesse obtê-la. Eles tem fome e sede de justiça provenientes das próprias necessidadesde sua nova natureza. (...) Bem, vejam que ter fome de justiça é um sinal de vida espiritual. Ninguém que tenha estado morto espiritualmente jamais teve fome. Em todas as catacumbas ainda não se encontrou um homem morto que estava com fome ou com sede, e você nunca vai encontrá-lo. Se você tem fome e sede de justiça, estás vivo espiritualmente.
(...)E escute isso muito bem, meu irmão e minha irmã em Cristo. Vocês serão guardados e preservados até o fim. Quem começou a limpá-los nunca abandonará a obra até deixá-los sem mancha nem ruga nem coisa semelhante. Ele nunca começou uma obra que não quer ou não pôde completar. Nunca falhou em algo que tenha empreendido, e jamais falhará.
O que é doloroso com relação às pessoas que se acham em dificuldade quanto à salvação é que elas nunca entenderam a doutrina bíblica sobre o pecado. Sempre o maior problema é uma concituação errônea do pecado. Muitos dizem que se você simplesmente juntar forças e empenhar-se, se tão-somente viver virtuosamente, e assim por diante, você agradará a Deus e Ele ficará satisfeito. O verdadeiro problema com tais pessoas é que elas não entendem o significado da palavra pecado. Elas pensam que podem salvar-se a si mesmas. Nunca enxergaram a necessidade que têm deste grande poder de Deus. Isto se deve inteiramente ao fato de que elas nunca se viram como de fato são.
O pecado faz que cada um de nós seja assustadoramente autocentrado. O DNA do pecado é o egoísmo. Pecado é desejar tudo do meu modo, como eu quero e no meu tempo.
O caminho da santidade é compreender quem você é, e sempre lembrar isso e a honra da família, a honra do Seu Pai, a honra de Deus. "E qualquer que nEle tem essa esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. (1 João 3:3). Esse é o argumento,e, se eu e vocês compreendêssemos a nossa relação com Deus agora, e a Presença de Deus conosco sempre, em pouquíssimo tempo resolveríamos o problema da santidade e da santificação quanto a nós. Não ficaríamos esperando experiências particulares, compreenderíamos que somos um com Deus e que estamos nessa relação, e, por causa disso, veríamos que tudo o mais é impensável.