Coleção pessoal de Poliana16
Na Bíblia, quem age é Deus. Temos visto o que o homem faz. O que o homem faz é cair em pecado, e continuar no pecado, produzindo assim degradação, miséria e desespero. O homem é isso. Que é este Livro, a Bíblia? Seria tão-somente ensino moral? Acaso simplesmente nos diz o que precisamos fazer para que juntemos forças e nos safemos do lamaçal em que afundamos? Seria uma exortação? Não! É Evangelho. É um anúncio. Deus! Deus, que veio ao Jardim do Éden e falou com Adão e Eva em seu pecado e em sua vergonha. É Ele que age. É Ele que tem agido através de toda a história humana. Foi Ele que chamou Abraão e fez dele uma nação. Foi Ele que deu reis. Foi Ele que enviou profetas. Foi Ele que deu a lei. É sempre Ele. Foi Ele que, "vindo a plenitude dos tempos... enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei" (Gálatas 4:4,5). É Ele que ainda o faz; Ele o está fazendo no mundo atual. Toda a evangelização está subordinada a Deus. É Deus que age, e Ele continuará agindo até que tudo esteja finalmente perfeito e completo. O Evangelho é o grande plano e esquema de Deus em operação.
O Evangelho não é algo que nos diz o que devemos fazer para salvar-nos; ele nos diz como Deus providenciou e produziu o Seu único método de salvação e como Ele o aplica.
A glória do homem é que ele é o cabeça; sua humildade é que ele não está completo sem a mulher. A glória da mulher é que só ela pode completar o homem; sua humildade é que ela é feita do homem.
Quando você se encontrou desocupado, logo o Diabo bateu em sua porta e entrou. E na realidade, isso não é de se estranhar: tudo no mundo ao nosso redor parece nos ensinar a mesma lição. É a água parada que se torna estagnada e impura: os riachos de água corrente estão sempre limpos. Se você possui uma maquina a vapor, você precisa funcioná-la, ou então ela logo deixará de funcionar. Se você tem um cavalo, você precisa exercitá-lo. Ele nunca estará tão bem do que quando ele exerce um trabalho regular. Se você mesmo deseja ter boa saúde física, você precisa se exercitar. Se você ficar sempre sentado e parado, mais cedo ou mais tarde, é certo que o seu corpo reclamará. E assim também é com a alma. A mente ativa e movimentada é um alvo difícil para o Diabo acertar com os seus tiros. Tente se encher sempre de serviços úteis e assim o seu inimigo achará difícil encontrar lugar para semear ervas daninhas.
Como cristãos, como crentes, como aqueles que estão em Cristo, não estamos mais debaixo da lei. Estamos "mortos para o pecado", "mortos para a lei". Terminamos com a lei. "A lei do Espírito de vida em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte" (Romanos 8:2). Significa que não estou mais sob a condenação da lei. Não só isso, significa também que não fico mais tentando cumprir a lei e falhando. Terminei com isso também. E então, qual é a minha situação? Bem, como Paulo nos diz constantemente, estamos "debaixo da graça" (Romanos 6:14). Mas, significaria que por isso eu não tenho mais nada a ver com a lei? Ora, nós terminamos com a lei na questão de inutilmente tentarmos justificar-nos por ela. Também terminamos com a condenação pronunciada pela lei contra nós. Mas ainda podemos receber mensagens e apelos em termos da lei porque ela continua sendo a expressão perfeita de como Deus quer que vivamos. Ela ainda se aplica a nós nesse sentido.
Não devemos esperar demais do Estado porque as atividades que compete ao Estado é principalmente negativa. Sua principal função é controlar e limitar o mal e as manifestações do mal. O Estado, seja monarquia, oligarquia, democracia, ou qualquer outra forma que vocês queiram escolher, pouquíssimo bem positivo pode fazer, e as pessoas entram em dificuldade quando pensam que ele pode fazer muito.
O Senhor diz: "Arastes a malícia, colhestes a perversidade; comestes o fruto da mentira, porque confiastes nos vossos carros e na multidão dos vossos valentes. Portanto, entre o teu povo se levantará tumulto de guerra, e todas as tuas fortalezas serão destruídas." Deixe-me fazer uma pergunta. No versículo 14 o Senhor diz que o tumulto de guerra se levantará entre teu povo. Por que Ele diz isso? A resposta está no fim do versículo 13: "porque confiastes nos vossos carros... portanto, entre o teu povo se levantará tumulto de guerra." Então, ao invés de confiar no Senhor, o povo transferiu sua confiança do Marido Fiel para outra coisa. Sempre que você transfere sua confiança para outra coisa, tal coisa é um ídolo. O que é esse ídolo de acordo com o versículo 13? "porque confiastes nos vossos carros." Isso significa que a base de sua infidelidade para com Deus foi desviarem-se de Deus para eles mesmos. Confiança em si mesmos; essa é a idolatria deles. E o que eles confiavam que fariam? "porque confiastes nos vossos carros e na multidão dos vossos valentes." Então, ao invés de olharem para Deus para serem salvos de seus inimigos, estavam olhando para seu próprio poder, seus próprios recursos, sua própria força militar para lidar com eles. Ou seja, era um projeto de autosalvação. Autoresgate. "Vamos salvar a nós mesmos." Era uma campanha iniciada pelo ídolo do eu.
Esse é o paradoxo da autoestima: baixa autoestima geralmente significa que eu tenho um conceito muito elevado sobre mim mesmo. Estou muito envolvido pessoalmente. Sinto que mereço mais do que tenho. A razão de me sentir mal comigo mesmo é que eu almejo fazer algo mais. Eu desejo apenas alguns minutos de glória. Eu sou um caipira que quer ser rei. Quando você está nas garras da baixa autoestima, é doloroso, e com certeza não se parece com orgulho. Mas eu creio que esse é o lado escuro, mais silencioso do orgulho - o lado oculto do orgulho.
Você fica envergonhado facilmente? Se sua resposta é sim, as pessoas e a opinião que elas têm de você provavelmente definam você. Ou, para usar uma linguagem bíblica, você valoriza a opinião dos outros a ponto de ser controlado por eles.
O temor do homem pode ser resumido da seguinte maneira: Nós colocamos as pessoas no lugar de Deus. No lugar de um temor do Senhor ordenado biblicamente, tememos os outros.
Não podemos estar cientes da nossa necessidade de redenção, sem o Espírito Santo; na verdade, não podemos crer sem a operação do Espírito Santo.
Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender.
O que é, então, que este desejo e essa incapacidade nos proclamam, mas que houve uma vez no homem uma verdadeira felicidade da qual agora resta a ele apenas a marca e o traço vazio, que ele em vão tenta preencher de todo o seu entorno, buscando de coisas ausentes a ajuda ele não obtém nas coisas presentes? Mas estes são todos inadequados, porque o infinito abismo só pode ser preenchido por um objeto infinito e imutável, isto é, somente pelo próprio Deus.
Ou você está "debaixo da lei" ou está "debaixo da graça". Não pode ficar a meio caminho; não pode estar às vezes numa posição, às vezes na outra. Se Deus o declarou justo e reto, você está "sob a graça", você está na esfera da graça, você está no Reino no qual Deus trata bondosamente todos os cidadãos, por Sua graça.
Em matéria de perdão e justificação não há senão somente uma coisa necessária, e essa coisa é simples fé em Cristo.